Bets: evite comprometer sua saúde financeira
Bets: evite comprometer sua saúde financeiraData de publicação 3 de outubro de 202421 minutos de leitura
Atualizado em: 22 de abril de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Será que é possível pagar fatura do cartão com outro cartão de crédito? Quais os riscos dessa prática? Será que vale a pena? O que fazer para não precisar recorrer a este recurso?
Neste artigo, entenda as regras e os custos desse serviço. E saiba como pagar o cartão em caso de desequilíbrio financeiro.
Sim, alguns bancos permitem que consumidores paguem contas (água, luz, telefone) e faturas de cartão de crédito com outro cartão.
Mas é preciso ficar atento, porque esse serviço é cobrado pelos bancos, e as tarifas variam em cada instituição.
Além disso, usar um cartão para pagar a fatura de outro é muito arriscado e pode levar ao endividamento.
Leia também | O que acontece se não pagar a fatura do cartão?
A Serasa preparou um manual para você aprender a lidar com o crédito de maneira mais saudável e evitar o superendividamento.
Para pagar uma fatura de cartão com outro cartão, é necessário checar se o contrato permite. O nome do serviço para os bancos é “pague contas” ou “pagamento de contas”.
Leia também | Cartão de crédito: o que é e como funciona
O custo pode este serviço pode variar conforme o tipo de cartão e dependendo das regras internas da emissora ou instituição financeira responsável.
Assim, é preciso entrar em contato com o banco para saber qual o valor cobrado no seu cartão para operações do tipo.
Leia também | Juros do cartão de crédito: 5 coisas que você precisa saber
Para pagar a fatura do cartão de crédito com outro cartão, é preciso copiar a numeração do código de barras da fatura ou baixá-la para um dispositivo em que seja possível realizar a leitura pela câmera.
Em seguida, é necessário acessar o aplicativo da instituição em que utilizará o cartão de crédito para efetuar o pagamento e buscar pela opção “Pague contas” ou “Pagamento de contas”.
Depois, basta selecionar se deseja pagar a fatura à vista ou se prefere parcelar, verificar as taxas aplicadas e confirmar a operação.
De modo geral, usar esse serviço só vale a pena se for para uma situação muito emergencial e pontual. O risco de se tornar uma rotina e começar um processo de endividamento é muito grande.
Ou seja, quem paga um cartão com outro de forma frequente, pode, no longo prazo, entrar em uma espiral de dívidas.
Além disso, a prática pode levar o consumidor a cometer erros que levam ao aumento da dívida ou até mesmo ser acusado de tentativa de fraude, caso, por exemplo, tente pagar a fatura de um cartão com o próprio cartão (por meio de carteiras digitais, por exemplo).
E, no fim das contas, além de ficar com uma dívida elevada, o consumidor pode acabar tendo o cartão bloqueado ou cancelado.
Leia também | Cartão de crédito para negativado exige cautela
Leia também | Saiba como pagar a fatura do cartão de crédito
Leia também | Pagar o mínimo ou atrasar a fatura? Entenda as consequências
Existem diferentes tipos de crédito disponíveis no mercado e existem algumas alternativas mais comuns para quem precisa quitar dívidas:
O consignado costuma ter juros menores, pois suas parcelas são diretamente descontadas do salário ou benefício social.
Com isso, o banco tem mais segurança de que vai receber de volta o dinheiro concedido, o que explica essa redução.
Em geral, funcionários públicos, aposentados e pensionistas são quem mais utilizam esse tipo de crédito, mas muitas empresas privadas também conseguem fazer parceria com bancos para oferecer esse empréstimo a seus funcionários.
Usar um bem como garantia de pagamento na hora de contratar empréstimo é uma ótima opção para quem está com dívidas.
Essa modalidade, também conhecida como refinanciamento, aumenta as chances de aprovação e oferece juros menores que os outros empréstimos.
Isso acontece porque o risco de inadimplência é bem menor, em razão do bem dado em garantia.
A garantia permite que a instituição financeira ofereça melhores condições ao consumidor.
É a mais popular das linhas de crédito. O empréstimo pessoal é ideal para situações em que o consumidor precisa de pouco dinheiro, com prazo de pagamento menor.
No entanto, é preciso pesquisar bem, já que os juros dessa modalidade variam muito conforme a instituição financeira.
Em busca de crédito para organizar sua vida financeira? O Serasa Crédito te ajuda!
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 3 de outubro de 202421 minutos de leitura
Data de publicação 3 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 30 de setembro de 20247 minutos de leitura