Golpe da entrega falsa: como identificar e evitar fraudes
Golpe da entrega falsa: como identificar e evitar fraudesData de publicação 9 de dezembro de 202512 minutos de leitura
Atualizado em: 19 de agosto de 2025
Categoria Monitorar CPF e ScoreTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Se você é do tipo que só lembra do PIS quando precisa receber o abono salarial ou acessar algum benefício trabalhista, nessa hora pode ser que tenha dificuldade para encontrar o número. Por isso, é bom saber que hoje dá para consultar PIS online, de forma rápida e sem complicação, por meio do celular ou computador.
Saiba aqui como isso é possível e como fazer.
PIS é a sigla para Programa de Integração Social. É uma iniciativa criada pelo governo para garantir que trabalhadores do setor privado tenham acesso a direitos importantes, como o abono salarial e o seguro-desemprego.
Porém, a função do PIS vai além desses benefícios. Ele também é usado para registrar os vínculos de trabalho, acompanhar o histórico profissional da pessoa e liberar outros direitos trabalhistas e sociais. É com base nesse número que o governo sabe, por exemplo, se alguém trabalhou tempo suficiente no ano para receber o abono salarial.
O PIS funciona como uma identificação do trabalhador nos sistemas do governo. Esse número é único, pessoal e fica vinculado ao CPF. Já no primeiro emprego com carteira assinada, o trabalhador passa a ter um número de PIS que o acompanha por toda a vida.
Quem trabalha com carteira assinada precisa ficar de olho nesse número. Saber onde consultar, conferir se está tudo certo e entender como acessar os benefícios é uma forma de garantir que nenhum direito fique para trás.
Leia também | Como saber meu PIS?
O PIS é um número de identificação criado exclusivamente para os trabalhadores do setor privado. Significa que têm direito ao PIS todas as pessoas que já trabalharam ou trabalham com carteira assinada.
O cadastro é feito pelo empregador no momento da contratação, quando o trabalhador começa sua vida profissional formal. O número do PIS é único e permanece com a pessoa durante toda a vida, independentemente de quantos empregos tiver ao longo do tempo e mesmo que permaneça desempregada ou afastada.
Servidores públicos não possuem o PIS. Para eles, existe o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), um programa semelhante, mas que funciona de forma própria e é administrado pelo Banco do Brasil.
Leia também | Como saber se tenho direito ao PIS em 2025
Consultar o PIS ficou mais fácil. Não é preciso ir até uma agência da Caixa, sair em busca da carteira de trabalho ou depender de atendimento presencial. Com o CPF em mãos e acesso à internet, é possível ver o número do PIS e outras informações importantes usando celular ou computador.
Confira 5 locais onde é possível fazer essa consulta online.
O Meu INSS é uma das opções que permitem consultar PIS online sem mistério. O primeiro passo é fazer o download gratuito do app no Google Play (aparelhos Android) e no App Store (iOS). Depois, faça login com a conta Gov.br e clique na opção “Meu cadastro” no canto superior esquerdo.
O número do NIT (que também é o PIS) estará logo abaixo do seu nome.
O app FGTS permite consultar o número do PIS de forma simples e rápida. Basta fazer download no Google Play (Android) e no App Store (iOS) e preencher os dados e login e senha ou fazer cadastro caso não tenha.
Clique em “Meus dados” e, em seguida, em “Perfil”. O número do PIS irá aparecer abaixo do seu CPF.
No site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) também é possível obter o número do PIS. Depois de acessar, siga o passo a passo:
Em seguida, será exibida uma mensagem com seu número NIT (que também é o PIS).
Também é possível consultar PIS online pelo aplicativo Benefícios Sociais da Caixa (antigo Caixa Trabalhador). O primeiro passo é baixar o app, também disponível gratuitamente no Google Play (Android) e no App Store (iOS).
Depois, é só acessar a conta, inserindo o CPF como login e outras informações utilizadas no serviço Caixa. Em seguida, clique no botão “Meu NIS”, e o número será exibido.
No aplicativo Caixa Tem não há mistério na hora de consultar o PIS. Baixe o app gratuito no Google Play (Android) e no App Store (iOS) e depois faça o login ou o cadastro. Em seguida, basta selecionar a opção “abono salarial” para verificar o NIS (ou PIS).
Leia também | Consulta do PIS pelo CPF: como e onde acessar
Nem todo mundo tem acesso à internet ou facilidade para acessar canais digitais. Quando for este o caso, é possível consultar o número do PIS por telefone. A ligação é gratuita e pode ser feita para dois canais oficiais: o INSS ou a Caixa Econômica Federal.
Confira os números:
Atendimento das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado.
Atendimento disponível 24 horas por dia.
Em ambos os casos, é importante ter em mãos o CPF e outros documentos básicos, como RG ou carteira de trabalho, para confirmar sua identidade durante a ligação.
As siglas PIS, NIS e NIT costumam gerar confusão, mas todas têm algo em comum: são números de identificação social ou trabalhista usados pelos sistemas do governo. Em muitos casos, os números são iguais, mudando apenas o nome conforme o uso.
Confira a diferença:
Mesmo sendo chamados de formas diferentes, PIS, NIS e NIT costumam ter o mesmo número, porque todos são gerados no sistema do governo (CNIS). O que muda é o nome usado de acordo com a situação da pessoa: se é registrada, autônoma ou beneficiária de programa social.
Na prática, se já existe um desses cadastros, não é preciso fazer outro. O número serve para identificar o cidadão em diferentes áreas: trabalho, previdência ou assistência social.
Consultar o número do PIS online costuma ser simples, mas nem sempre tudo acontece como o esperado. É comum que o sistema apresente erros, os dados não sejam reconhecidos ou o número não apareça.
Esses problemas podem ocorrer em função de informações desatualizadas, falhas no cadastro feito pelo empregador, dificuldades no login ou instabilidades nos aplicativos e sites. A boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível resolver com ações simples.
Alguns dos problemas mais frequentes e o que fazer em cada caso:
Se não lembrar da senha de acesso a um dos aplicativos ou sites, use a opção “Esqueci minha senha” na tela de login.
O sistema irá pedir informações, como CPF, e-mail ou número de celular. É importante que esses dados estejam atualizados. Se tiver dificuldades para redefinir a senha, vale reinstalar o aplicativo ou tentar a recuperação pelo site oficial do serviço.
Se aparecerem mensagens de erro envolvendo nome, CPF, data de nascimento ou outros dados pessoais, é provável que o cadastro esteja desatualizado ou com erro.
Esse tipo de correção pode ser feito de três formas:
Se o número do PIS não estiver visível nos canais digitais, pode ser por dois motivos principais:
Neste caso, o ideal é verificar com a empresa onde trabalhou ou procurar atendimento presencial na Caixa Econômica Federal para confirmar se o número existe e está ativo.
Erros de carregamento, travamentos ou páginas que não respondem podem ser causados por problemas temporários no sistema. Algumas soluções simples são:
Se, mesmo assim, o erro continuar, é possível buscar ajuda por telefone no 0800-726-0207 (atendimento da Caixa).
O portal Gov.br exige diferentes níveis de segurança (bronze, prata e ouro). Alguns serviços, como a consulta ao PIS, podem pedir nível prata ou ouro.
Se não conseguir acessar, será necessário aumentar o nível de segurança da conta. Isso pode ser feito pelo app Gov.br, com as seguintes opções:
Após validar a identidade, o acesso às informações é liberado.
Ao tentar consultar PIS online, é comum deparar com mensagens como “número inativo”, “inválido” ou “erro no cadastro”. Isso pode até assustar, mas, na prática, as mensagens indicam que há alguma pendência no sistema, e não que o número deixou de existir ou que o trabalhador perdeu direitos.
Saiba o que pode estar acontecendo:
Quando o sistema informa que o PIS está inativo, isso não quer dizer que o número foi cancelado ou perdido. Significa apenas que não há nenhum vínculo ativo com empresa registrada no momento.
Isso é comum em casos como:
Ainda que inativo, o número continua válido e pode ser usado de novo assim que a pessoa voltar a trabalhar formalmente. Não é necessário gerar um novo cadastro.
Se o sistema mostrar que o PIS está com erro ou inválido, pode haver problemas no cadastro ou na forma como os dados foram registrados no sistema da Caixa ou do governo. Isso pode acontecer por:
Esses erros impedem o sistema de localizar o número do PIS, o que dificulta o acesso às informações e a benefícios relacionados.
Caso apareça alguma dessas mensagens, corrija a situação com medidas simples:
Em algumas situações, também pode ser útil ligar para os canais de atendimento da Caixa (0800-726-0207) ou do INSS (135) para orientações.
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Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.
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