Como economizar nos presentes de Natal: 5 dicas práticas
Como economizar nos presentes de Natal: 5 dicas práticasData de publicação 17 de dezembro de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 17 de dezembro de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
A data limite para o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro é dia 20 de dezembro. Esse prazo vale para todos os trabalhadores que tenham direito ao benefício.
Para se programar, é importante lembrar que o segundo depósito normalmente não é do mesmo valor que o primeiro. É a segunda parcela que recebe os descontos obrigatórios do décimo terceiro.
Entenda como funciona esse cálculo e tire suas dúvidas sobre o pagamento.
A segunda parcela deve ser paga pelo empregador até o dia 20 de dezembro de cada ano. Já a primeira pode ser depositada entre fevereiro e novembro – o prazo máximo é dia 30 de novembro.
Essas datas são definidas pela legislação brasileira. O décimo terceiro é um direito de todos os trabalhadores formais, garantido pela Constituição Federal.
Leia também | Guia Serasa para aproveitar o décimo terceiro
Em 2025 o décimo terceiro será pago até dia 19 de dezembro. Isso acontece porque o dia 20 de dezembro (data limite pela lei) cai em um sábado. Nesse caso, o pagamento é adiantado para o dia útil anterior.
Porque os descontos correspondentes à dedução do Imposto de Renda e à contribuição ao INSS são aplicados apenas na segunda parcela. Essas tributações são obrigatórias, e são as mesmas que incidem todos os meses sobre o salário normal.
Nos casos de pensão alimentícia descontada em folha de pagamento, normalmente o valor da pensão também é deduzido da segunda parcela do décimo terceiro.
O pagamento do décimo terceiro é sempre dividido em até duas parcelas – qualquer que seja o valor ao qual o trabalhador tem direito.
Este total é divido por dois:
Os especialistas orientam usar o décimo terceiro de forma estratégica, e aproveitar esse dinheiro extra para fortalecer a vida financeira. Confira dicas do que fazer com o benefício:
● Pague suas dívidas
Para quem está no vermelho, a prioridade é pagar as dívidas e começar o ano com o nome limpo. Este é o ponto de partida para reorganizar a vida financeira, voltar a ter crédito no mercado e começar a definir metar financeiras.
● Poupe
Quem está no zero a zero nas finanças pode aproveitar o décimo terceiro para começar uma reserva de emergência. Essa economia representa uma segurança em meio a momentos imprevisíveis.
● Desfrute
Quem está sem dívidas e com a reserva de emergência garantida pode desfrutar de uma parte desse dinheiro extra. A dica é sempre investir uma porcentagem, mas também aproveitar o resto para se presentear ou gastar nas férias.
Quem está com dívidas pode aproveitar o dinheiro extra e recuperar as finanças. Ao negociar dívidas na plataforma da Serasa, é possível quitar as dívidas com ofertas e condições facilitadas.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas do país, com descontos que podem chegar a 90%. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em poucos minutos pelos canais oficiais da Serasa: site, aplicativo (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou Agências dos Correios.
● Pronto! Feche o acordo e pague-o.
Data de publicação 17 de dezembro de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de dezembro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 17 de dezembro de 20257 minutos de leitura