Guia de crédito consignado: como funciona, vantagens e cuidados
Guia de crédito consignado: como funciona, vantagens e cuidadosData de publicação 16 de setembro de 202514 minutos de leitura
Atualizado em: 18 de setembro de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Ter dinheiro suficiente para comprar um veículo à vista, seja carro ou moto, é para poucos brasileiros. É por isso que financiar a aquisição do bem é uma opção muito utilizada. Quer saber como funciona o financiamento de moto? Preparamos um guia completo. Confira!
Antes de saber como funciona o financiamento de moto, é preciso entender o que significa financiar este bem. Trata-se de um tipo de empréstimo oferecido por bancos ou financeiras para quem quer comprar uma moto, mas não tem o valor total à vista. O comprador pode dar uma entrada (ou não) e pagar o restante em parcelas mensais, com juros.
A compra por financiamento é uma forma acessível que ajuda muitos brasileiros a conquistarem o primeiro veículo, seja uma moto ou carro, ou imóvel. Quem quer adquirir uma casa, por exemplo, recorre ao financiamento imobiliário. Quem quer comprar um carro, procura financiamento de automóvel. Por fim, quem quer ter uma motocicleta busca contratar financiamento de moto.
Dessa forma, é possível antecipar a realização do objetivo, sem esperar juntar todo o dinheiro, comprando primeiro e pagando depois, de forma parcelada, diretamente à instituição financeira que concedeu o crédito.
O financiamento é um empréstimo para uma aquisição específica. Portanto, só pode ser usado para a compra de veículo. Quem quer empréstimo para quitar dívidas, por exemplo, precisa recorrer a outras modalidades. Se este for o caso, simule empréstimo agora mesmo no Serasa Crédito e conheça as opções.
No Brasil, a venda de motocicletas segue em ascensão. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o primeiro trimestre de 2025 registrou um aumento de 9,6% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2024, totalizando 473,9 mil unidades comercializadas. Em abril, as vendas cresceram 7,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto em março o avanço foi de 8,7%.
A expectativa da Fenabrave é de que as vendas de motos alcancem 2,06 milhões de unidades até o fim de 2025, representando um crescimento de 10% no ano. Esse movimento é impulsionado pela ampliação dos serviços de entrega, pela busca por meios de transporte mais acessíveis e pelo aumento da oferta de crédito.
Entender como funciona o financiamento de moto envolve conhecer as principais modalidades disponíveis no mercado. Cada opção tem características específicas, vantagens e cuidados que o consumidor deve considerar antes de fechar negócio. Alguns dos mais comuns são:
Essa é uma das modalidades de financiamento mais populares, seja para veículos novos ou seminovos. No CDC, o banco ou instituição financeira empresta o valor necessário para a compra da moto e o cliente paga em parcelas mensais, em geral fixas. Costuma ser exigida uma entrada entre 10% e 30% do valor total da moto. Algumas instituições permitem o financiamento de até 100% do valor, opção que pode incorrer em mais juros.
O prazo de pagamento varia conforme o perfil do cliente e a política da instituição financeira. Por isso, é sempre importante comparar as condições antes de assinar o contrato.
Outra alternativa para quem está buscando saber como funciona financiamento de moto é o consórcio. Nesse modelo, não há empréstimo com juros, e sim um sistema coletivo de autofinanciamento.
Os participantes pagam parcelas mensais para formar uma poupança comum. A cada mês, um ou mais integrantes são contemplados por sorteio ou lance e recebem uma carta de crédito para comprar a moto à vista.
Apesar de não ter juros, o consórcio cobra taxas de administração e outros encargos, que variam conforme a empresa.
Leia também | O que é consórcio e quais as suas regras
Sabendo o que é financiamento de moto e quais as modalidades existentes, chega o momento de entender como funciona o financiamento de moto. Confira o passo a passo a seguir para a realização deste sonho.
Defina qual moto deseja comprar, considerando seu orçamento, finalidade de uso e custos adicionais (como seguro e manutenção).
Compare os preços das motos e as condições oferecidas por diferentes bancos, financeiras e concessionárias. Avalie taxa de juros, prazo, valor das parcelas e entrada mínima.
Se você já tem conta em um banco, vale consultar seu gerente ou acessar o site da instituição para saber se oferecem financiamento de veículos. É possível fazer simulações online e ver condições personalizadas para seu perfil.
Outra opção é ir direto a uma loja ou concessionária, escolher a moto e iniciar o processo de financiamento com uma financeira parceira da própria loja.
Tenha em mãos documentos como RG, CPF, comprovante de residência e de renda. Eles serão exigidos para a análise de crédito.
Tenha em mãos documentos como RG, CPF, comprovante de residência e de renda. Eles serão exigidos para a análise de crédito.
Antes de assinar, analise todos os detalhes: taxa de juros, valor total financiado, número de parcelas, IOF e outras taxas envolvidas.
A moto ficará em seu nome, mas alienada ao banco até a quitação total da dívida. Isso significa que, se você deixar de pagar, o banco pode tomar o bem como forma de garantir o pagamento.
Leia também | Alienação fiduciária: tudo que você precisa saber sobre ela
Uma forma comum de adquirir um veículo é realizar a compra direto em uma loja de veículos. Então, como funciona financiamento de moto nas concessionárias? Nesse caso, o cliente escolhe o modelo desejado e, com apoio do próprio estabelecimento, encaminha a solicitação para financeiras parceiras.
Todo o processo de compra costuma ser feito no mesmo local, desde a simulação, entrega de documentos, análise de crédito até assinatura do contrato, facilitando o processo de aquisição e liberação da moto.
O valor de uma motocicleta zero (nova) pode não caber dentro do orçamento. Nesses casos, é possível encontrar motos usadas em bons estados de conservação. Mas será que existe financiamento para motos usadas? Sim! Muitas instituições oferecem crédito também para motos seminovas ou usadas, com regras específicas.
Os critérios podem incluir a idade do veículo, o estado de conservação e o valor de mercado. Em geral, o financiamento de motos usadas tem prazos menores e juros um pouco mais altos do que o de motos novas.
Leia também | Financiamentos: quais os principais tipos? Vale a pena contratar?
Depende da situação financeira e da urgência de cada pessoa. Para quem precisa da moto com rapidez, o financiamento pode ser uma alternativa vantajosa, já que permite parcelar o valor da moto em prestações que cabem no bolso, dispensando a necessidade de ter o valor total do veículo em mãos para adquiri-lo.
Além disso, mesmo quando a aquisição não é urgente, juntar dinheiro por meses ou anos para conseguir comprar a moto pode ser frustrante, já que, por conta da inflação, os preços dos produtos são reajustados frequentemente.
O financiamento de moto ainda costuma oferecer juros mais baixos do que outras modalidades de crédito. No entanto, o prazo de pagamento pode ser longo, chegando a 60 parcelas em alguns casos. Quanto maior o prazo, maior o total pago em juros. Por isso, a recomendação é sempre financiar o menor valor possível para economizar no final.
Confira, na tabela abaixo, as vantagens e desvantagens em fazer financiamento de moto:
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Não é preciso ter o valor total para comprar a moto | A moto fica alienada ao banco até a quitação |
Evita a espera para juntar dinheiro, com risco de aumento no preço | Quanto maior o prazo de financiamento, maiores os juros totais |
Possibilidade de comprar mesmo sem entrada inicial | Juros podem ser altos, especialmente sem entrada |
Parcelas podem ser ajustadas ao orçamento pessoal | Comprometimento de longo prazo (pode chegar a 60 meses de pagamento) |
Sabendo como funciona o financiamento de moto, é importante ter conhecimento de algumas precauções necessárias para essa modalidade de compra no momento de assinar o contrato. Confira os principais:
Encontrar simulador de financiamento de veículos na internet é bem simples, existem várias opções para simular valores e outras condições para o financiamento automotivo.
Nesta instituição os consumidores têm de 3 a 60 meses para pagar as parcelas do financiamento, que são fixas até o final do contrato. Caso precise renegociar o acordo, é possível pegar mais crédito caso haja disponibilidade.
Agora que você já sabe como funciona o financiamento de moto, aproveite para conhecer os seguro auto oferecido pela Serasa.
Proteger-se de perdas financeiras caso algo inesperado aconteça garante menos problemas no futuro, e a Serasa pode te ajudar a se prevenir.
Data de publicação 16 de setembro de 202514 minutos de leitura
Data de publicação 26 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 26 de agosto de 202510 minutos de leitura