Como denunciar um pix fraudulento: passo a passo
Como denunciar um pix fraudulento: passo a passoData de publicação 8 de outubro de 20248 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Imagina se seus documentos e informações bancárias são expostos e ficam disponíveis para qualquer um ter acesso. É de assustar! Muitos bandidos têm se especializado na clonagem de dados e cair num golpe pode ser um problemão na sua vida.
Com a grande quantidade de informações que cadastramos na internet, ficou ainda mais fácil ter os dados clonados. Para se proteger e evitar esse perrengue, você precisa entender o que é clonagem e como ela afeta sua vida.
A primeira coisa que vem a cabeça é a clonagem de plantas e animais. Quem não se lembra da ovelhinha Dolly? Se dá para clonar bichinhos, é possível clonar RG, CPF, passaporte, celular e cartões.
Para animais e plantas, a clonagem usa o DNA (molécula presente em nossa célula, que define nossas características físicas). E assim é possível criar outro ser quase que idêntico ao original.
Já com documentos, também é feita uma cópia por meio da digitalização. Depois são feitas pequenas alterações com um programa de edição de imagem. Dessa forma, os fraudadores usam seus dados e incluem informações que são necessárias para que o golpe não seja comprovado.
Dói pensar, mas a clonagem de documentos tem se tornado ainda mais frequente nos últimos anos. Vira e mexe, temos reportagens nos jornais sobre o assunto. Cerca de 3,6 milhões de cartões são clonados em um ano.
Imagina acordar um dia e descobrir que tem várias dívidas no seu nome. Ou simplesmente ter R$ 10 mil a menos na sua conta. Desesperador, não é? Tudo isso é possível se um fraudador tiver acesso ao seu CPF e dados do banco. Com essas poucas informações é possível fazer um estrago grande na sua vida e, por isso, você precisa se proteger.
Você pode ser clonado:
Para entender a importância de tomar cuidado com seus dados é preciso saber as consequências de ter seu CPF e outras informações circulando por aí. Então, acompanhe as dicas que preparamos para te ajudar a proteger os seus dados.
Quer saber mais sobre o Serasa Antifraude, acesse!
Agora você já sabe o que é clonagem e como se prevenir para não ter suas informações expostas. Compartilhe esse texto com os amigos! 🙂
Data de publicação 8 de outubro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 4 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 1 de outubro de 20245 minutos de leitura