Confira o calendário do Saque-Aniversário 2022

Está precisando de dinheiro? Aproveite o Saque-Aniversário e organize sua vida financeira.

menina segurando o celular na página do saque aniversário no aplicativo da caixa
Publicado em: 17 de maio de 2022.

Você trabalha ou já trabalhou como CLT e tem dinheiro parado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o famoso FGTS? Então saiba que pode aderir ao Saque-Aniversário, uma possibilidade para quem gostaria de usar o valor para quitar dívidas, reformar a casa, tirar planos do papel, ou da forma que você quiser. Para isso, no entanto, é necessário acompanhar o Calendário do Saque-Aniversário.

O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador no regime CLT quando ele é demitido sem justa causa. Todo mês, os empregadores depositam o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário, e o Fundo de Garantia é constituído pelo total desses depósitos. Quando mandado embora, o empregado pode sacar esse dinheiro.

A partir de 2020, no entanto, o Saque-Aniversário passou a entrar em vigor.

Homem pegando o dinheiro após conseguir fazer um empréstimo sem comprovação de renda

Quando posso sacar?

A Caixa Econômica elaborou um cronograma para que os trabalhadores que tenham optado pelo Saque-Aniversário possam sacar esse dinheiro do FGTS e, como o próprio nome já diz, esse calendário é baseado nas datas de aniversário. Se o dinheiro não for retirado no período, ele volta para o Fundo de Garantia.

Confira abaixo a data de saque de acordo com o mês do seu aniversário:

calendariosaque

Perdeu a data do Saque-Aniversário?

Não se preocupe, pelo Serasa Crédito você pode sacar quando essa grana quando quiser.
Quero antecipar meu FGTS

Como aderir ao Saque-Aniversário?

É superfácil aderir ao Saque-Aniversário, você pode fazer isso sem sair de casa por aplicativo ou site. Confira o passo a passo:
Celular logando na opção do saque aniversário no app da caixa
icone número 1 verde com fundo transparente

Baixe o aplicativo do FGTS no Google Play se tiver Android, na Apple Store, se tiver iOS ou acesse o site da Caixa;

ícone número dois verde com o fundo transparente

Clique em “Meu FGTS”;

número 3 em verde com fundo transparente

Leia e concorde com os termos e condições;

número 4 icone em verde sem fundo

Clique em “Aderir ao Saque-Aniversário”.

Até quando posso aderir?

A modalidade é opcional, ou seja, você precisa fazer essa adesão pelo site ou app do FGTS para receber o dinheiro. Se você escolher por essa alternativa e mudar de ideia, poderá voltar para o Saque-Rescisão depois de 2 anos.

É preciso fazer o pedido até o último dia do mês do seu aniversário. Por exemplo, para quem nasceu em janeiro, seria necessário solicitar até o dia 31/01 para receber o valor ainda em 2022. Caso contrário, o trabalhador poderá sacar o dinheiro apenas no ano seguinte.

Homem mexendo no celular logado na página de FGTS para saber mais sobre o saque-aniversário

Quanto eu vou receber com o Saque-Aniversário?

Você pode fazer uma simulação de quanto irá receber com o Saque pelo próprio sistema da Caixa. O valor que trabalhador tem direito depende do saldo somado das suas contas no FGTS (para quem tiver mais de uma).São 7 faixas de pagamento no total. Para funcionários com saldo acima de R$ 500, é acrescida uma parcela adicional, além de um percentual do fundo.

Confira a tabela de valores do Saque-Aniversário:

faixas-saldo

Qual a diferença entre Saque-Aniversário e Saque-Rescisão?

Saque-Rescisão

É a modalidade padrão do FGTS, em que o trabalhador, quando demitido sem justa causa, pode sacar o valor integral do Fundo de Garantia, incluindo a multa rescisória, caso devida.

Saque-Aniversário

Uma modalidade opcional, em que o trabalhador pode sacar parte do FGTS seguindo o calendário do Saque-Aniversário. Caso seja demitido, ele não poderá retirar o total integral do fundo de garantia.

Assista | FGTS: quem tem direito e como pegar empréstimo?

Como antecipar o Saque-Aniversário?

Homem segurando o seu celular logado no aplicativo na caixa na opção do saque aniversário

Além do Saque-Aniversário, hoje existe também o Empréstimo com Antecipação do FGTS, uma modalidade em que você não precisa seguir o calendário e pode solicitar o valor quando quiser.

Para solicitar esse empréstimo, é preciso ser maior de 18 anos, já ter trabalhado como CLT e possuir ao menos R$ 300,00 no FGTS. Também é necessário ser optante do Saque-Aniversário e autorizar a Caixa a consultar informações do seu FGTS.

Antecipe o seu FGTS com a Serasa e o Banco Pan

Se interessou? Então você pode optar por essa modalidade pelo Serasa Crédito em parceria com o Banco Pan. Dá para antecipar até 7 anos do valor disponibilizado e usá-lo como quiser, com juros de 1,69% e sem ter que pagar parcelas mensais, porque o valor já é descontado do FGTS. Tudo isso contando com toda a segurança que a Serasa oferece, em um processo 100% on-line.

Outras possibilidades de empréstimo on-line? A Serasa tem!

Agora, se você quer optar por outras modalidades de crédito que não envolvam o FGTS, também é possível consultar e simular mais possibilidades com o Serasa Crédito. São várias alternativas: empréstimo pessoal, para autônomos, para negativados, com garantia e sem comprovação de renda, por exemplo.

E melhor: você pode conferir diferentes alternativas em um só lugar, sem sair de casa, contando com toda a segurança da Serasa.

homem sorrindo olhando para o seu celular e vendo todas as novidades do Serasa Crédito.

Veja mais conteúdos sobre FGTS

  1. Saque Emergencial do FGTS 2022: saiba tudo sobre o benefício

    Confira se vale a pena fazer o Saque Emergencial do FGTS, quem tem direito, como solicitar e quando será disponibilizado
    Leia mais
  2. Empréstimo FGTS Pan: saiba tudo sobre a nova modalidade

    Com o empréstimo FGTS Pan, o trabalhador pode antecipar parcelas do saldo de suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
    Leia mais
  3. Saldo bloqueado FGTS: confira como resolver e acessar

    Problema de saldo bloqueado no FGTS? Saiba os motivos do bloqueio e o que fazer para ter acesso ao seu dinheiro
    Leia mais

Ficou com alguma dúvida?

Confira as perguntas mais comuns: