Nome negativado: O que significa e o que fazer para resolver?

Você sabe o que significa estar com o nome negativado e o que fazer para resolver essa situação? Confira as nossas dicas no blog da Serasa!

Mulher super preocupada com as contas para vencer e com receio do seu nome ficar negativado

Publicado em: 26 de maio de 2022.

Ter o nome negativado significa que uma dívida não foi paga, e o credor solicitou a inclusão do nome e do CPF nos birôs de crédito, como a Serasa. Essa é uma consequência aos consumidores que não cumprem com o pagamento de suas dívidas.

Segundo o Mapa da Inadimplência feito pela Serasa em março de 2022, 65 milhões de brasileiros estão endividados. Ou seja: muitas pessoas estão inadimplentes, e talvez algumas nem saibam disso, afinal, pode acontecer delas simplesmente esquecerem de pagar um boleto – por isso é tão importante acompanhar o seu Score!

O nome pode ser negativado quando a pessoa não realiza o pagamento de uma conta em dia. Ocorre quando há o atraso de contas, como: água, aluguel, internet, telefone, cartão de crédito, financiamento, entre outras.

A inscrição como devedor deve ser informada ao consumidor e não é automática, o que significa que o credor deve realizar o procedimento junto ao órgão de restrição de crédito.

Neste texto, vamos compreender melhor o que significa a negativação do devedor e quais as melhores formas de regularizar a situação.

Assista | Serasa Responde: o que é inadimplência?

Negativação Serasa

Para quem não sabe qual a situação da sua dívida, na Serasa é possível fazer a consulta de negativação do CPF. Consultar o CPF é de graça e pode ser feito on-line, de forma simples e prática. Veja como consultar a negativação na Serasa.

1. Acesse o site da Serasa;
2. Clique em “Consultar CPF grátis”;
3. Faça o cadastro, se não for cadastrado;
4. Confirme o seu e-mail, se precisar se cadastrar;
5. Entre com seu CPF e senha;
6. Clique em “Meu CPF” e consulte se há pendências.

Nome negativado: consequências

Há duas consequências para quem tem o nome negativado: diminuição do Score e dificuldade de obter crédito. A pontuação de crédito é um dos critérios que bancos e instituições financeiras utilizam para a aprovação de cartões, financiamentos, empréstimos e crédito no geral.

Uma vez que o Score diminui, as empresas entendem que o risco de não serem pagas é maior. Portanto, fica mais difícil conseguir crédito no mercado.

É impossível conseguir crédito pessoal para negativado?

Embora seja um pouco mais complicado, é possível conseguir empréstimo para negativado. Isso porque há instituições preparadas para fornecer crédito para inadimplentes. Elas já trabalham com essa margem de risco, justamente por compreenderem que existe uma parcela da população com esse perfil.

Muitas instituições oferecem empréstimo para negativado como forma dessas pessoas conseguirem regularizar o nome. Quando a dívida tem taxas e multas muito altas, como cartão de crédito e cheque especial, pode ser mais interessante trocar a dívida. Ou seja, pedir um crédito pessoal para negativado para quitar o débito e se comprometer com uma dívida fixa.

Como regularizar o nome

O primeiro passo para quem quer quitar as dívidas e voltar a ter o nome sem restrições é fazer um planejamento financeiro. Tente listar os seus gastos mensais, todas as suas dívidas e os seus ganhos também. Assim, você vai saber quanto tem para gastar e a pagar.

Comece, então, quitando os débitos mais altos. Se você não tiver condições de pagar à vista, faça a negociação de dívidas, para que os juros parem de correr. No Serasa Limpa Nome, plataforma de negociação de débitos da Serasa, é possível encontrar ofertas com descontos de até 90%, caso a empresa faça parte da nossa base.

Para verificar se há opções de pagamento, é muito simples: acesse o Serasa Limpa Nome e clique em “Ofertas”. Se você ainda não tiver acesso, cadastre-se gratuitamente.

Uma vez com o nome sem restrições, automaticamente, o seu Score tende a subir. Uma forma de agilizar esse processo é utilizando o Cadastro Positivo. Com ele, ficam registradas as suas dívidas pagas também, não só aquelas que você não conseguiu pagar.

Vantagens de ter o nome sem restrições

Estar negativado é um problema que pode afetar, inclusive, o emocional das pessoas. De acordo com uma pesquisa da Serasa feita em 2021, 85% dos entrevistados disseram já ter sentido vergonha das suas dívidas, 84% acreditam que as dívidas impactaram nas suas vidas sociais e 80% tiveram pensamento negativos por estar passando ou já terem passado por uma situação financeira complicada.

Portanto, quitar os débitos pode ter um verdadeiro impacto na sua saúde mental. Além disso, é claro, existem outros benefícios: maiores chances de ser aprovado ao solicitar crédito, facilidade na hora de alugar, comprar ou financiar um imóvel, liberdade financeira e possibilidade de pôr as finanças em dia e, enfim, começar a guardar dinheiro para tirar os sonhos do papel.

Gosta deste tipo de conteúdo? Para saber mais sobre temas relacionados a nome negativado, conheça o simulador de empréstimos para saber como ele pode ajudar na sua organização financeira e continue acompanhando o blog da Serasa para mais dicas de finanças!