Entrar

Dívida de cartão de crédito: o que pode acontecer se eu não pagar?

Quando você acumula dívida de cartão de crédito, o que pode acontecer? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Dívida de cartão de crédito, infelizmente, é um problema para milhões de brasileiros. De acordo com o Mapa da Inadimplência, o estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa, cerca de 25 milhões de consumidores ficaram negativados por não conseguirem pagar as faturas.

É fato que o cartão de crédito é uma comodidade. A possibilidade de parcelar compras ou adquirir um produto de valor alto mesmo sem ter o dinheiro no bolso é bastante tentadora.

Mas, quando a dívida do cartão de crédito sai do controle, o que pode acontecer? É o que você vai descobrir neste artigo. Continue a leitura!

Dívida de cartão de crédito: o que pode acontecer se eu não pagar?

Vamos direto ao ponto: ao atrasar uma dívida de cartão de crédito, a primeira coisa que pode acontecer com você é ter o nome negativado.

Quando você não paga a fatura no prazo, o banco ou instituição financeira tem autorização para incluir o seu CPF na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

Ou seja: você ficará com o nome negativado e, por isso, terá grandes dificuldades para conseguir liberação de empréstimos, financiamentos, parcelamentos em lojas e novos cartões de crédito.

Além disso, vale lembrar que o cartão é uma das modalidades com juros mais altos do mercado, e o fato de você parar de pagá-lo não impede que a dívida continue aumentando.

Por isso, se você ficou com o nome negativado por conta de uma dívida de cartão de crédito, o melhor é tentar regularizar a situação o quanto antes.

Posso conseguir um novo cartão de crédito ou financiamento depois de a dívida caducar?

De acordo com o Artigo 206 do Código Civil, após cinco anos, os bancos, recuperadoras ou empresas de negociação de crédito não podem continuar cobrando a sua dívida. Sendo assim, depois deste período, é possível dizer que a dívida “caducou”.

Mas, então, com o nome fora do banco de negativados, você consegue um novo cartão de crédito?

Em geral, a resposta é não. Isso porque, mesmo com a dívida não podendo ser cobrada, ela continua registrada no banco de dados das instituições financeiras. Especificamente, uma dívida caducada continua existindo em dois locais:

  • No SCR (Sistema de Informações de Crédito) do Banco Central, sempre mostrada como prejuízo;
  • Nos sistemas internos das instituições financeiras.
  • Esse cenário dificulta e muito a aprovação de um novo cartão de crédito ou modalidades de empréstimo, pois durante a consulta as empresas ainda conseguem verificar informações do Banco Central.

    Além disso, o fato de não quitar a sua dívida traz outros prejuízos, como:

  • Relacionamento comprometido com as empresas;
  • Histórico negativo de pagamentos e negociações;
  • Queda da pontuação no Serasa Score.
  • O mais indicado é você não se apegar ao “caducar da dívida” e buscar a negociação da inadimplência para que, além dos birôs de crédito, ela também seja eliminada do SCR.

    A boa notícia é que você pode consultar e negociar o pagamento das suas dívidas com desconto sempre que quiser por meio do Serasa Limpa Nome.

    Como negociar uma dívida de cartão de crédito com desconto?

    O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Em parceria com centenas de instituições financeiras e outras empresas, a Serasa consegue oferecer descontos especiais para você limpar seu nome, que podem chegar a 90% do valor total da dívida.

    Veja como funciona:

    1. Acesse o Serasa Limpa Nome
      Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada. Ao concluir o login, se você tiver uma dívida de cartão de crédito atrasada ou negativada, ela aparecerá na tela.

    2. Confira as informações sobre a sua dívida
      Depois de visualizar sua dívida, clique em “Ver oferta” para conhecer as opções de pagamento disponíveis para você. Aí, é só escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento e a data de vencimento dos boletos, caso queira parcelar seu acordo. Se preferir, você também pode emitir um só boleto e quitar essa dívida à vista.

    3. Confirme a opção de pagamento escolhida

      Revise o acordo feito e clique em “Declaro que li e concordo com os termos e condições”. Aí, é só avançar e pronto! Seu acordo de negociação está feito.

      Depois disso, leva no máximo cinco dias úteis para limpar seu nome na Serasa. Esse é o prazo que as empresas têm para solicitar a exclusão do seu nome da base de inadimplentes.

      Mas, fique de olho: quando você escolhe quitar sua dívida em parcelas, seu nome é limpo após o pagamento do primeiro boleto. No entanto, a empresa pode solicitar que ele seja incluído na base de inadimplentes novamente, caso você não pague todas as prestações.

      Por isso, lembre-se de fechar um acordo alinhado à sua realidade financeira, com condições que você consiga cumprir até o fim.

    Cuidados importantes

    Para não se enrolar em uma dívida de cartão de crédito, lembre-se de sempre utilizar esse recurso de maneira consciente.

    Muitos consumidores confundem o limite disponível no cartão com saldo em conta, e acabam usando um valor de crédito que não podem pagar depois.

    Por isso, nossa dica é: esqueça o limite que as instituições financeiras estipulam para o seu cartão de crédito e estabeleça você mesmo um valor máximo para ser utilizado por mês.

    De acordo com os especialistas, o ideal é nunca comprometer mais do que 30% da sua renda mensal para quitar prestações, o que também inclui a fatura do cartão de crédito. E você? Está respeitando esse limite?

    Se você já tem uma dívida de cartão de crédito atrasada ou qualquer outra pendência financeira, nossa recomendação é que você comece a fazer um planejamento para se livrar desse problema o quanto antes.

    Como já mencionamos, o Serasa Limpa Nome é uma ótima alternativa para consultar o seu CPF, conhecer o valor total da sua dívida e fazer um acordo com descontos especiais e condições de pagamento que se ajustam ao seu orçamento.

    Acesse a plataforma agora mesmo e confira as ofertas de negociação disponíveis para você quitar sua dívida de cartão de crédito sem dor de cabeça.