Entrar

Armazenamento em nuvem é seguro? Entenda como funciona

Muita gente já utiliza um serviço de armazenamento em nuvem para guardar arquivos de diversos tipos. Entenda como funciona.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 30 de março de 2022.

Guardar documentos, fotos e outros arquivos online já é uma realidade para muita gente. Com o aumento do uso de dispositivos eletrônicos, como celular e computadores, conectados na internet, o armazenamento em nuvem ficou mais comum e acessível.

Há alguns anos atrás era comum que nossos documentos e até fotos fossem todos armazenados em computadores ou no próprio celular. Durante algum tempo, muitas pessoas chegaram a investir até em HD externo, que funcionava como a memória do computador, mas que era conectada a ele por um USB.

Mas atualmente, com tantas fotos e arquivos que trocamos e criamos diariamente fica difícil conseguir armazenar todos eles em um lugar físico, como um HD externo ou interno.

Para resolver esse problema, o armazenamento em nuvem é a melhor opção. São diversas opções de serviços disponíveis para o armazenamento de dados online, inclusive com planos gratuitos.

Nesse texto, vamos te explicar como funciona e se esse tipo de armazenamento é seguro.

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem consiste simplesmente em guardar arquivos em um HD que não está na sua máquina, através da internet. Diferente do uso de HD externo por exemplo, esse armazenamento ocorre em servidores que podem estar até fora do país onde você mora.

Isso significa que quando você guarda uma foto, vídeo ou documento em um serviço de nuvem, você está enviando esse arquivo para um servidor que fisicamente está em outro lugar. Esses lugares onde ficam esses servidores são chamados de centros de dados, ou data centers, em inglês.

Assim, sempre que você precisar um desses arquivos, vai utilizar uma conta própria de um serviço de nuvem que através da internet, faz uma solicitação para esses data centers.

Como é o funcionamento do armazenamento online

Principais serviços

Atualmente, muitas pessoas já utilizam sistemas de armazenamento em nuvem e nem sempre percebem. São diversas opções de serviços que podem ser gratuitos ou pagos, a depender do volume de dados que você deseja guardar.
Entre os mais famosos estão:

Google Drive

A ferramenta de armazenamento do Google é uma das mais conhecidas e não é à toa. Isso acontece porque muitas pessoas utilizam o Gmail, serviço de e-mail fornecido pela empresa que já conta com uma conta do Google Drive com 15 GB de espaço gratuito de armazenamento.

OneDrive

O OneDrive é a nuvem da Microsoft, que normalmente é utilizada por empresas que adotam o Microsoft Teams para gerenciamento dos times ou por quem tem um email Outlook, por exemplo. O OneDrive oferece pacotes empresariais e para pessoas físicas. Na opção gratuita para uso doméstico o limite de espaço é de 5 GB

Dropbox

O Dropbox foi um serviço de armazenamento em nuvem muito famoso há alguns anos atrás. No plano gratuito é possível guardar até 2 GB de documentos, fotos e outros arquivos. Com os anos, esse serviço acabou perdendo a relevância porque normalmente é preciso de mais espaço para guardar todos os arquivos e existem outras opções gratuitas.

iCloud

Quem utiliza equipamentos da Apple, como Iphone ou Ipad, já deve conhecer o iCloud. Isso porque quando você cria uma conta em um desses equipamentos, automaticamente ganha 5 GB de armazenamento na nuvem da marca.

Amazon Cloud Drive

Completando as nuvens mais famosas é preciso falar também da opção da Amazon. Essa ferramenta é gratuita para clientes Amazon Prime e tem limite de até 5 GB de capacidade de armazenamento de fotos e outros tipos de arquivos e pastas.

Armazenamento em nuvem é seguro?

Essa é a pergunta que todo mundo faz. Durante um tempo muitas pessoas tinham medo de perder seus documentos quando tinham problemas no HD do computador. Hoje, com esses documentos online esse medo não existe mais, mas guardar tudo na nuvem é mesmo seguro?

Além da questão da perda dos arquivos, que foi solucionada com isso, esse tipo de armazenamento também é mais seguro no que tange a segurança dos dados.

Isso porque as companhias que oferecem serviços de armazenamento investem muito em segurança digital, de diversas formas:

  • Respeitando as leis vigentes em relação a dados e privacidade do usuário;

  • Oferecendo controles através de senhas e códigos;

  • Fazendo backups automáticos;

  • Trabalhando com arquivamento fracionado, que dificulta a ação de hackers;

  • Utilizando criptografia.

Outras vantagens desse tipo de armazenamento

Acesso facilitado

Super importante para empresas, mas também relevante para pessoas físicas, uma das principais vantagens desse tipo de armazenamento é ter um fácil acesso a documentos.

Basta ter acesso à internet para encontrar em tempo real qualquer tipo de arquivo que foi guardado em uma nuvem. Isso facilita muito o compartilhamento de arquivos entre funcionários e times nas empresas, por exemplo. Também facilita que as pessoas dividam com amigos e familiares fotos de momentos importantes com facilidade.

Com esse tipo de serviço também é possível organizar e catalogar os arquivos, facilitando na hora de encontrá-los.

Praticidade

Antes da internet a troca de arquivos costumava ser feita presencialmente. Seja para enviar documentos empresariais ou pessoais, ou para compartilhar álbuns de fotos e vídeos familiares. Era sempre preciso um encontro para possibilitar essas trocas.

Mesmo alguns anos atrás, quando muita gente já trabalhava com ferramentas virtuais como e-mail, os arquivos ainda eram enviados em pen-drive ou HD externos para outras pessoas.

Nesse ponto, armazenar documentos e nuvem deixou a vida muito mais prática. Basta subir o arquivo na nuvem de sua preferência e gerar um link para enviá-lo por e-mail ou mensagem para quem você desejar.

Economia de espaço

Com certeza, um dos grandes pontos que o armazenamento em nuvem resolveu foi a questão do espaço. A verdade é que por levarmos uma vida muito mais digital, atualmente nós geramos muito mais arquivos.

Quanto mais arquivos, mais espaço é necessário para armazená-los. Por isso, guardar documentos na nuvem gera uma grande economia de espaço físico na casa das pessoas e nos escritórios.

Imagine guardar todas as suas fotos e vídeos dos últimos em anos em HDs externos, por exemplo. Quantos seriam necessários para gravar todas as lembranças?

Ao deixar tudo na nuvem, você não precisa nem se o HD vai deixar de funcionar um dia.

Ter segurança digital é fundamental para ter tranquilidade ao armazenar arquivos ou fazer transações online. Afinal, cada vez mais todo mundo estará conectado e utilizando a internet no dia a dia.

Para ter certeza que seus dados não estão sendo usados em fraudes é importante acompanhar de perto seu CPF. O Serasa Premium pode te ajudar nessa tarefa. Essa ferramenta da Serasa faz um monitoramento de todas as transações utilizando seus dados. Com isso, sempre que houver uma operação suspeita utilizando o seu CPF em qualquer lugar do mundo você será alertado. Também é possível acompanhar se há dívidas, ações ou protestos no seu nome.