Cartão de crédito para funcionário público: o que é

Saiba o que é e como funciona o cartão de crédito voltado para esse público.

Mulher segurando um cartão de crédito

Publicado em: 8 de agosto de 2023

Autora: Elaine Ortiz


O cartão de crédito para funcionário público é um cartão tradicional, porém destinado a um público específico: servidores públicos federais, estaduais ou municipais, militares e pensionistas de servidores e de militares das Forças Armadas.

Parte do pagamento da fatura desse tipo de cartão ocorre diretamente no contracheque do servidor. Por isso, é um tipo de cartão consignado, com taxas de juros menores.

Entenda como funciona, quais as vantagens e quem pode solicitar um cartão de crédito para funcionário público.

Assista | Como não se enrolar com o cartão de crédito - Serasa Ensina


Cartão de crédito para funcionário público: o que é e como funciona

Para entender o que é um cartão de crédito consignado de benefício, é preciso ter claro o significado de crédito consignado e como ele funciona.

Empréstimo consignado é um tipo de crédito com “débito automático” direto no salário ou benefício de quem contratou o empréstimo. Ou seja, tem pagamento garantido, por isso as instituições financeiras consideram que o risco de inadimplência é menor nessa modalidade.

Por esse motivo, os juros aplicados no contrato costumam ser menores e a aprovação do crédito mais simples.

Existem, porém, regras específicas de consignação. Uma delas é a margem consignável, ou seja, o limite de comprometimento do salário dos servidores.

Atualmente, a margem consignável para servidores públicos é de 45% da remuneração. Desse total, 5% são reservados exclusivamente para a amortização de despesas ou realização de saques por meio de cartão de crédito. 

Assim, cartão de crédito para funcionário público é uma modalidade de cartão destinada a um público específico (no caso, servidores públicos) e com pagamento efetuado diretamente do contracheque.

Leia também | Qual é o melhor empréstimo para funcionário público?

O que é cartão de crédito consignado de benefício

O cartão de crédito consignado de benefício é uma novidade que surgiu em 2022, pela lei nº 14.509. Na prática, ele ajudou a aumentar a margem consignável dos funcionários públicos federais.

Agora, pela lei, o total de consignações não pode exceder 45% da remuneração mensal dos servidores, sendo:

  • ●     35% da margem destinada a empréstimos gerais;
  • ●     5% para amortizar dívidas contraídas com cartão de crédito (cartão de crédito para funcionário público tradicional);
  • ●     5% para pagar despesas do cartão de benefícios.


O uso da margem para o cartão de benefícios, porém, ainda passará por regulamentação, o que inclui a adequação do sistema e regras de transição para quem já está com o total da margem comprometido.

Quem pode ter cartão de crédito para funcionário público

Além dos servidores públicos federais (SIAPE), também podem ter cartão de crédito para funcionário público os seguintes profissionais:

  • ●    militares das Forças Armadas;
  • ●    militares do Distrito Federal;
  • ●    militares dos ex-territórios federais;
  • ●    militares da inatividade remunerada das Forças Armadas, do Distrito Federal e dos ex-territórios federais;
  • ●    servidores públicos federais inativos;
  • ●    empregados públicos federais da administração direta, autárquica e fundacional;
  • ●    pensionistas de servidores e de militares das Forças Armadas, do Distrito Federal e dos ex-territórios federais;
  • ●    servidores públicos estaduais e municipais.

 

Leia também | Empréstimo com cartão de crédito: como funciona?

Vantagens do cartão de crédito para funcionário público

O cartão de crédito para servidor público apresenta vantagens. A primeira é que tem fácil aprovação e o interessado pode até mesmo simular e contratar o cartão pela internet.

Além disso, enquanto os cartões tradicionais operam com taxa de juros em torno de 12% a 14% ao mês em caso de atraso no pagamento, o cartão consignado oferece uma taxa que varia de 3% a 5% ao mês. Também não há cobrança de anuidade nem taxas de manutenção.

A facilidade do pagamento da fatura é outro atrativo, com o desconto máximo automático de 5% da renda. É importante ressaltar que faturas acima da margem devem ter a diferença quitada fora da remuneração.

Por fim, dependendo da bandeira e da instituição financeira que emitir o cartão, outras vantagens podem estar associadas, como as oferecidas em programas de fidelidade como o Mastercard Surpreenda, por exemplo.

Há também benefícios vinculados obrigatoriamente, como descontos em estabelecimentos específicos, como farmácias, que podem variar de 15% a 80%, seguro de vida e auxílio-funeral obrigatórios, gratuitos, sem cobrança de taxas.

Leia também | Como usar os pontos do cartão de crédito

Como pesquisar e contratar cartão de crédito pela internet

Não é preciso ser funcionário público para conseguir um cartão de crédito. Pelo Serasa Crédito é possível buscar as melhores opções de crédito e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros, portanto não há garantia de aprovação. Porém, é possível pesquisar novamente a qualquer momento, gratuitamente e sem prejuízo à pontuação do Serasa Score.

Confira como acessar.

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se a opção for “cartão”, por exemplo, confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Escolha a melhor oferta e finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.