Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações pr...
Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações práticasData de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 7 de dezembro de 2023
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Cerca de 5,63 milhões de famílias brasileiras receberam o Auxílio Gás – também conhecido como Vale Gás – no mês de agosto de 2023. Esses são dados do próprio governo federal, responsável pela criação do benefício.
No entanto, ainda existe muita pesquisa sobre os detalhes desse auxílio: afinal, quem tem direito, qual o valor pago e como recebê-lo?
Entenda os detalhes neste conteúdo.
O Programa Auxílio Gás dos Brasileiros (PAGB), também conhecido como Auxílio Gás ou Vale Gás, é um benefício dado pelo Governo Federal a famílias de baixa renda para a compra de gás de cozinha.
O benefício foi criado pela Lei nº 14.237/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881/2021. Ele tem como objetivo ajudar as famílias de baixa renda a continuar comprando o gás de cozinha sem afetar o orçamento. Afinal, o preço do botijão de gás vem sofrendo aumento nos últimos anos.
O responsável pelo Auxílio Gás é o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o benefício é pago pela Caixa Econômica Federal.
O dinheiro do Auxílio Gás é liberado a cada dois meses para os beneficiários. Inicialmente, o valor correspondia a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg.
No entanto, desde julho de 2022, por meio da Emenda Constitucional nº 123, foi concedido um acréscimo ao benefício. Nesse caso, os beneficiários passaram a receber 100% do valor do botijão a cada dois meses. Em agosto de 2023, por exemplo, as famílias receberam R$108.
Leia também | Auxílio Cesta Básica: quem tem direito e como solicita
Podem ter direito ao recebimento do Vale Gás todas as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Os critérios são os seguintes:
O programa também prioriza famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medidas protetivas de urgência.
Uma observação: ter um cadastro no CadÚnico não garante o Vale Gás automaticamente. Novas famílias são selecionadas e incluídas a cada dois meses, de acordo com os critérios do governo.
Leia também | Cadastro Único: como saber se faço parte?
O Vale Gás é pago a cada dois meses pela Caixa Econômica Federal, conforme calendário de pagamento.
Os beneficiários podem sacar o dinheiro pelos seguintes meios:
Leia também | É possível antecipar o PIS? Entenda
É possível consultar a situação do benefício por diversas maneiras:
Leia também | Estou endividado, o que fazer? Como recuperar a saúde financeira
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura