Conheça tudo sobre o Serasa Score: como funciona

Como consultar Score? É grátis? Para que serve? Descubra as respostas e tire suas dúvidas.

Mulher pesquisando no celular o que é Score

Atualizado em: 8 de Maio de 2023

O Serasa Score é uma pontuação que indica o risco de inadimplência de um consumidor. Essa pontuação varia de 0 a 1000 e é calculada com base em diversas informações, como histórico de pagamentos, dívidas em aberto, dados cadastrais, entre outros. Quanto mais alta a pontuação, menor o risco de inadimplência e, consequentemente, maior a probabilidade de aprovação de crédito.

menina sorrindo e com um tablet na mão

O Serasa Score é utilizado por instituições financeiras, empresas e prestadores de serviços em geral para avaliar o risco de conceder crédito ou realizar negócios com determinado consumidor.

Além disso, o Score também pode ser utilizado pelo próprio consumidor como uma ferramenta para monitorar a saúde financeira e identificar possíveis pontos de melhoria. A consulta pode ser feita gratuitamente no site da Serasa.

Já viu como está sua pontuação hoje?

Consultar Serasa Score

Para que serve o Serasa Score?

O Serasa Score tem como principal objetivo auxiliar as empresas na tomada de decisão na concessão de crédito e na realização de negócios com consumidores. Isso porque a pontuação de crédito é um indicativo de como o consumidor lida com pagamentos e dívidas, fornecendo informações valiosas para as empresas na hora de avaliar o risco de uma transação.

Além disso, o Score também serve como uma ferramenta para que os próprios consumidores possam se planejar financeiramente e ter maior controle sobre as finanças. Com a consulta ao Score, é possível identificar possíveis pontos de melhoria em relação a pagamentos e dívidas, o que pode auxiliar na organização financeira e na busca por melhores condições de crédito.

Dessa forma, o Serasa Score se torna uma importante ferramenta tanto para empresas quanto para consumidores, contribuindo para maior transparência e segurança nas relações comerciais.

Baixe o Manual do Score Serasa grátis e tire todas as suas dúvidas.

Tudo sobre a atualização do Score 2.0

Como o Serasa Score é calculado

O Serasa Score é calculado com base em uma série de informações disponíveis nos bancos de dados da Serasa, que incluem o histórico de crédito do consumidor, dívidas em aberto, seu tempo de relacionamento com as empresas de crédito, entre outras informações.

O cálculo do Serasa Score é feito por meio de um algoritmo que utiliza inteligência artificial e estatística para analisar essas informações e gerar um resultado numérico que vai de 0 a 1000.

Entre as informações consideradas para o cálculo do Serasa Score estão:

 

  • ●     Histórico de crédito: informações sobre empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, incluindo a quantidade de dívidas, o valor das parcelas, o prazo de pagamento e a pontualidade no pagamento.
  • ●     Dívidas em aberto: informações sobre dívidas ainda não pagas, incluindo a quantidade, o valor total das dívidas e o período de inadimplência.
  • ●     Tempo de relacionamento com as empresas de crédito: informações sobre o tempo que o consumidor tem de relacionamento com as empresas de crédito, incluindo a abertura da conta, a utilização do cartão de crédito e o período de relacionamento com outras empresas do setor.
  • ●     Dados pessoais: informações sobre a idade, o estado civil, a profissão e a escolaridade do consumidor, entre outros dados.

 

O Serasa Score é um dos critérios para as empresas concederem crédito, mas não o único. Cada uma delas pode ter sua própria política de análise de crédito, levando em conta outros fatores. Por isso, é sempre bom manter as contas em dia e ter um bom histórico de crédito.

 

Leia também | Score de crédito: as respostas das principais dúvidas

Por que o consumidor deve acompanhar a pontuação

Acompanhar de perto o Score pode ser a melhor estratégia para aumentá-lo e se prevenir contra fraudes. Quer ver?

  1. Transparência: o Score caiu “do nada”? É possível descobrir por que a pontuação aumenta ou diminui.

  2. Ajuda para entender o momento financeiro: além de entender melhor a pontuação, o consumidor também aprende o que fazer para conseguir o Score ideal.

  3. Sempre alerta: não procurou por crédito no mercado e a pontuação oscilou? O consumidor deve ficar atento em relação a uma possível utilização indevida do CPF.

Onde consultar o Serasa Score?

O consumidor pode consultar gratuitamente a pontuação de crédito das seguintes formas:

É possível consultar gratuitamente a pontuação de crédito das seguintes formas:

Pelo site: acesse o site do Serasa Score (celular, tablet, smart TV ou computador).

Pelo app: baixe grátis o nosso aplicativo Serasa (IOS ou Android).

Lembre-se: a consulta de CPF na Serasa é totalmente gratuita.

Quais empresas podem consultar o Score?

As empresas que podem consultar o Score da Serasa são:

  • ●     instituições financeiras (como bancos, financeiras e cooperativas de crédito);
  • ●     empresas de telefonia e TV por assinatura;
  • ●     empresas de varejo (como lojas de departamento e supermercados);
  • ●     empresas que prestam serviços de crédito e cobrança (como as de recuperação de crédito e cobrança);
  • ●     entre outras.


O cadastro de inadimplentes e o cálculo do Serasa Score estão restritos a pessoas maiores de 18 anos.

O Serasa Score é um serviço lícito, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça, que reconheceu que não há necessidade de autorização do consumidor para sua disponibilização ao mercado.

Lembre-se que a recuperação da pontuação não é imediata e faz parte de um processo de mudança de comportamento financeiro, para que o mercado volte a confiar na capacidade de pagamento do consumidor.

Consulte já seu Serasa Score

Consultar grátis