Entrar

Como colocar crédito no celular online? Veja as opções

Atualmente existem diversas formas de colocar crédito no celular online, sem precisar sair de casa e de forma rápida e fácil.

Homem checando as melhores opções para colocar crédito no seu celular online

Foto Vanessa Ferreira
Publicado em: 19 de janeiro de 2022.

Colocar crédito no celular é muito mais fácil do que parece. Os planos pré-pagos para celulares continuam fazendo sucesso entre boa parte dos brasileiros. Segundo relatório da Anatel, em junho de 2021, 48% dos planos usados no Brasil eram dessa modalidade.

Embora tenha havido um crescimento dos planos pós-pagos nos últimos anos, existem bons motivos para nem todas as pessoas aderirem a eles.

Com planos em que é necessário colocar crédito no celular antes de utilizá-lo, fica muito mais fácil controlar o uso e o gasto.

Além disso, muitas operadoras oferecem benefícios interessantes para esses clientes, como acesso gratuito a redes sociais, como o Whatsapp por exemplo.

E um motivo para que a adesão a este tipo de plano continue forte é que nos últimos anos ficou muito mais fácil colocar crédito no celular. Já que surgiram formas de fazer isso online, sem precisar sair de casa.

Nesse artigo vamos abordar as diversas formas de fazer a recarga do celular e explicar como esse processo funciona.

Como funciona uma recarga online

Se há alguns anos era preciso ir até uma banca de jornal, casa lotérica ou mercado para realizar a recarga de créditos no celular, hoje podemos dizer que isso ficou para trás.

Isso porque a tecnologia e a digitalização dos bancos possibilitaram que esse processo seja feito de forma digital. Assim como para compras e contratação de outros serviços, agora dá pra colocar crédito no celular online.

A grande vantagem desse processo é que quem escolher um celular pré-pago não precisa mais passar aperto quando os créditos terminam. Já que rapidamente é possível inserir novos créditos na conta, sem precisar sair de casa.

Custo

A recarga de créditos online funciona da mesma maneira que a presencial. A diferença é que você pode fazer isso através do aplicativo da operadora, de um app ou internet banking de banco ou de uma carteira digital.

O custo varia de acordo com a operadora. Mas, normalmente você pode escolher a quantidade de créditos que quer pagar de acordo com o tempo de uso.

Validade de créditos

A validade dos créditos adicionais depende do valor e é definido por cada operadora. No entanto, a Anatel determina um prazo mínimo de 30 dias de validade. Também existem casos em que a validade chega a 90 ou 180 dias, dependendo do valor da recarga.

Fazer uma recarga online é muito simples e bem mais prático do que ter que se deslocar até um ponto físico para isso.

Algumas das vantagens de fazer esse processo online são:

  • Flexibilidade de valores: você pode escolher o valor que deseja, sem precisar depender do valores pré-definidos das operadoras

  • Praticidade: não é necessário sair de casa para isso

  • Rapidez: você pode fazer a recarga em qualquer dia e horário e o crédito fica disponível na mesma hora.

Onde fazer uma recarga online

Como dissemos, colocar crédito no celular online é muito mais prático do que fazer isso presencialmente. E o melhor é que atualmente existem diversas formas de fazer isso.

Aplicativo ou Site da Operadora

Uma opção bem conhecida é utilizar o próprio site da operadora do celular para fazer esse processo. Nesse caso o crédito pode ser liberado em até 24h.

Aplicativos de recarga

Esses aplicativos, que também podem ser usados para outras transações, facilitam a vida na hora de colocar recarga no celular. Com ele é possível fazer o pagamento via cartão de crédito, com o saldo disponível no aplicativo e até por boleto bancário.

Internet Banking

Os bancos também costumam oferecer a opção de recarga de celular em suas plataformas e aplicativos. Isso é ótimo para quem já está acostumado a pagar as contas através do internet banking.

Carteiras digitais

As Carteiras Digitais funcionam como uma carteira normal mas no ambiente online. Nesses aplicativos é possível cadastrar cartões de créditos e adicionar saldos para fazer pagamentos de boleto e também recargas de celular.

Passo a passo para fazer uma recarga online

São várias as opções para quem opta por um plano pré-pago. Para saber como colocar crédito no celular com cartão de crédito, boleto ou débito em conta, veja as dicas abaixo.

No aplicativo da operadora

É possível adicionar o crédito direto no site ou aplicativo da operadora do seu celular. Para isso é preciso:
  1. Baixe o aplicativo ou entre site da operadora

  2. insira o seu número de telefone

  3. escolha o valor

  4. fornecer o código de segurança enviado por SMS, quando necessário

  5. adicionar um cartão de crédito e fazer o pagamento

  6. depois é só aguardar a confirmação e o recebimento dos crédito

Através de aplicativos de recarga

Esse processo também é bem simples em um app de recarga de celular, só é preciso fazer o download do app no seu celular.

  1. Acesse o aplicativo e crie uma conta

  2. Selecione a opção de Recarga de Celular

  3. Insira o número de celular ou escolha um contato

  4. Defina um valor

  5. Escolha a forma de pagamento, que pode ser um cartão de crédito ou uma carteira digital

  6. Verifique os dados e confirme a transação

Pelo Internet Banking o App do seu banco

Nesse caso, a forma de fazer a recarga pode variar de acordo com o banco.

Em alguns casos é necessário selecionar o menu de transações como Pagamentos e Transferências e, a partir dali, escolher a Recarga de Celular. Mas tem bancos que já contam com uma opção de recarga no meu principal.

Independente de qual for o seu banco, depois de iniciar o processo, siga as instruções do aplicativo, informando o número de telefone e o valor da

recarga. E, finalizar realizando o pagamento que será debitado na conta corrente.

Carteiras Digitais

Atualmente também é possível realizar transações e colocar créditos no celular através das Carteiras Digitais.

Para isso, basta adicionar à carteira um saldo para fazer o pagamento da recarga. Esse saldo pode ser adicionado através de transferências ou do pagamento de um boleto bancário.

Após adicionar um valor na sua carteira digital, basta selecionar Recarga de Celular. A partir daí é só inserir o número do aparelho e o valor que deverá ser creditado. Depois é só verificar os dados e confirmar a transação que o valor será debitado do saldo da carteira digital.

Se você ficou curioso sobre como funciona essa novidade, conheça as vantagens da Carteira Digital Serasa agora mesmo.