O que é a inclusão indevida em cadastro de inadimplentes?

Entenda os riscos para o seu CPF com a inclusão indevida em cadastro de inadimplentes e saiba como identificar e resolver o problema.

Família vendo suas dívidas e vendo se a inclusão indevida em cadastro de indadimplentes

Colunista marlise brenol

Atualizado em: 10 de março de 2023.

Já pensou no susto de receber uma cobrança de uma dívida que você não contraiu? Mais do que isso, descobrir que o seu nome está negativado, ou seja, bloqueado para avaliação de crédito. Esta situação pode acontecer em caso de inclusão indevida em cadastro de inadimplentes provocada por roubo de dados pessoais, quitação de dívida não informada ou erro de prestadores de serviço.

O nome negativado significa que o consumidor terá o acesso à avaliação de crédito bloqueada e também a diminuição da pontuação de crédito, o score, além de dificuldade de conseguir financiamento ou empréstimos e até sofrer possíveis rompimentos em contratos. O dano pode afetar pessoas físicas e jurídicas.

A inclusão na lista de inadimplentes acontece quando o consumidor é considerado mau pagador pelo mercado financeiro. Mas há situações nas quais o nome está negativado por engano ou erro, não necessariamente do titular. Entenda quais as situações são mais comuns e como limpar o seu CPF ou CNPJ.

Como acontece a inclusão indevida em cadastro de inadimplentes?

A origem da inclusão indevida em cadastro de inadimplentes pode ser diversa. A regra é incluir o nome de um consumidor no cadastro de inadimplentes quando ele não pagar as contas e também não buscar a negociação.

Porém, se a pessoa tem o nome incluído por engano, ela nem desconfia estar negativada. Entenda quais são as situações mais comuns

1. Já paguei a dívida e o nome segue negativado

Este caso ocorre quando o consumidor efetivamente teve uma dívida ativa, negociou o pagamento e até quitou os valores. Mesmo assim, a empresa credora não comunicou os órgãos de proteção ao crédito para a retirada do nome.

Neste caso, a falha está na empresa credora (para quem o indivíduo devia), e não no consumidor, que deve reivindicar a retirada imediata do cadastro após o pagamento de todo débito.

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2. Não contratei um serviço, por isso não paguei por ele

A empresa realiza uma prestação de serviço em nome do consumidor, como, por exemplo, um contrato de telefone para dispositivo móvel. A conta não é paga e a credora cobra do devedor. Porém, ao contatar o titular da conta, ele não reconhece a dívida. Neste caso, não há nenhuma relação efetiva entre as duas partes e possivelmente o consumidor foi vítima de golpe ou fraude.

3. Cancelei o serviço e sigo sendo cobrado

Quando o consumidor cancelar um serviço e seguir sendo cobrado por ele, por exemplo, em débito em conta, deve solicitar a exclusão do pagamento junto ao banco e voltar a comunicar a empresa sobre a interrupção do serviço.

Caso a cobrança siga e, ainda por cima, o nome seja incluído no cadastro de inadimplentes, o consumidor estará sendo punido por um erro da empresa com a qual estabeleceu um vínculo comercial anterior.

Leia também | Saiba o que fazer ao receber uma cobrança indevida

4. Renegociei a dívida em parcelas e sigo inadimplente

Outra situação de inclusão indevida em cadastro de inadimplentes ocorre após a negociação da dívida, quando a credora não retira a informação de inadimplência dos birôs de crédito. Após o acordo entre credor e devedor e o pagamento da primeira parcela da dívida, a retirada do nome deve ser feita em até cinco dias úteis. Fique de olho.

Quais são as consequências de ter o nome negativado?

O nome negativado indica que o consumidor contraiu dívidas maiores do que pode pagar. O mau pagador é um cliente indesejado para qualquer negócio. Por isso, quando acontece de a dívida ficar em aberto, o credor comunica um serviço que centraliza a lista de devedores. Esta lista pode ser consultada por empresas e pelos próprios consumidores.

O mapa da inadimplência, levantamento realizado pela Serasa, aponta que as dívidas mais

comuns entre os brasileiros são com cartão de crédito, contas de água, luz e telefone e compras no varejo. Os números apontam um cenário preocupante, pois 30% da população brasileiro está inadimplente.

O que fazer no caso de inclusão indevida em cadastro de inadimplentes?

Agora que você entendeu que a negativação indevida pode acontecer por golpe ou fraude ou por erro da empresa credora, saiba o que fazer no caso de esta situação acontecer com o seu nome.

Mesmo o consumidor sendo incluído por engano, ele terá de se envolver – e bastante – na busca de solução para a questão. Entenda o passo a passo.

  1. Confirme que seu nome está sujo. A consulta pode ser feita no site da Serasa. Na página de consulta basta digitar o CPF, telefone e data de nascimento. As suas dívidas aparecerão no painel individual na área do cliente.

  2. Faça um print da página. Caso confirme a inclusão indevida, aparecerá na área do consumidor a empresa que registrou seu nome na lista de inadimplentes. Acesse a página “Dívidas negativadas” e salve uma imagem da página, com data e horário, se for possível.

  3. Colete informações sobre a empresa. É preciso ter detalhes da dívida em cobrança, saber o valor da dívida, a data da dívida e o número do contrato com a empresa credora.

  4. Entre em contato com uma assessoria jurídica para análise do seu caso. A comprovação da inclusão indevida em cadastro de inadimplentes gera indenização por danos morais e um escritório de advocacia pode lhe ajudar.

Melhor do que ser indenizado é não ser negativado, né? Conheça maneiras de cuidar dos seus dados pessoais e evitar este tipo de situação.

O monitoramento de CPF em tempo real feito pelo Serasa Premium é uma das formas mais eficientes de aumentar a sua segurança, pois funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e alerta o consumidor sobre qualquer movimentação em seu nome – o que inclui negativações* e consultas feitas ao CPF e score em tempo real.

Assim, caso perceba qualquer comportamento indevido, fica mais fácil agir antes que o problema fuja do controle. Acesse sua conta na Serasa agora mesmo e conheça as vantagens que o Serasa Premium pode oferecer a você.

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.