Comprovante de regularidade do CPF: para que serve e como emitir
Comprovante de regularidade do CPF: para que serve e como emitirData de publicação 25 de novembro de 20246 minutos de leitura
Atualizado em: 5 de julho de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa mostra que 63% dos lares brasileiros têm os custos com automóvel entre os maiores gastos anuais. Além disso, o não pagamento das multas de trânsito gera consequências para o motorista.
A boa notícia é que as multas podem ser parceladas. Assim, fica mais fácil quitá-las e manter a regularização do veículo em dia.
Segundo a Resolução 619/2016 atual, o recebimento de multas pela arrecadadora será exclusivamente à vista e de forma integral. Porém, o parcelamento pode ser realizado por meio de cartão de crédito e instituições integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
No artigo 25, a resolução traz informações sobre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) interessados em oferecer a alternativa de parcelamento.
De acordo com a determinação, os órgãos e entidades poderão promover a habilitação por meio de contratação ou credenciamento de empresas credenciadoras. Também poderão participar organizações subcredenciadoras ou facilitadoras responsáveis por processar as operações e os respectivos pagamentos.
Sobre os valores a serem cobrados pelo parcelamento via cartão de crédito, os encargos e eventuais diferenças de valores ficam a cargo do titular do cartão que oferecer essa possibilidade. Além disso, o parcelamento poderá englobar uma ou mais multas de trânsito.
Parcelar o pagamento das multas de trânsito pode trazer benefícios para a vida financeira e a regularização do veículo.
Dividir o valor total da multa em parcelas menores torna o pagamento mais acessível. Essa opção é ótima para quem está enfrentando dificuldades financeiras.
O parcelamento também permite uma melhor organização financeira. Assim, é possível pagar a multa sem comprometer outras despesas. Ao manter o débito em dia, o motorista evita também o acúmulo de multas e juros.
Com o parcelamento, é possível regularizar a situação do veículo sem precisar do valor total de uma vez. Isso permite realizar o licenciamento do veículo e a renovação do documento de circulação.
● Primeiro, acesse o site do Detran do estado em que o veículo foi registrado.
● Alguns estados têm regras sobre o parcelamento de multas. Verifique no site do Detran se a multa se encaixa nos critérios de parcelamento do estado.
● Geralmente, apenas multas de trânsito com valores acima de um valor predeterminado podem ser parceladas.
● Verifique se não há restrição quanto ao tipo de infração.
● Dados da multa, como número de auto de infração.
● Placa do veículo.
● CPF do proprietário.
● Número do Renavam.
● Acesse o site do Detran correspondente ao estado de registro do veículo.
● Verifique a elegibilidade.
● Preencha o formulário de solicitação de parcelamento com as informações solicitadas.
● Escolha o número de parcelas que deseja pagar. O limite máximo, geralmente, é de 12 vezes.
● Lembre-se de analisar os juros e todas as informações referentes ao acordo.
● Informe os dados bancários para o pagamento das parcelas.
● Confirme os dados e finalize a solicitação.
● É possível acompanhar o status da solicitação no site ou aplicativo do Detran.
● Em alguns casos, o Detran pode solicitar documentação adicional para validar a solicitação.
● Após a aprovação, o proprietário do veículo receberá as instruções para o pagamento das parcelas.
O Detran de alguns estados oferece a opção de parcelar multas apenas presencialmente em um de seus postos de atendimento.
Também é possível negociar o pagamento da multa diretamente com o Detran.
Se o proprietário do veículo estiver inscrito no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), poderá conseguir desconto no pagamento de multas vencidas.
● Baixe o aplicativo da Serasa para Android ou iOS.
● Faça login ou crie sua conta.
● Procure por "Pagar" e depois por "Débitos veiculares".
● Digite a placa do automóvel. Se houver débitos em aberto, eles aparecerão na tela.
● Selecione os débitos que deseja quitar e as parcelas.
● Clique em "Pagar agora" e escolha a melhor forma de pagamento.
Ao optar por parcelar as multas, poderá haver cobrança de juros e taxas. As condições de pagamento são detalhadas antes de o motorista confirmar o procedimento.
Após acertar as pendências, o Detran dará baixa na multa registrada em até sete dias. As formas de pagamento aceitas são os cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Hipercard, Elo e American Express.
As condições e regras para realizar o parcelamento de multa de trânsito variam de acordo com o estado em que o veículo está registrado. De maneira geral, estas são as condições gerais:
O parcelamento da multa não impede o licenciamento do veículo, desde que as demais pendências estejam regularizadas.
Se houver o atraso do pagamento de alguma parcela, o Detran poderá bloquear o licenciamento do veículo até que a dívida seja quitada.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 25 de novembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura