Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Credito Pre Aprovado

O que é e como funciona o crédito pré-aprovado

Saiba tudo sobre crédito com aprovação prévia: o que é, como funciona, vantagens e como usá-lo com segurança.

Atualizado em: 7 de maio de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Os indivíduos possuem cartões de crédito, pagam bens e serviços com cartão de crédito, fazem compras em sites de compras online e efetuam pagamentos com cartão de crédito ou contra pagamento. Conceito de compras on-line.

Quem costuma pagar as contas em dia e tem uma boa pontuação de crédito geralmente tem acesso a crédito pré-aprovado junto às instituições financeiras.

Neste artigo, entenda tudo sobre a modalidade: o que é, como funciona, vantagens, como conseguir e principais cuidados para utilizar o recurso com segurança. 

Assista | Análise de crédito: o que é e como funciona?

O que é crédito pré-aprovado

É aquele crédito que o consumidor pode utilizar a qualquer momento, sem burocracia e de forma prática.

Ou seja, esse tipo de crédito é oferecido por bancos e financeiras aos consumidores com boa avaliação de crédito e capacidade de pagamento já comprovada. 

Os bancos disponibilizam um valor de crédito com base em análise prévia do perfil do consumidor ou no próprio relacionamento já construído com a instituição financeira. Esse crédito pode ser solicitado a qualquer momento pelo consumidor. 

Leia também | Empréstimo na hora é possível?

Como o crédito pré-aprovado funciona

O crédito pré-aprovado funciona de forma simples: consumidores bem avaliados, com bom Score e relacionamento com o banco, costumam ter acesso a ele. 

Esse valor já pré-aprovado, com condições já definidas (taxas de juros, por exemplo), pode ser solicitado a qualquer momento, de forma prática, com menos burocracia. 

Isso porque, por ser pré-aprovado, “elimina” a etapa da análise de risco de crédito. Afinal, ela já foi feita previamente. 

Assim, o consumidor pode escolher aceitar a oferta do crédito pré-aprovado e utilizá-la no momento mais oportuno, sem precisar fornecer documentação financeira ou passar por novas análises detalhadas para determinar as condições do crédito. 

Leia também | Mitos e verdades sobre empréstimo pessoal

Crédito pré-aprovado é o mesmo que cheque especial?

São modalidades de crédito distintas, mas o cheque especial pode ser considerado um dos tipos de crédito pré-aprovado. Afinal, é uma modalidade que deixa um valor já liberado disponível para uso do consumidor a qualquer momento. 

A diferença entre os dois é que o pré-aprovado precisa ser solicitado, e o cheque especial é aquele limite que automaticamente aparece quando a conta fica no negativo.

Leia também | Empréstimo para pagar conta: prós e contras

Como conseguir crédito pré-aprovado

A melhor forma de ter acesso ao crédito pré-aprovado é pagando as contas sempre em dia, movimentando dinheiro juntamente a uma instituição financeira, monitorando o Score de crédito. 

Quem já faz isso no dia a dia provavelmente já tem acesso a um crédito do tipo. Em caso de necessidade, utilizá-lo é simples: geralmente basta solicitar no caixa eletrônico ou até mesmo no aplicativo e internet banking, sem precisar falar com o gerente, entregar documentos ou ir até a boca do caixa.

Existe cartão de crédito pré-aprovado?

O crédito pré-aprovado é quase sempre relacionado a empréstimo, mas existem outros tipos de crédito que têm aprovação prévia. 

É o caso de alguns cartões de crédito, que podem ter um limite liberado na hora sem burocracia para alguns consumidores. 

Leia também | Como funciona o empréstimo no cartão de crédito

Vantagens do crédito pré-aprovado e principais cuidados ao utilizá-lo

Ter crédito pré-aprovado disponível pode ser vantajoso aos consumidores. O principal benefício é a praticidade na contratação. 

Afinal, a liberação do crédito pré-aprovado acontece de maneira ágil e simplificada, por isso é uma opção útil em caso de necessidade de crédito urgente.

Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados ao utilizar o crédito pré-aprovado.

O primeiro é lembrar que não é porque se tem acesso ao crédito pré-aprovado que é preciso utilizá-lo. Esse crédito está ali para ajudar no caso de necessidade.

Além disso, como todo tipo de crédito, é preciso prestar atenção ao prazo de pagamento, juros e tarifas (custo efetivo total). Todos esses itens variam de banco para banco e conforme o perfil do consumidor. 

Outro ponto importante é que no pré-aprovado geralmente não há negociação de taxas. Ou seja, pode ser que existam outros tipos de crédito disponíveis, com um pouco mais de burocracia para contratar, mas com condições melhores (juros menores e prazos maiores, por exemplo).

Leia também | 7 dicas da Serasa para solicitar crédito com segurança

Como aderir ao crédito responsável: dicas práticas

As dicas abaixo são recomendadas para todas as pessoas que decidem solicitar crédito – como empréstimo, cartão de crédito, financiamento, crediário ou outras modalidades, inclusive o pré-aprovado.

  1. Faça uma avaliação financeira prévia

    Antes de contratar um empréstimo, avalie sua situação financeira. Calcule sua renda, despesas mensais e determine quanto pode alocar para o pagamento do empréstimo sem comprometer os demais valores.

  2. Pesquise várias opções de crédito

    Faça simulações e compare taxas de juros, termos e condições dos bancos e instituições que oferecem crédito. Escolha o empréstimo que ofereça os termos mais favoráveis e custos mais baixos.

  3. Elabore um orçamento para pagar as parcelas

    Elabore um orçamento mensal para garantir que o pagamento do empréstimo ou da fatura do cartão de crédito seja uma despesa planejada. Certifique-se de que o empréstimo não comprometa seu padrão de vida.

  4. Leia e entenda o contrato do crédito antes de assinar

    Leia e compreenda completamente os termos do contrato de empréstimo, incluindo taxas, datas de vencimento e eventuais penalidades por atraso. Tire todas as dúvidas antes de assinar o contrato.

  5. Evite contrair crédito por impulso

    Faz parte do crédito responsável não recorrer ao crédito sem uma razão válida – e aqui inclui aquelas compras impulsivas no cartão de crédito, por exemplo.

  6. Tenha uma reserva de emergência

    Mantenha uma reserva de emergência para imprevistos, a fim de não depender de crédito sempre que surgir uma necessidade financeira.

  7. Planeje a liquidação antecipada do crédito

    Se possível, planeje quitar o empréstimo antecipadamente para economizar em juros e liberar recursos financeiros mais rapidamente.

  8. Acompanhe regularmente sua pontuação de crédito

    Acompanhar regularmente a pontuação de crédito é uma boa maneira de verificar alguns hábitos financeiros que podem ser melhorados. Acessando o Serasa Score, por exemplo, o consumidor tem acesso a dicas para aumentar ou manter a pontuação alta. 

  9. Invista em educação financeira

    Invista tempo para aprender sobre finanças pessoais e estratégias de gestão de dinheiro para tomar decisões financeiras mais conscientes antes de pedir crédito. 

    Leia também | Crédito responsável: saiba como e por que aderir

Conheça o Serasa Crédito


No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

  • Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o site ou aplicativo da Serasa (Android ou iOS).  
  • ●     Faça o login com CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro, crie o seu grátis na hora. 
  • ●     Procure a opção “Pedir cartão de crédito” ou “Pedir empréstimo”. Preencha as informações solicitadas na tela. 
  • ●     Compare as opções disponíveis e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do pedido para finalizar a contratação*. 

 

*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score. 

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3 de 5

Artigos relacionados