O que é ligação silenciosa e como identificá-la e bloqueá-la
O que é ligação silenciosa e como identificá-la e bloqueá-laData de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 19 de agosto de 2025
Categoria Monitorar CPF e ScoreTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Se você é do tipo que só lembra do PIS quando precisa receber o abono salarial ou acessar algum benefício trabalhista, nessa hora pode ser que tenha dificuldade para encontrar o número. Por isso, é bom saber que hoje dá para consultar PIS online, de forma rápida e sem complicação, por meio do celular ou computador.
Saiba aqui como isso é possível e como fazer.
PIS é a sigla para Programa de Integração Social. É uma iniciativa criada pelo governo para garantir que trabalhadores do setor privado tenham acesso a direitos importantes, como o abono salarial e o seguro-desemprego.
Porém, a função do PIS vai além desses benefícios. Ele também é usado para registrar os vínculos de trabalho, acompanhar o histórico profissional da pessoa e liberar outros direitos trabalhistas e sociais. É com base nesse número que o governo sabe, por exemplo, se alguém trabalhou tempo suficiente no ano para receber o abono salarial.
O PIS funciona como uma identificação do trabalhador nos sistemas do governo. Esse número é único, pessoal e fica vinculado ao CPF. Já no primeiro emprego com carteira assinada, o trabalhador passa a ter um número de PIS que o acompanha por toda a vida.
Quem trabalha com carteira assinada precisa ficar de olho nesse número. Saber onde consultar, conferir se está tudo certo e entender como acessar os benefícios é uma forma de garantir que nenhum direito fique para trás.
Leia também | Como saber meu PIS?
O PIS é um número de identificação criado exclusivamente para os trabalhadores do setor privado. Significa que têm direito ao PIS todas as pessoas que já trabalharam ou trabalham com carteira assinada.
O cadastro é feito pelo empregador no momento da contratação, quando o trabalhador começa sua vida profissional formal. O número do PIS é único e permanece com a pessoa durante toda a vida, independentemente de quantos empregos tiver ao longo do tempo e mesmo que permaneça desempregada ou afastada.
Servidores públicos não possuem o PIS. Para eles, existe o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), um programa semelhante, mas que funciona de forma própria e é administrado pelo Banco do Brasil.
Leia também | Como saber se tenho direito ao PIS em 2025
Consultar o PIS ficou mais fácil. Não é preciso ir até uma agência da Caixa, sair em busca da carteira de trabalho ou depender de atendimento presencial. Com o CPF em mãos e acesso à internet, é possível ver o número do PIS e outras informações importantes usando celular ou computador.
Confira 5 locais onde é possível fazer essa consulta online.
O Meu INSS é uma das opções que permitem consultar PIS online sem mistério. O primeiro passo é fazer o download gratuito do app no Google Play (aparelhos Android) e no App Store (iOS). Depois, faça login com a conta Gov.br e clique na opção “Meu cadastro” no canto superior esquerdo.
O número do NIT (que também é o PIS) estará logo abaixo do seu nome.
O app FGTS permite consultar o número do PIS de forma simples e rápida. Basta fazer download no Google Play (Android) e no App Store (iOS) e preencher os dados e login e senha ou fazer cadastro caso não tenha.
Clique em “Meus dados” e, em seguida, em “Perfil”. O número do PIS irá aparecer abaixo do seu CPF.
No site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) também é possível obter o número do PIS. Depois de acessar, siga o passo a passo:
Em seguida, será exibida uma mensagem com seu número NIT (que também é o PIS).
Também é possível consultar PIS online pelo aplicativo Benefícios Sociais da Caixa (antigo Caixa Trabalhador). O primeiro passo é baixar o app, também disponível gratuitamente no Google Play (Android) e no App Store (iOS).
Depois, é só acessar a conta, inserindo o CPF como login e outras informações utilizadas no serviço Caixa. Em seguida, clique no botão “Meu NIS”, e o número será exibido.
No aplicativo Caixa Tem não há mistério na hora de consultar o PIS. Baixe o app gratuito no Google Play (Android) e no App Store (iOS) e depois faça o login ou o cadastro. Em seguida, basta selecionar a opção “abono salarial” para verificar o NIS (ou PIS).
Leia também | Consulta do PIS pelo CPF: como e onde acessar
Nem todo mundo tem acesso à internet ou facilidade para acessar canais digitais. Quando for este o caso, é possível consultar o número do PIS por telefone. A ligação é gratuita e pode ser feita para dois canais oficiais: o INSS ou a Caixa Econômica Federal.
Confira os números:
Atendimento das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado.
Atendimento disponível 24 horas por dia.
Em ambos os casos, é importante ter em mãos o CPF e outros documentos básicos, como RG ou carteira de trabalho, para confirmar sua identidade durante a ligação.
As siglas PIS, NIS e NIT costumam gerar confusão, mas todas têm algo em comum: são números de identificação social ou trabalhista usados pelos sistemas do governo. Em muitos casos, os números são iguais, mudando apenas o nome conforme o uso.
Confira a diferença:
Mesmo sendo chamados de formas diferentes, PIS, NIS e NIT costumam ter o mesmo número, porque todos são gerados no sistema do governo (CNIS). O que muda é o nome usado de acordo com a situação da pessoa: se é registrada, autônoma ou beneficiária de programa social.
Na prática, se já existe um desses cadastros, não é preciso fazer outro. O número serve para identificar o cidadão em diferentes áreas: trabalho, previdência ou assistência social.
Consultar o número do PIS online costuma ser simples, mas nem sempre tudo acontece como o esperado. É comum que o sistema apresente erros, os dados não sejam reconhecidos ou o número não apareça.
Esses problemas podem ocorrer em função de informações desatualizadas, falhas no cadastro feito pelo empregador, dificuldades no login ou instabilidades nos aplicativos e sites. A boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível resolver com ações simples.
Alguns dos problemas mais frequentes e o que fazer em cada caso:
Se não lembrar da senha de acesso a um dos aplicativos ou sites, use a opção “Esqueci minha senha” na tela de login.
O sistema irá pedir informações, como CPF, e-mail ou número de celular. É importante que esses dados estejam atualizados. Se tiver dificuldades para redefinir a senha, vale reinstalar o aplicativo ou tentar a recuperação pelo site oficial do serviço.
Se aparecerem mensagens de erro envolvendo nome, CPF, data de nascimento ou outros dados pessoais, é provável que o cadastro esteja desatualizado ou com erro.
Esse tipo de correção pode ser feito de três formas:
Se o número do PIS não estiver visível nos canais digitais, pode ser por dois motivos principais:
Neste caso, o ideal é verificar com a empresa onde trabalhou ou procurar atendimento presencial na Caixa Econômica Federal para confirmar se o número existe e está ativo.
Erros de carregamento, travamentos ou páginas que não respondem podem ser causados por problemas temporários no sistema. Algumas soluções simples são:
Se, mesmo assim, o erro continuar, é possível buscar ajuda por telefone no 0800-726-0207 (atendimento da Caixa).
O portal Gov.br exige diferentes níveis de segurança (bronze, prata e ouro). Alguns serviços, como a consulta ao PIS, podem pedir nível prata ou ouro.
Se não conseguir acessar, será necessário aumentar o nível de segurança da conta. Isso pode ser feito pelo app Gov.br, com as seguintes opções:
Após validar a identidade, o acesso às informações é liberado.
Ao tentar consultar PIS online, é comum deparar com mensagens como “número inativo”, “inválido” ou “erro no cadastro”. Isso pode até assustar, mas, na prática, as mensagens indicam que há alguma pendência no sistema, e não que o número deixou de existir ou que o trabalhador perdeu direitos.
Saiba o que pode estar acontecendo:
Quando o sistema informa que o PIS está inativo, isso não quer dizer que o número foi cancelado ou perdido. Significa apenas que não há nenhum vínculo ativo com empresa registrada no momento.
Isso é comum em casos como:
Ainda que inativo, o número continua válido e pode ser usado de novo assim que a pessoa voltar a trabalhar formalmente. Não é necessário gerar um novo cadastro.
Se o sistema mostrar que o PIS está com erro ou inválido, pode haver problemas no cadastro ou na forma como os dados foram registrados no sistema da Caixa ou do governo. Isso pode acontecer por:
Esses erros impedem o sistema de localizar o número do PIS, o que dificulta o acesso às informações e a benefícios relacionados.
Caso apareça alguma dessas mensagens, corrija a situação com medidas simples:
Em algumas situações, também pode ser útil ligar para os canais de atendimento da Caixa (0800-726-0207) ou do INSS (135) para orientações.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas ao seu nome, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 23 de julho de 202519 minutos de leitura