Empréstimo sem garantia: o que é e como funciona

A ausência de garantia pode tornar o crédito mais caro. Saiba tudo sobre empréstimo sem garantia, o que é, como funciona, se vale a pena e como contratar.


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 11 de novembro de 2022

Ao conceder empréstimo sem garantia ou comprovação de renda, a instituição financeira não tem como ter certeza de que o tomador do crédito devolverá o dinheiro emprestado. É por isso que os juros aplicados nesse tipo de empréstimo costumam ser mais elevados. Essa é uma forma de compensar financeiramente o risco maior.  

Quer entender tudo sobre a modalidade, se vale a pena ou não, quais os cuidados ao contratar e ainda descobrir como solicitar um empréstimo pessoal sem garantia pela internet? Continue a leitura!  

Leia também | Empréstimo para consumidor com Score baixo: como funciona e como conseguir 

Empréstimo sem garantia: o que é e como funciona

Empréstimo sem garantia não é o mesmo que empréstimo sem consulta. Mesmo que uma pessoa não consiga comprovar renda e não apresente garantias de que arcará com as parcelas de um empréstimo, sua vida financeira costuma ser avaliada em uma análise de risco de crédito sempre que um empréstimo é solicitado. Ou seja, a consulta existe.    

É por meio desse levantamento que as instituições financeiras decidem se vão ou não emprestar dinheiro a um possível cliente. Elas podem optar por não fazer essa consulta, mas essa não é a regra, e sim a exceção.  

O empréstimo sem garantia é, portanto, aquele tipo de crédito concedido para pessoas que não deixam um bem (automóvel, imóvel, FGTS e até mesmo o salário) como garantia do pagamento das parcelas.  

Com o risco maior de inadimplência, os juros costumam ser mais elevadas. Ao contrário, o empréstimo com garantia ou o empréstimo consignado, justamente por trazerem mais segurança a quem concede o crédito, apresentam taxas de juros menores.  

Leia também | CET: o que é Custo Efetivo Total 

Quais tipos de empréstimo posso solicitar sem precisar de garantia?

Qualquer empréstimo que não seja com garantia de bem (imóvel, automóvel, celular) ou de salário (consignado) é considerado empréstimo sem garantia. O mais comum é o empréstimo pessoal.  

O empréstimo no cartão de crédito também é uma possibilidade de empréstimo sem garantia, mas é preciso entender as regras da operadora do cartão e redobrar a atenção quanto ao custo desse tipo de crédito. Pode sair bem caro no fim das contas.   

Leia também | Simulador de crédito: facilidade e rapidez em poucos cliques 

Empréstimo pessoal sem garantia: vantagens e cuidados ao contratar

A principal vantagem do empréstimo pessoal sem garantia é sua praticidade e a velocidade de contratação do crédito. Muitas vezes, quem tem conta bancária já tem até um empréstimo desse tipo pré-aprovado, bastando um clique para contratar e ter o dinheiro na conta. Mas, claro, essa praticidade tem um alto preço em forma de juros. 

Para ter certeza de que fará um bom negócio ao contratar um empréstimo pessoal sem garantia pela internet, alguns cuidados são bem-vindos.

1) Tenha certeza de que o site é seguro  

Verifique se aparece o símbolo de cadeado ao lado da URL do site (antes do “https”). Esse é o primeiro passo para garantir que as informações estão seguras durante a simulação.  

2) Evite clicar em links compartilhados  

Tente sempre acessar diretamente o site que você quer, ou seja, escreva a URL na barra de endereço do navegador. Evite clicar em links compartilhados por mensagens ou e-mails suspeitos.  

3) Atenção com as senhas  

Você não compartilha a senha do seu cartão por aí, certo? Da mesma forma, é preciso proteger as senhas de todos os seus cadastros na internet. Não informe para ninguém sua senha, especialmente quando seus dados pessoais estão envolvidos.  

4) Não faça depósitos nem pague taxas antecipadamente  

Se a empresa para a qual você pediu crédito solicita depósito prévio ou pagamentos de taxas para liberar o valor, desconfie! Isso pode ser golpe.  

5) Verifique se a parcela cabe no seu bolso  

Faça as contas, use a calculadora de empréstimo e avalie sua vida financeira. Antes de fechar negócio, tenha certeza de que vai conseguir pagar todas as parcelas em dia sem se endividar. Uma forma de fazer isso é usar o simulador de crédito, outra é comparar o CET (Custo Efetivo Total) das opções de crédito.  

6) Não pegue empréstimos para terceiros  

Um dos caminhos para a inadimplência é emprestar o CPF, ou seja, pegar empréstimo para familiares ou amigos. Mesmo que você confie na pessoa, caso ela tenha um imprevisto e não consiga pagar, a dívida será sua. Isso pode levar a uma negativação no CPF e a restrições de crédito.  

Como solicitar um empréstimo sem garantia pela internet e de forma segura?

Quer encontrar o crédito ideal para o seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita. 

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair da casa. E, caso haja ofertas para o seu CPF, é possível contratar em poucos minutos 

Lembrando que não há garantias que um cartão de crédito ou um empréstimo serão liberados para o seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros. 

Assim, veja como é simples e prático fazer uma simulação de empréstimo pessoal online

Acesse o Serasa Crédito 

  1. Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e gratuito. 

 Complete o seu perfil 

  1. Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Lembre-se de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

Preencha as informações do empréstimo que deseja 

  1. Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre seu imóvel ou automóvel. 
  2. Confira e compare opções 
  3. Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você. 

Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que de fato serão somadas ao valor do empréstimo. 

Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação 

Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do seu empréstimo de forma fácil e em poucos minutos. Simples, não?   

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo sem garantia, aproveite para entender melhor como funciona o empréstimo sem comprovação de renda. E continue acompanhando os conteúdos exclusivos do Blog da Serasa.  

Leia também | Como fazer uma simulação de empréstimo no Serasa Crédito?