Passo a passo de como investir em criptomoedas
Passo a passo de como investir em criptomoedasData de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 21 de agosto de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Realizar um pagamento por aproximação é seguro e fácil, e traz mais praticidade ao dia a dia. Entenda como essa tecnologia funciona e como desativá-la quando preferir não usar essa tecnologia.
Também conhecido como contactless, o pagamento por aproximação é uma tecnologia que permite fazer transações financeiras de forma rápida.
Graças à tecnologia da comunicação de campo próximo (Near Field Communication — NFC), basta aproximar o cartão ou dispositivo da máquina de pagamento. Depois de poucos segundos, a transação é confirmada.
A maioria dos bancos adotou o NFC em seus cartões de crédito e débito. Alguns modelos de celulares e smartwatches (relógios inteligentes), cartões de transporte e de acesso também contam com a tecnologia.
As principais vantagens do pagamento por aproximação são:
Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da máquina para concluir o pagamento. Compras de até R$200 não necessitam de senha.
A tecnologia NFC exige que o cartão e a máquina fiquem muito próximos (ao menos 10 centímetros) para que a transação se realize.
A maioria das instituições financeiras estabelece um valor limite para pagamentos sem a necessidade de senha, o que minimiza os prejuízos em caso de perda ou roubo do cartão.
Os dados envolvidos na transação financeira são encriptados, e cada transação traz um número único.
Aprender a realizar pagamentos por aproximação é fácil, o que traz facilidade para as pessoas que têm dificuldades em lidar com tecnologias mais complexas.
Porém, esse tipo de serviço financeiro também tem desvantagens, como:
Limite de valor
Caso a compra tenha um valor que exceda o limite estabelecido pelo banco, será necessário digitar a senha. Isso já faz com que o pagamento por aproximação perca sua agilidade.
Perda do cartão
Em caso de perda ou roubo do cartão, o objeto pode ser utilizado para realizar pequenos pagamentos sem a necessidade da senha.
Leia mais | Se o cartão por aproximação for roubado, o que fazer?
Apesar de sua popularidade e comodidade, o pagamento por aproximação pode não ser a melhor alternativa para algumas pessoas ou locais.
Ao desativar o pagamento por aproximação, ainda será possível realizar compras com o cartão. Basta inseri-lo na máquina de cartão.
A funcionalidade pode ser desativada diretamente com o banco responsável pelo cartão via internet banking ou aplicativo.
Para desativar a função via internet banking:
Acesse o site da instituição financeira e faça login na conta.
Na tela inicial, identifique a área do cartão e clique nela.
Selecione a aba de configurações.
Encontre a opção que trate de "Compras por aproximação", "Pagamento contactless" ou alternativa similar.
Desative ou desabilite a função.
Como cada aplicativo de banco tem uma configuração diferente, o passo a passo abaixo é a forma simplificada de como desativar o pagamento por aproximação:
Abra o aplicativo do banco e faça login na conta.
Na tela inicial, identifique a área do cartão e clique.
Toque em "Configurações" ou no desenho de uma engrenagem.
Procure pela opção de "Compras/pagamento por aproximação", "Compras/pagamento contactless" ou algo similar.
Desative a função.
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize as contas do mês para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e saiba como aumentar seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!
Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira os serviços disponíveis no app da Serasa:
Consulte e descubra o que está impactando seu Serasa Score e como melhorar a pontuação.
Confira ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.
Simule, compare e peça empréstimo, cartão de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil e a disponibilidade das empresas parceiras.
Monitore seu CPF, consultas, vazamentos, movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.
Faça pagamentos online, consulte e regularize débitos de veículo em até 12 parcelas, coloque crédito no celular, tudo em tempo real e sem custo de manutenção.
Data de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de dezembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 25 de novembro de 20246 minutos de leitura