Entrar

Como fazer pagamento pelo PIX: veja o passo a passo

A praticidade e rapidez do PIX já fez com que ele se tornasse a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Entenda como você pode aproveitar esse serviço.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 02 de maio de 2022.

Se tem uma palavra que não sai mais do vocabulário do brasileiro atualmente, essa palavra é PIX. A nova forma de movimentar dinheiro já é muito popular entre os brasileiros, mas nem todo mundo já sabe como fazer pagamento pelo PIX, por exemplo.

Desde que foi lançado, em novembro de 2020, o Pagamento Instantâneo do Banco Central passou a fazer parte da vida de muitas pessoas.

Segundo dados do BC, já são mais de 120 milhões os brasileiros cadastrados para receber e enviar dinheiro dessa maneira. Destes, mais de 96 milhões já utilizaram o PIX para fazer transações financeiras entre pessoas físicas ou jurídicas.

Mesmo com todo esse sucesso de adesão, ainda existem pessoas que não sabem como fazer pagamento pelo PIX, nem como essas movimentações funcionam.

A boa notícia é que é muito simples entender como usar esse tipo de pagamento ao comprar produtos ou serviços. Continue lendo para saber o passo a passo.

Como funciona o PIX

Antes de detalhar as diversas formas de como pagar pelo PIX, é interessante entender por que ele se tornou a forma de pagamento mais utilizada no Brasil em tão pouco tempo.

O PIX é o Pagamento Instantâneo Brasileiro e foi lançado pelo Banco Central para facilitar as transações entre pessoas físicas e jurídicas.

Como o próprio nome diz, com isso é possível enviar dinheiro de forma instantânea, seja para quem for. Diferentemente de DOCs e TEDs, esse tipo transferência bancária pode ser feita a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

Outra vantagem é que o PIX é gratuito para pessoas físicas e cobra taxas mais baixas de empresas. Isso porque o objetivo do BC era deixar o acesso ao sistema financeiro mais democrático e ágil.

As transações funcionam com o uso de chaves PIX, que são códigos que identificam as contas bancárias. Cada pessoa ou empresa pode ter mais de uma chave PIX, referente a contas diferentes.

O cadastro de uma nova chave deve ser feito direto no aplicativo do banco ou internet banking. Para isso, basta escolher um tipo de chave entre as opções:

• telefone
• e-mail
• cpf
• cnpj

Também é possível gerar uma chave aleatória, caso não queira utilizar os seus dados pessoais.

Leia também | Como pagar boleto com cartão de crédito?

Como fazer pagamento pelo PIX

Agora que você já entendeu como funciona essa modalidade, vamos explicar as diferentes formas de fazer pagamentos via PIX.

Fazer pagamento pela chave

O jeito mais simples de utilizar o PIX é utilizando uma chave. Ela pode ser usada para transferir dinheiro para um familiar ou amigo ou pagar uma empresa por uma compra. Veja abaixo como fazer pagamento pelo PIX dessa maneira:

1. Abra o app do banco e acesse a área PIX;
2. Selecione a opção “Transferir”;
3. Insira o valor que será pago;
4. Informe a chave PIX de quem deve receber o dinheiro;
5. Verifique todas as informações e conclua inserindo sua senha.

Pagar com QR Code

Uma maneira bem simples de pagar uma compra ou transferir dinheiro pelo PIX é por meio de um QR Code. Com isso, é possível escanear a imagem do código QR do estabelecimento na hora de fazer o pagamento. Veja o passo a passo abaixo:

1. No aplicativo do seu banco, vá até a área PIX;
2. Clique em “Pagar” e selecione a opção “Ler QR Code”;
3. Aponte a câmera do celular para a imagem fornecida pelo estabelecimento;
4.Insira o valor;
5. Confirme se as informações estão corretas e siga;
6. Insira a senha do banco e conclua a transação.

Usar o copia e cola para pagar

Para usar o PIX copia e cola, o estabelecimento deverá fornecer o código gerado junto ao QR Code.

1. Copie o código fornecido pela empresa;
2. No app do banco, vá para área PIX;
3. Escolha a opção PIX Copia e Cola;
4. Cole o código que foi copiado;
5. Confirme as informações e finalize a transação.

Como fazer pagamento com PIX com dados bancários

Caso você tenha os dados bancários da pessoa ou empresa que deve receber o dinheiro, também é possível usá-lo para fazer um pagamento. Essa forma é bem parecida com um TED ou DOC, mas o dinheiro é transferido na hora.

1. Na área PIX, selecione a opção “Transferir”;
2. Insira o valor a ser pago;
3. Informe os dados da conta (número da agência e conta corrente);
4. Informe o CPF ou CNPJ se necessário;
5. Verifique todas as informações;
6. Finalize a transferência com a sua senha.

Pagar boleto pelo PIX

Além de transferir dinheiro utilizando o PIX, é possível também pagar boleto com esse meio de pagamento. Para isso é preciso usar as funções QR Code ou Copia e Cola.

O primeiro passo é verificar se o boleto tem um QR Code, se tiver, siga os passos abaixo

1. Abra o app do banco e vá até a área PIX;
2. Escolha a opção Pagar com QR Code;
3. Aponte a câmera para o QR Code presente no boleto;
4. Confirme as informações do pagamento;
5. Insira a sua senha e conclua a operação.

Se no boleto não tiver um QR Code, você pode utilizar a opção PIX Copia e Cola:

1. Vá para a área PIX do aplicativo da instituição financeira;
2. Selecione PIX Copia e Cola;
3. Insira o código de barras do boleto no campo;
4. Verifique se as informações estão corretas;
5. Conclua a operação com a senha;

Agora já deve ter ficado fácil entender como fazer pagamento pelo PIX. Para começar a utilizar essa forma de pagamento basta cadastrar uma chave PIX e seguir o passo a passo acima!

Outra forma de utilizar os benefícios do PIX é com a Carteira Digital Serasa, que organiza todas as suas finanças em um só lugar. Com o PIX é possível adicionar dinheiro na sua Carteira Digital para pagar suas contas. Assim você consegue manter um melhor controle das suas finanças.

Uma dúvida comum de quem está começando a usar o PIX é se tem como fazer PIX com cartão de crédito. Para continuar aprendendo sobre isso, você pode ler esse artigo que preparamos.

Assista | Pix parcelado: como funciona?