Entrar

Dúvidas sobre o Serasa Score?

Tire suas dúvidas sobre a pontuação do seu Serasa Score

O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica as chances de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos 6 meses. Essa pontuação pode auxiliar na concessão de empréstimos, financiamentos e cartões. Por isso é muito importante saber como ele funciona e – claro – como aumentar o score. Ficou com alguma duvida? Confira as dúvidas mais frequentes e baixe o Manual do Score Serasa grátis.

O que é score?

O Serasa Score é um modelo estatístico calculado com base em informações relevantes para a análise de risco de crédito, como dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos (caso possua o Cadastro Positivo ativo).
É uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos 6 meses. O Score pode auxiliar empresas concedentes de crédito, como bancos e financeiras, na tomada de decisão sobre concessão de crédito.
Contudo, a decisão de conceder ou não um crédito é sempre das empresas concedentes de crédito, de acordo com suas políticas internas, sem qualquer participação da Serasa.

Assista ao vídeo: O que é o Serasa Score? – Serasa Ensina

Para que serve o Score?

Antes de decidir se vamos emprestar dinheiro a alguém, pensamos em como essa pessoa se comporta e qual a nossa relação com ela, certo? O mesmo funciona para as empresas. Antes de conceder crédito a um consumidor, as empresas podem buscar mais informações sobre ele para auxiliá-las a realizar uma análise de risco de crédito mais assertiva.
O Score pode ser um das formas de ajudar as empresas a tomar a decisão sobre a concessão de crédito.

Como consultar meu Score?

Essa é simples. Basta acessar nossa página do Serasa Score. Caso não tenha cadastro, é possível fazer na hora e de forma gratuita com apenas alguns cliques.
Assista ao vídeo: Tutorial Novo Serasa Score – Serasa Ensina

Como aumentar score?

O Score é uma pontuação dinâmica e reflete o comportamento financeiro. As ações para aumentar o score podem não ter efeito imediato, já que leva tempo para que um novo comportamento se consolide, mas existe uma lista de boas práticas para alcançar uma pontuação melhor.
Limpar o nome, pagar as contas sempre em dia e ter os dados atualizados na Serasa são algumas delas.

Para mais dicas financeiras, visite o Serasa Ensina

Assista ao vídeo: Serasa Score: como ter uma boa pontuação? – Serasa Ensina

Que informações são usadas no Serasa Score?

O seu Serasa Score é formado por diversas informações. São dados relevantes para análise de risco de crédito.
Alguns exemplos são dados cadastrais, negativações e informações obtidas pelo cadastro positivo no momento da consulta (caso tenha Cadastro Positivo ativo) e histórico de consultas realizadas pelos clientes da Serasa.

Existe Score em outros países?

O score de crédito não é nenhuma novidade na economia mundial. Ele já existe há muitos anos e é uma das formas de auxiliar nas análises de pedidos de crédito pelos bancos e lojas. Países como Estados Unidos, França e Itália também usam o score de crédito para avaliação de consumidores.

CPF na nota aumenta o Score?

Não. Esse é um dos mitos que surgiram sobre o Score. O ato de colocar seu CPF em notas fiscais não é um dos critérios para o cálculo da sua pontuação. Portanto não tem influência alguma sobre o Score.

Posso consultar o Score de outras pessoas?

Não. As informações de Score estão disponíveis apenas para auxiliar na análise de crédito. Sua pontuação está disponível para as empresas montarem o seu processo de tomada de decisão sobre negócios.
Além das empresas, só você pode consultar sua própria pontuação e, consequentemente, não pode consultar o Score de terceiros.

O Score é grátis?

Sim. Para consultar sua pontuação você não precisa pagar nada. Basta acessar a página do Score.
Caso ainda não tenha cadastro, não se preocupe. É fácil e rápido de fazer e também é gratuito.

Posso pagar para aumentar o Score?

Não. Nem pode, nem deve. O score de crédito é reflexo do seu comportamento financeiro. Não confie em empresas ou pessoas que oferecem aumento de score em troca de dinheiro.
Para que seu Score aumente, é necessário criar hábitos saudáveis para sua vida financeira, como solicitar crédito de forma consciente, regularizar dívidas em seu nome e realizar o pagamento de suas contas sempre em dia. Fique atento!

Como aumentar score rápido?

Embora a pontuação do score seja dinâmica, o aumento é gradativo, de acordo com sua melhora de comportamento financeiro. Essa mudança de comportamento vai sendo consolidada com o tempo, a partir de informações e históricos.
Por outro lado, caso tenha negociado alguma oferta de dívida disponível no Serasa Limpa Nome com pontos turbo, a confirmação do pagamento pelo credor pode aumentar sua pontuação mais rápido.

Assista ao vídeo: Score Turbo – Serasa Ensina

Como aumentar score rápido e grátis?

Como já mencionamos acima, a melhora da sua pontuação depende de muitos fatores e não acontece da noite para o dia.
É preciso ter paciência para alcançar uma boa pontuação. Uma constância nos hábitos de pagamentos é fundamental para atingir esse objetivo.

Por que meu Score é diferente em outras empresas?

Cada empresa que oferece score de crédito utiliza métodos próprios para cálculo da pontuação, a partir de informações relevantes que tenham disponível no momento da consulta. São esses dois fatores (modelo e informações disponíveis) que justificam a diferença entre os modelos score de crédito entre empresas.
No caso da Serasa, contamos com um banco de dados robusto para que sua pontuação de crédito seja cada vez mais assertiva.

Cadastro Positivo ajuda no Score?

O Cadastro Positivo é muito importante, pois com ele seu histórico de crédito é levado em consideração para o cálculo do Score, o que torna a sua pontuação mais adequada ao seu perfil de risco de crédito. Isso significa que não levaremos em consideração somente as suas informações cadastrais, de negativações e consultas, presentes em nossa base de dados, mas também suas informações positivas, ou seja, os compromissos financeiros que você assumiu e como você vem pagando. Esse comportamento pode contribuir para a formação de um histórico de bom pagador e pode ser levado em consideração pelos credores no momento da decisão pela concessão de crédito.

Assista ao vídeo: Cadastro Positivo: como funciona – Serasa Ensina

Meu Score caiu. E agora?

O primeiro passo é acessar sua pontuação e conferir o que pode ter causado a queda. Caso tenha atrasado o pagamento de alguma dívida, é importante regularizá-la o quanto antes.
Mas lembre-se que o pagamento de dívidas anteriormente negativadas influencia o Score de forma gradativa, na medida em que se demostra um comportamento estável de adimplência ao longo do tempo.
Quanto maior o tempo transcorrido após a regularização do débito, menor será o risco de nova inadimplência e, consequentemente, maior será a pontuação.

Por que meu score caiu?

Existem várias razões para a diminuição do Score. O atraso de alguma conta, a falta de dados atualizados e excesso de pedidos de crédito podem ser algumas delas.
Basta acessar sua pontuação e conferir o que pode ter causado a queda.

O que significa ter o Score baixo?

Ter o Score baixo significa que as chances de você pagar as contas em dia são baixas. Assim, quando alguma empresa consulta uma pontuação e ela está baixa, a empresa pode entender que a probabilidade de o consumidor não cumprir com os pagamentos é alta, o que pode ser considerado na análise de pedidos de crédito, como empréstimos, cartão de crédito e financiamentos.

Pagar à vista melhora meu score?

Pagamentos realizados à vista não influenciam a pontuação do Serasa Score.

Minha pontuação Score cai se eu consultar muitas vezes?

Não. Você pode consultar seu Score quantas vezes quiser. Suas consultas não afetam sua pontuação. As consultas que podem afetar seu Score são as consultas realizadas por algumas empresas.
A busca excessiva por crédito pode gerar consultas em seu CPF, o que pode representar risco de endividamento e impactar seu Score.

Estou com nome limpo e score baixo. Por quê?

A pontuação de crédito leva em consideração diversas informações relevantes e não apenas o momento atual e específico da sua vida financeira, como histórico de dívidas enviadas para negativação pelos credores nos últimos 5 anos, informações do Cadastro Positivo, histórico de consultas, dados cadastrais (idade, por exemplo) etc.
Se você já regularizou todas as dívidas em seu nome, é só aguardar. Grandes mudanças na pontuação são resultado de ações constantes. Leva tempo.

Assista ao vídeo: Serasa Responde: outras dúvidas do Score – Serasa Ensina

Quem ganha mais tem o Score mais alto?

Não. O valor do salário não afeta a pontuação no Serasa Score. O importante são os seus hábitos financeiros, como pagar as contas sempre em dia e evitar o endividamento.

Existe aplicativo para aumentar o Score?

O único aplicativo que te ajuda no aumento do Serasa Score é o aplicativo da Serasa. Nele você consegue monitorar sua pontuação e acompanhar seu histórico.
Além disso, caso você pague alguma dívida com oferta TURBO, sua pontuação sobe na hora! Essa é a única forma de aumentar seu Score de forma instantânea. Qualquer outro aplicativo que prometa o mesmo pode estar aplicando golpes!

Não encontrou sua dúvida aqui?

Entre em contato conosco. Nossa Central de Atendimento está sempre pronta para te ajudar.

Ir para a central de ajuda