Como calcular a economia na portabilidade do consignado CLT
Como calcular a economia na portabilidade do consignado CLTData de publicação 27 de maio de 20254 minutos de leitura
Publicado em: 27 de maio de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 4 minutosTexto de: Time Serasa
O Programa Crédito do Trabalhador facilitou o acesso a empréstimos consignados para trabalhadores do regime CLT, mas existem armadilhas comuns do crédito consignado privado.
Além disso, antes de contratar o crédito, é preciso checar se as condições realmente são favoráveis e se esta é a melhor decisão para a sua vida financeira.
Confira a seguir os itens que merecem atenção ao fazer esse tipo de empréstimo.
Desde março de 2025, o crédito consignado privado ganhou um novo modelo: o Crédito do Trabalhador. Com o programa, todos os trabalhadores de carteira assinada passaram a ter acesso ao empréstimo consignado, que tem as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento.
Antes, os funcionários do setor privado só poderiam fazer o consignado se houvesse um convênio entre a empresa empregadora e um banco. Agora a modalidade está acessível para todos os trabalhadores do regime CLT.
A operação traz vantagens e desvantagens. A facilidade do acesso ao crédito também vem acompanhada de pontos de atenção, como o risco de endividamento da população e o aumento de abordagens de golpistas oferecendo empréstimos falsos.
Esta facilidade pode ser tentadora: o acesso mais simplificado a um dinheiro na conta pode levar a pedidos mais impulsivos de crédito. Fazer um empréstimo é coisa séria e pode comprometer parte da renda mensal por anos.
Criminosos fazem ligações ou enviam mensagens aos trabalhadores, apresentando-se falsamente como funcionários de banco e oferecendo propostas de empréstimo. A abordagem pode levar o trabalhador a fazer um pagamento indevido para os golpistas.
Em outros casos, a folha de pagamento aparece com o desconto de um consignado não autorizado, que pode ter sido contratado por terceiros usando os dados do trabalhador.
Diferente do empréstimo consignado para os aposentados que tem um limite de juros, para o Crédito do Trabalhador o governo federal não determinou um valor máximo para a taxa de juros. Em teoria, é a própria concorrência entre os bancos que deve estimular boas ofertas de crédito.
Entretanto, é importante ficar atento às taxas e ao custo efetivo total (CET) da operação e nunca contratar a primeira proposta recebida sem antes comparar com a de outros bancos.
É preciso estar ciente de que a sua renda mensal irá reduzir pelos próximos meses ou anos – de acordo com o governo, o prazo médio dos contratos tem sido de 18 meses. O desconto é automático, então por muito tempo você não terá acesso ao seu salário integral. É preciso avaliar com seriedade se será possível manter todos os gastos mensais com essa redução e considerar se há risco de endividamento.
A margem consignável para trabalhadores CLT é de 35%, ou seja, mais de um terço da renda pode ser direcionado mensalmente ao pagamento do empréstimo. Especialistas em saúde financeira costumam aconselhar o uso de no máximo 30% da renda para cobrir dívidas.
Conheça as cláusulas
Leia e analise todas as cláusulas do contrato antes de aceitar o empréstimo.
Calcule o preço final
Nunca deixe de calcular o montante que deve ser pago até o final das parcelas. Ao saber o valor total do empréstimo com as taxas, fica mais fácil mensurar quanto da sua renda anual será comprometida apenas pelos juros.
Só negocie em ambientes seguros
Contrate sempre pela Carteira de Trabalho Digital, pelo aplicativo do banco ou diretamente na agência.
Fuja de propostas suspeitas
Não aceite propostas recebidas por telefones, mensagens de WhatsApp ou SMS.
Compare taxas
Simule o consignado em mais de um banco, para comparar ofertas e taxas de juros.
Fique atento ao contracheque
Confira mensalmente o extrato detalhado da sua folha de pagamento e fique atento a possíveis descontos não autorizados.
Cancele se houver arrependimento
Se o consignado for contratado pela internet, é possível cancelar o empréstimo em até sete dias, sem nenhum custo. O direito de arrependimento a uma compra feita fora do estabelecimento comercial está previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.
O Serasa Crédito está habilitado para oferecer o consignado a outros consumidores, como aposentados e pensionistas. Pela plataforma, é possível comparar várias ofertas para o mesmo CPF e escolher a mais vantajosa.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 27 de maio de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 15 de maio de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 13 de maio de 20256 minutos de leitura