Entrar

Como usar o Serasa Score 2.0?

Essa é uma dúvida muito comum especialmente entre aqueles que procuram crédito na praça.
Principalmente em tempos de crise, ter um bom limite no cartão de crédito ou até mesmo conseguir empréstimos a juros baixos e condições de pagamento facilitadas podem ser alternativas para ganhar um fôlego no orçamento. Se você se identifica de alguma forma com essa situação, é importante saber como funciona e como usar o Serasa Score 2.0, a sua pontuação de crédito.

Afinal, o que é o Serasa Score 2.0?

O Serasa Score 2.0 é a pontuação de crédito dos brasileiros calculada pela Serasa com base no seu comportamento financeiro. Essa pontuação indica ao mercado quais são as chances de você pagar suas contas em dia com base no seu comportamento financeiro.
Recentemente, a Serasa atualizou o jeito de calcular a pontuação de crédito dos consumidores, que ficou conhecida como Serasa Score 2.0. Mas antes de aprender como usar o Serasa Score 2.0, é importante entender que nessa os bons hábitos financeiros, como suas contas pagas em dia, têm ainda mais peso. Tudo para que os bons pagadores sejam ainda mais valorizados e recebam análises de crédito mais justas. Em outras palavras, na versão 2.0 do Serasa Score, seu comportamento de pagamentos registrado no Cadastro Positivo passa a valer mais pontos.
Essas mudanças também valem para as empresas que oferecem crédito, pois passam a ter mais informações sobre o comportamento de pagamentos dos consumidores. Assim, para elas também fica mais fácil tomar decisões.

Qual é a importância do Serasa Score 2.0?

Quem tem acesso a crédito tem um monte de oportunidades em mãos: é possível conseguir um cartão de crédito com um bom limite, empréstimos com condições de pagamento facilitadas e financiamentos com melhores prazos para pagamento, por exemplo. E o que tudo isso tem em comum? Para ser aprovado em qualquer uma dessas modalidades, o consumidor passa por uma análise de crédito. Nessa etapa, as instituições financeiras avaliam, entre outras coisas, a sua pontuação de crédito. Por isso, um score mais alto pode aumentar suas chances de conseguir ser aprovado.
Na análise de crédito, as empresas avaliam diversas informações sobre seu histórico financeiro, incluindo o seu Serasa Score 2.0. O objetivo é entender o seu comportamento com o dinheiro e avaliar sua saúde financeira para saber se é seguro ou não aprovar o seu pedido.
Em resumo, quanto maior for sua pontuação, maiores serão as chances de você obter crédito. Com um bom Serasa Score 2.0, se torna mais fácil fazer investimentos ou até mesmo realizar o sonho de adquirir um imóvel ou veículo.
Vale lembrar que não existe uma fórmula mágica que vai te ajudar a conseguir um empréstimo, já que o Serasa Score 2.0 é calculado com base no seu comportamento financeiro. A boa notícia, no entanto, é que dá para mudar alguns hábitos para que a sua pontuação aumente e você consiga o crédito que tanto busca: pagar suas contas em dia, manter seus dados atualizados na Serasa e negociar suas dívidas em atraso são alguns exemplos.

Quais os benefícios do Serasa Score 2.0?

Os benefícios da sua pontuação de crédito são diversos, mas para poder usufruí-los você precisa saber como usar o Serasa Score. Aliás, as mesmas regras de funcionamento são válidas para pessoas físicas e jurídicas: quanto maior for a pontuação, melhor será a reputação do seu CPF ou CNPJ em relação ao mercado.
Com o Serasa Score 2.0 você pode acompanhar a sua saúde financeira e, caso tenha algum negócio próprio, também pode ter esse controle. Ao consultar sua pontuação com frequência, também fica mais fácil entender o que pode ser feito para melhorar sua classificação e buscar diferentes modalidades de crédito no mercado quando precisar.

Como funciona a pontuação

Para você saber como usar o Serasa Score 2.0, é preciso entender como essa pontuação funciona. Assim, você vai entender os critérios que fazem seus pontos aumentarem ou diminuírem e o que você pode fazer para conseguir um índice mais alto. A Inteligência Artificial da Serasa calcula sua pontuação com base em critérios que se dividem em quatro categorias. Cada uma delas possui um peso, e são divididas da seguinte maneira:

Pagamento de crédito

Esse critério equivale a cerca de 43% da sua pontuação, então é o mais importante para definir se você terá um bom Serasa Score 2.0. Ele avalia se você tem algum empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou parcelamento em seu nome. Quando essas contas estão em dia, seu Score tende a aumentar.

Consultas para serviços de crédito

As consultas para serviços de crédito estão relacionadas ao momento em que você busca por crédito em uma instituição financeira e ela consulta seus dados no Serasa. O peso deste critério é de 19% em seu Score, então, atenção: fazer simulações ou pedidos de crédito com muita frequência tende a impactar negativamente na sua pontuação. Fique de olho!

Histórico e pagamento de dívidas

O histórico de pagamento de dívidas impacta seu Serasa Score 2.0 em cerca de 19%. Neste critério, a Serasa leva em conta as dívidas ativas, que você não pagou ou sequer negociou. Neste caso, elas precisam ser regularizadas para que sua pontuação comece a aumentar.

Crédito contratado e tempo de uso

As informações sobre seus empréstimos ou qualquer outro tipo de crédito obtido são repassadas ao Serasa Score 2.0 e têm, em média, 18% de peso na sua pontuação. Ou seja: quanto mais você honrar com seus compromissos financeiros, mais você mostra ao mercado que está apto a obter novos créditos.