Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Golpe Link Pagamento

Como se proteger do golpe do link de pagamento

Recebeu uma mensagem com link de pagamento? Cuidado, pode ser o golpe. Saiba como não cair na fraude.

Publicado em: 29 de maio de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

pessoa comprando pelo celular

Estar com as contas em dia é uma das melhores sensações que se pode ter. Porém, mesmo na hora de pagar as despesas e compras, é preciso atenção com o golpe do link de pagamento. Confira neste artigo como funciona essa fraude e como se proteger dela.

O que é golpe do link de pagamento

Como o nome já indica, o golpe do link de pagamento pega as vítimas justamente quando elas acreditam que devem cumprir uma obrigação financeira, inclusive de pagamentos recorrentes.

Isso porque o link de pagamento é uma forma de cobrança online. Basta que o vendedor ou empresa envie gere uma cobrança em um site confiável e compartilhe o endereço dessa cobrança com o consumidor.

A ferramenta substitui métodos tradicionais, como máquinas de cartão ou dinheiro físico, e pode ser enviada por meio de mensagens, e-mails ou redes sociais.

Essa ferramenta que golpistas usam como isca. Eles entram em contato com as vítimas, através de um dos meios citados acima, e pedem que elas façam o pagamento no link enviado.

O site, porém, pode direcionar a pessoa para uma forma de ataque virtual que rouba dados, inclusive bancários. Ou, mesmo os links que de fato sejam de pagamento, irão ser usados apenas para conseguir o dinheiro da vítima.

Assista | Golpes de WhatsApp: como fugir | Serasa Ensina

Como saber se um link de pagamento é seguro

Recebeu um link para fazer o pagamento? Nessa hora, alerta ligado! Algumas ações a tomar são:

  • ●     Faça tudo com calma:

Primeiro, confira se a compra foi de fato efetuada por você ou por alguém a sua volta. Se sim, confirme se já não foi paga de outra forma ou por outra pessoa antes.

  • ●     Cheque a URL que foi enviada:
  • Uma das formas de conferir se um site é seguro é observar a URL, ou seja, o endereço do site. Confira se é a oficial daquela marca ou da instituição financeira que vai receber o pagamento.

Por exemplo, se você fez uma compra na marca de roupas “Moda D”, confira se o link é do site oficial com o nome da marca. Se o site tiver alguma variação disso, por exemplo “Modda D”, é sinal de que aquele pode ser um site perigoso.

  • ●     Confirme se o endereço do site tem a sigla HTTPS no início:
  • “HTTPS” vem do termo em inglês Hypertext Transfer Protocol Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

Ele deve aparecer no início da URL para mostrar que o site tem certificado SSL e comprovar que os dados compartilhados entre você e o site não podem ser interceptados. Ou seja, as informações são criptografadas.

  • ●     Fique atento a erros ortográficos ou na imagem de perfil do contato:
  • Se tiver recebido o link de pagamento por um contato estranho em redes como o WhatsApp ou outro aplicativo de mensagem, observe a comunicação desse perfil.

As mensagens estão escritas corretamente? O número do perfil é o oficial que a marca divulga em seu site e redes sociais? E a foto que está sendo utilizada? Tudo isso são pistas para ligar o alerta.

  • ●     Use programas de verificação e antivírus:

É possível encontrar diferentes empresas oferecendo serviços de verificação de segurança para usuários da internet. Vale a pena ter algum deles como proteção.

  • ●     Procure o símbolo de conexão segura:

Dependendo do navegador que a pessoa usar, um símbolo diferente pode aparecer, mas o cadeado costuma ser o mais frequente. Esse símbolo fica na frente da URL. Clicando nele, o internauta pode ver a mensagem informando se essa é uma conexão segura.

  • ●     Conferir os dados da empresa:

Clicou no link? Se possível, confira se constam o nome e CNPJ da empresa que será beneficiária do pagamento.

O que fazer se cair no golpe?

Além dos prejuízos financeiros, esse tipo de situação também desestabiliza emocionalmente muitas pessoas. Afinal, ser vítima de um golpe e perder dinheiro conquistado com trabalho é no mínimo frustrante.

  • Se tiver acontecido, as dicas são:

  • ●     Troque senhas e acessos de todas as contas que puder com agilidade.
  • ●     Baixe ou atualize sistemas antivírus do computador, celular ou outro dispositivo de onde tiver acessado o link do criminoso.
  • ●     Salve todas as informações e provas que conseguir.
  • ●     Abra um boletim de ocorrência.
  • ●     Faça contato com sua instituição bancária para tentar cancelar o pagamento, ou as possíveis movimentações feitas em seu nome.

O app da Serasa ajuda na organização financeira

Para evitar não só os golpes, mas também atrasos nas contas e outros problemas, é importante usar ferramentas de organização financeira.

O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize as contas do mês para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e saiba como aumentar seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!  

Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa: 

Serviços Serasa na Estrada
Serasa Score Ícone

Serasa Score

Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.

Limpa nome ícone

Serasa Limpa Nome

Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.

Logo serasa verde

Serasa Crédito

Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.

Logo serasa rosa

Serasa Premium

Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.

Logo serasa azul

Carteira Digital

Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.

Baixe agora mesmo o aplicativo Serasa.



Ou escaneie o código:

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados