Média Score Serasa: conheça o Mapa Score do Brasil
Média Score Serasa: conheça o Mapa Score do BrasilData de publicação 22 de maio de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 22 de maio de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 14 minutosTexto de: Time Serasa
O Serasa Score é a principal referência em pontuação de crédito no Brasil, com o maior banco de dados da América Latina e mais de 50 anos de experiência no mercado. Com tecnologia avançada, o Serasa Score oferece a avaliação mais precisa sobre o comportamento financeiro dos consumidores. De acordo com um estudo realizado em 2024 pela Serasa e a Teor Marketing, 84% dos brasileiros já consultaram a pontuação de crédito, sendo que 35% deles consultam o Score uma vez ao mês.
O score de crédito é uma pontuação que representa o histórico financeiro de uma pessoa, calculada por birôs de crédito. Ele atua como um termômetro de confiança financeira, que indica a probabilidade de uma pessoa pagar as contas em dia e honrar as condições e os prazos contratados com quem concedeu o crédito.
É a pontuação de crédito calculada pela Serasa. Criada em 2017, vem passando por atualizações tecnológicas para que o cálculo seja cada vez mais assertivo e personalizado. A mais recente atualização, por exemplo, em janeiro de 2025, permitiu que o score aumente em tempo real quando uma dívida negativada é paga no Pix pelo Serasa Limpa Nome.
Existe uma pontuação de crédito média do brasileiro?
Sim, a Serasa lançou em 20 de maio de 2025 o primeiro Mapa do Score do brasileiro. Este novo indicador apresenta as médias de pontuação de crédito segmentadas por faixa etária, regiões e estados, e tem como objetivo oferecer uma visão mais detalhada e personalizada sobre o comportamento de crédito dos brasileiros.
Segundo primeiro levantamento feito no primeiro semestre de 2025, o score médio do Brasil é de 548 pontos, enquadrando-se na faixa "bom".
“Isso indica que, em média, o consumidor brasileiro apresenta um perfil considerado positivo, com boas chances de cumprir seus compromissos financeiros nos próximos seis meses”, explica Wesley Brandão, especialista em score da Serasa.
A composição e o peso de cada fator ocorrem da seguinte forma:
Pagamentos (29%): o pagamento em dia das obrigações financeiras – como empréstimos, fatura de cartão e prestações em lojas – representa quase um terço do cálculo final do score da Serasa. Esse fator leva em conta os dados do Cadastro Positivo, que recebe informações sobre os hábitos de pagamentos de contratos de crédito e de contas de consumo.
Experiência no mercado (24%): o tempo de relacionamento com o mercado de crédito é considerado na pontuação – quanto mais longo, mais alto tende a ser o score. O cálculo avalia as datas de início das primeiras consultas de bancos e seguradoras ao CPF, além dos primeiros contratos de telefonia e cartão de crédito.
Dívidas (21%): o sistema da Serasa também considera as solicitações de inclusão de dívida, a dívida negativada e as pendências. As dívidas ativas tendem a prejudicar o score, e o pagamento delas pode impactar positivamente a pontuação.
Busca por crédito (12%): as empresas costumam verificar o CPF e o Serasa Score de possíveis clientes antes de oferecer crédito. Fazer várias simulações de crédito em pouco tempo pode sinalizar urgência em obter dinheiro, o que pode ser interpretado como um sinal de risco financeiro.
Informações cadastrais (8%): esse fator é referente às informações atualizadas do consumidor na base de dados da Serasa e à participação em empresas. Os pontos também tendem a crescer conforme a idade do usuário aumenta.
Contratos (6%): avaliação da quantidade de contratos de crédito ativos, a duração deles e a relação do tempo entre as contratações. Quanto mais antigo o contrato, melhor é para o score.
Serasa Score: o cálculo é baseado em seis pilares, com diferentes pesos: histórico de pagamentos (29%), experiência no mercado de crédito (24%), dívidas e pendências (21%), busca por crédito (12%), informações cadastrais (8%) e contratos ativos (6%).
NuScore: considera fatores comportamentais e históricos dos seus clientes, como uso do cartão de crédito, hábito de poupar no próprio banco, nível de endividamento e, inclusive, a análise dos birôs de crédito. Pontuação vai de 0 a 1.000.
SPC Brasil: histórico de pagamento de contas, dívidas em aberto, consultas ao CPF e outras informações relacionadas ao comportamento financeiro. Pontuação vai de 0 a 1.000.
Score Boa Vista: também conhecido como Score Acordo Certo, considera informações do Cadastro Positivo, consulta a crédito, histórico de dívidas, tempo usando crédito e pagamento de dívidas. Varia de 0 a 1.000.
Quod Score: histórico de pagamentos, crédito contratado, dívidas e busca por crédito. A pontuação do Quod Score vai de 300 a 1.000.
Sim. O Acordo Certo é uma empresa de negociação de dívidas adquirida pela Boa Vista – que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). A Boa Vista foi recentemente adquirida pelo grupo Equifax, e agora também se identifica como Equifax Boa Vista.
Serasa e SPC são as empresas de proteção de crédito mais conhecidas no Brasil. Os dois órgãos têm pontuação de crédito, mas cada um usa sua própria base de dados e diferentes critérios. Em ambos os termômetros a nota vai de 0 a 1.000, mas é comum que a pontuação de um mesmo CPF seja diferente em cada birô. A metodologia de cálculo, a tecnologia e os modelos estatísticos são desenvolvidos de forma diferenciada.
A Serasa atua no Brasil desde 1968 e, atualmente, possui o maior banco de dados da América Latina. De acordo com um estudo realizado em 2024 pela Teor Marketing, 84% dos brasileiros já consultaram a pontuação de crédito e 78% relacionam o score à Serasa.
Entre as pessoas que acessam a pontuação, 89% fazem isso na Serasa, 3% ainda dizem consultar todos os dias e 35% uma vez ao mês. A mesma pesquisa investigou também o comportamento entre pessoas jurídicas e identificou que 74% das empresas preferem consultar o score na Serasa.
O Serasa Score também é o único que pode atualizar em tempo real: quando uma dívida é paga no Pix pelo Serasa Limpa Nome, a pontuação pode aumentar na hora. A disponibilização de pagamento via Pix depende exclusivamente da política da empresa responsável pela dívida (credora), sem ingerência da Serasa.
Consultar o Serasa Score é fácil, rápido e gratuito. Basta seguir os passos abaixo:
Acesse o site ou aplicativo da Serasa: entre no site oficial da Serasa ou baixe o aplicativo disponível para Android e iOS.
Faça login ou cadastre-se: caso não tenha cadastro na plataforma, informe seu CPF, nome completo, data de nascimento e um e-mail válido para se cadastrar em poucos minutos. Se já tem cadastro, faça login com seu CPF e senha.
Visualize seu Serasa Score: após fazer login, o Serasa Score pode ser encontrado na tela inicial, junto com um histórico de alterações da sua pontuação ao longo do tempo.
Entenda os fatores que impactam seu score: além da pontuação, é possível ver os motivos gerais que levam seu score para cima ou para baixo. Clique na pontuação para conferir detalhes sobre os fatores que contribuíram para aumentos ou reduções.
Ative recursos complementares: para uma análise mais precisa, você pode ativar a Conexão Bancária, permitindo o compartilhamento de seus dados bancários com o sistema da Serasa, o que pode influenciar positivamente sua pontuação se suas informações forem favoráveis.
Quer saber como está sua pontuação de crédito no mercado? Acesse agora o site da Serasa ou baixe o aplicativo Serasa disponível para Android e iOS e consulte seu Serasa Score gratuitamente. Tenha o controle da sua vida financeira nas mãos e aumente suas chances de obter crédito com melhores condições.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 22 de maio de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 17 de abril de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 17 de abril de 202511 minutos de leitura