Não consigo ver score de crédito: o que fazer?

O Serasa Score é uma ferramenta online e gratuita. Se você está com dificuldade em acessar, veja como resolver.

Mulher tentando consultar seu score e a página não entrando

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 08 de dezembro de 2021.

Ver score de crédito já virou costume para muitas pessoas. Afinal, elas entenderam a necessidade de ter um controle mais próximo do seu CPF e saber como está sua situação diante do mercado financeiro.

Agora, com a versão Serasa Score 2.0, os benefícios ficaram ainda mais claros, tanto para quem busca por crédito, quanto para quem oferece ele.

O novo formato valoriza seu comportamento financeiro, facilita análises de crédito mais justas, enquadra sua pontuação em uma faixa ainda melhor e permite consultar CPF no Serasa e SPC Brasil de uma só vez.

Mas se por algum motivo você tentou ver score de crédito no site ou no aplicativo da Serasa e não conseguiu, fique tranquilo. Vamos te apresentar os principais motivos para isso acontecer e como resolver.

Motivos que impactam a visualização do score

É importante lembrar que, na Serasa, a consulta do score de crédito é gratuita e 100% digital. Isso porque a Serasa é transparente e quer te deixar 100% inteirado de tudo que acontece com o seu CPF.

A Serasa Experian tem uma das bases de dados mais sólidas do mercado – a maior da América Latina – que foi alimentada e vem crescendo ao longo de décadas. Assim, é possível acessar uma quantidade maior de informações que os demais birôs de crédito e, aliado à aplicação de tecnologia e expertise global para calcular o Serasa Score, faz com que a forma de pontuar seja a mais precisa e confiável do mercado.

Então, se por algum motivo você não está conseguindo ver seu score, a solução pode ser bem simples e rápida. Veja os principais motivos.

CPF irregular ou nulo

Se o seu CPF está irregular ou nulo, significa que seu cadastro está com algum problema ou pendência. Isso normalmente acontece quando você deixa de entregar alguma declaração de Imposto de Renda, por exemplo.

Caso seu CPF esteja anulado, quer dizer que a Receita Federal identificou alguma fraude na sua declaração. Então, é importante procurar o órgão para fazer a regularização o mais rápido possível, antes que isso possa acarretar problemas maiores.

Isso é mais comum do que você imagina e o impacto não ocorre só com o Score de crédito da Serasa, não. Se você está com este problema, corra para resolvê-lo, pois você poderá ser impedido de fazer passaporte, sair do país ou conseguir benefícios do Governo Federal, por exemplo.

Dados desatualizados

Este caso é mais simples de ser resolvido que o anterior. Basta você atualizar seus dados, como endereço, telefone e nome completo e indicar demais informações pendentes que tudo voltará ao normal e você já vai conseguir ver score de crédito na Serasa.

Ser menor de 18 anos

Um dos critérios para se cadastrar no Score Serasa é ser maior de 18 anos. Isso porque entende-se que o menor ainda não tem contas em seu nome e, sendo assim, não é possível avaliar o histórico financeiro da pessoa.

Como solicitar a revisão do cadastro na Serasa

Mas se o seu caso não se enquadra em nenhum dos apresentados acima e mesmo assim você não consegue visualizar seu Score, fique tranquilo que é bem fácil resolver. Basta seguir os passos abaixo:

  • 1) Você vai precisar de:

  • Uma foto de rosto (selfie) com o documento com foto ao lado do rosto;

  • Uma foto de um documento válido (frente e verso) que tenha o número de seu CPF (RG, carteira de trabalho ou CNH).

Caso não conste o CPF no documento, envie uma foto de seu documento e uma de seu CPF. Você deverá enviar as fotos de forma legível, ao lado do rosto, e foto do documento frente e verso.

  • 2) Clique em Envie sua solicitação;

  • 3) Selecione a opção Serasa Score e, depois, Como consulto meu Score?;

  • 4) Insira seus dados cadastrais e anexe as fotos. E atenção, pois não serão aceitos:

  • Fotos com óculos de sol;

  • Fotos com outras pessoas;

  • Foto com chapéu, gorros ou bonés;

  • Foto cortada, desfocada ou imprópria;

  • Documentos vencidos, rasurados, rasgados ou que dificultem a leitura das informações;

  • Cópias de documentos.

Os arquivos devem ter até 20 MB e estar no formato JPG/JPEG/PNG ou PDF. Essa validação é necessária para garantirmos que só você possa acessar as informações do seu CPF. Viu como é simples?

Conheça o Serasa Score 2.0

O novo Serasa Score, conhecido como Serasa Score 2.0 garante análises mais justas e transparentes para quem oferece crédito e para quem precisa dele. E, como mencionamos, ainda é possível monitorar o histórico de dívidas da Serasa e dados do SPC Brasil de uma só vez.

A pontuação do score varia de 0 a 1000 e indica para o mercado quais as chances de você pagar suas contas em dia. Mesmo com a atualização, a lógica continua a mesma: quanto maior for seu score de crédito, maior a chance de ser aprovado um empréstimo para você.

No novo modelo, a principal alteração do novo cálculo do score é que as informações do Cadastro Positivo passaram a ser responsáveis por 62% da sua pontuação. Na versão anterior, representava apenas 26%. Na prática, isso quer dizer que as informações positivas sobre o seu comportamento, como as das contas que você paga em dia, tem muito mais peso agora.

Por outro lado, as dívidas em aberto e regularizadas nos últimos cinco anos agora respondem por 19% da pontuação. Antes, o percentual era de 57%. Conseguiu entender? No Serasa Score 2.0, as informações que contam a seu favor têm mais peso que as negativas.

Neste vídeo do Serasa Ensina, você pode conferir mais a fundo as vantagens da versão 2.0:

https://www.youtube.com/watch?v=ASHdtRpQP0w

No cálculo do Score são considerados diversos fatores, e cada um tem um peso para definir a sua pontuação. Confira, a seguir:

  • 43,6% pagamento de crédito;

  • 19,3% consulta para serviços de crédito;

  • 13,7% histórico de dívidas;

  • 10,1% tempo de uso do crédito;

  • 7,9% crédito contratado;

  • 5,5% pagamento de dívidas.

Para te ajudar a entender detalhadamente todas as mudanças do Serasa 2.0, baixe o Manual do Score Serasa, o único guia oficial e gratuito da Serasa com todas as informações que você precisa para aumentar de vez sua pontuação de crédito.

Como consultar Serasa Score 2.0?

Antes de te ensinar sobre como consultar seu score da Serasa, é importante deixar claro que essa consulta é totalmente gratuita. Então não caia em golpes na internet prometendo aumentar o score ou te cobrando para fazer o cadastro, combinado?

Para fazer a consulta, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo – no Google Play ou App Store;

  2. Clique na opção “Consultar CPF grátis”;

  3. Digite seu CPF e senha – caso ainda não tenha, é só criar na hora mesmo;

  4. Pronto! Ao fazer login, sua pontuação atual aparecerá na tela. Logo abaixo, também é possível consultar o histórico da sua pontuação para acompanhar a evolução do seu Serasa Score.

Fácil, né? A vantagem de ter o aplicativo da Serasa é poder acessar seu Serasa Score e todos os serviços da Serasa com mais facilidade em seu celular sempre que precisar. Aproveite e faça o download sem pagar nada!