Contas da casa: como se organizar financeiramente
Contas da casa: como se organizar financeiramenteData de publicação 7 de maio de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 10 de janeiro de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 14 minutosTexto de: Time Serasa
O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos 12 meses.
É um modelo estatístico voltado para a análise de risco de crédito a partir de informações como histórico de pagamentos, relacionamento com o mercado, consultas ao CPF e dívidas, entre outras.
Para entender em detalhes o que é o Serasa Score e conhecer a versão atualizada, baixe grátis o Manual do Serasa Score e tire todas as suas dúvidas.
Agora você pode ter mais influência sobre a sua pontuação.
Permite compartilhar dados bancários com a Serasa e aumentar a pontuação se as informações forem relevantes.
A pontuação sobe na hora quando uma dívida é paga no Pix pelo Serasa Limpa Nome.
Consulte seu Score atualizado e confira o histórico de sua pontuação quantas vezes quiser.
Confira as perguntas mais frequentes:
Oscilações são normais e não geram muito impacto. Para o mercado o que mais importa é o seu perfil financeiro, representado pela sua classificação de Score. Por isso, é mais importante entender a sua faixa e tentar continuar dentro dela (ou avançar para uma melhor) do que se preocupar com as oscilações.
Vale lembrar que a aprovação de crédito é sempre uma decisão das empresas, e não da Serasa. A pontuação de crédito é só um dos fatores que são levados em conta nessa decisão.
Sim, o Cadastro Positivo fornece dados para o cálculo do Serasa Score. A pontuação leva em conta, por exemplo, informações como pontualidade no pagamento de faturas e o tempo de relacionamento com o mercado do crédito. Por isso, para conseguir uma pontuação de crédito melhor, é muito importante manter o seu Cadastro Positivo ativo. Você pode verificar a situação do seu Cadastro no site ou aplicativo da Serasa.
O Cadastro Positivo é um banco de dados que traz informações muito importantes para o cálculo da pontuação, como tipo e duração de contratos de crédito ativos, além do perfil de pagamento. Com ele, é possível saber se o consumidor paga as contas em dia – e não apenas se está negativado ou com dívidas em atraso. Por isso, seu cancelamento leva à diminuição do Score. Se uma pessoa não tiver contratos de crédito ativos, por exemplo, haverá poucas informações positivas sobre ela para o cálculo.
Sim. As contas atrasadas nem sempre estão negativadas, mas elas também podem reduzir o Serasa Score. Não porque sejam consideradas dívidas ativas, mas porque o pagamento em atraso prejudica o fator que observa a pontualidade dos pagamentos.
Sim. Atualmente esses contratos também fazem parte do Cadastro Positivo e, consequentemente, influenciam o Score. O cadastro reúne informações enviadas por empresas de segmento no ramo financeiro, telecomunicações, energia e saneamento, entre outras. Por isso, ter contas de consumo de água e luz em seu nome pode interferir positivamente no cálculo dos pontos (se forem pagas sempre em dia).
Desde o seu lançamento, em 2017, o Serasa Score passou por atualizações para deixar a pontuação cada vez mais assertiva e precisa. A última versão é o Score em Tempo Real, lançado em janeiro de 2025, que atualizou a forma de cálculo.
Com a chegada dele, a pontuação anterior deixará de ser considerada pelas instituições financeiras ao longo do tempo. Por isso, não faz sentido uma comparação entre as versões. Queremos que você saiba como o mercado de crédito enxerga o seu perfil hoje, e não com base em informações desatualizadas.
Consultas ao CPF do consumidor podem influenciar de forma positiva ou negativa o Serasa Score. Aquelas que forem feitas por empresas de serviços, como internet, aluguel e afins podem indicar seu grau de relacionamento com o mercado. Já as consultas feitas por empresas de seguros mostram que você toma precauções em relação à sua vida financeira – o que é considerado positivo.
Por outro lado, quando há muitas consultas ao seu nome feitas por empresas financeiras em um curto intervalo de tempo, isso acende um “alerta” no mercado. O excesso de buscas aumenta o risco do crédito em seu CPF e, por consequência, pode fazer a sua pontuação diminuir. Vale destacar que essa oscilação é momentânea, pois o peso dessas consultas em sua pontuação diminui com o passar do tempo.
Nós não recomendamos que você exclua o histórico de consultas ao seu CPF. Isso porque, no médio prazo, excluí-las do banco de dados da Serasa é uma ação irrelevante para o cálculo do Score, já que o impacto negativo delas diminui com o tempo. Por isso, não é necessário excluir as consultas para que elas deixem de influenciar a sua pontuação.
São as novas consultas que mais têm impacto negativo no Serasa Score, pois o sistema vai interpretar uma mudança de perfil de “não busca crédito” para “busca intensa”. Isso demonstra um momento financeiro de alta necessidade de crédito, o que também traz um alerta para o mercado e pode reduzir sua pontuação.
A pontuação é sempre o reflexo de um momento financeiro. Para entender o que pode ter causado a redução, acesse a sua pontuação no site ou aplicativo da Serasa e confira as razões que podem ter mudado o seu Score de forma geral.
Para uma avaliação mais precisa, a sugestão é contratar o Diagnóstico Score, um serviço da Serasa que oferece um relatório personalizado sobre o seu perfil financeiro e o que está prejudicando a sua pontuação.
É possível aumentar seus pontos por meio de algumas iniciativas. Existe uma lista de boas práticas para alcançar uma pontuação melhor, como limpar o nome, pagar as contas em dia, ter os dados atualizados na Serasa e manter seu Cadastro Positivo ativo. Para mais dicas financeiras, visite o blog da Serasa.
Com o Score em Tempo Real, a pontuação atualiza na mesma hora quando uma dívida é quitada – para isso, é preciso que a conta seja paga no Pix em uma negociação feita pelo Serasa Limpa Nome.
Essa é a única forma de aumentar o Score na hora. As demais ações requerem tempo e constância para serem refletidas na pontuação.
O Score representa seu perfil de crédito. Se ele está baixo, isso pode representar, por exemplo, atraso nas contas, dívidas ou muitos pedidos de empréstimo.
Se a sua pontuação é baixa isso indica que, com base no seu comportamento financeiro, as chances de você pagar as contas em dia também são baixas. Consequentemente, pode haver uma dificuldade de acesso a empréstimos, cartões de crédito, financiamentos e outras linhas de crédito.
Não, definitivamente não existe algo do tipo. Lembre-se sempre de que para elevar o seu Score é preciso mudar o seu comportamento financeiro. Afinal, a pontuação de crédito é uma espécie de “fotografia” do seu momento atual. Fique alerta ao receber propostas de terceiros que oferecem serviços e soluções para aumentar o Score: isso é golpe!
O Manual do Score é o único material oficial da Serasa, com informações e dicas confiáveis totalmente gratuitas para ajudar a conquistar uma pontuação mais alta.
Ao entrar em contato com a central da Serasa, você pode pedir uma revisão feita em atendimento para entender melhor os fatores que estão impactando no Score. Se ainda assim você não concordar com a pontuação, é possível solicitar uma análise interna.
Ter suas informações reportadas corretamente pelos bancos e instituições financeiras é muito importante para o cálculo exato da sua pontuação de crédito. Se você identificar alguma informação incorreta no relatório do Cadastro Positivo, pode solicitar uma revisão:
Acesse o seu Cadastro Positivo.
Selecione o que precisa ser corrigido e solicite a revisão.
Indique o motivo da sua solicitação.
Selecione os campos que precisam de correção.
Envie o seu pedido de revisão.
Acompanhe o seu pedido de revisão na tela inicial do seu perfil do Cadastro Positivo.
Caso a empresa não se manifeste em 10 dias, a Serasa inibirá o contrato, ou seja, ele deixará de influenciar seu Serasa Score até que venha a resposta da empresa.
Data de publicação 7 de maio de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de julho de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 22 de maio de 202514 minutos de leitura