Navegação do blog
  1. Crédito

Empréstimo com garantia de imóvel | eCred

02/02/2024Time Serasa


Quem está em busca de crédito costuma pensar logo no empréstimo pessoal ou no cartão de crédito. Mas você sabia que existem outros tipos? Um deles é o empréstimo com garantia de imóvel. Nesse caso, a sua casa, apartamento ou comércio é usado como garantia para a empresa que vai emprestar o dinheiro.

Atenção!
Antes de sair correndo atrás de crédito, é muito importante colocar os gastos na ponta do lápis. Avalie e compare todas as opções para encontrar a melhor alternativa.

Como comparar empréstimos e escolher o melhor?

No caso do empréstimo com garantia de imóvel, é fundamental ter certeza de que vai conseguir pagar o crédito. Lembre-se de que nesse tipo de empréstimo, é o seu bem (casa, apartamento ou comércio) que está em jogo.

Conheça o empréstimo com garantia de imóvel

  • Diferente do empréstimo com garantia de veículo, o bem que será usado como garantia não precisa estar quitado.
  • Pode ser usado tanto um imóvel residencial como um comercial.
  • As taxas de juros são mais baixas, porque o consumidor dá o imóvel como garantia.
  • Por outro lado, diferente do empréstimo com garantia de veículo, no caso do imóvel você pode vender o bem. Mas o processo é um pouco diferente da venda tradicional.

Ao negociar com o comprador, você precisa deixar claro que parte do valor será usada para quitar a dívida que você tem com o banco. O comprador quita o saldo devedor e espera o banco dar baixa na alienação do bem. Essa baixa pode levar até 30 dias para acontecer.

Como contratar um empréstimo com garantia de imóvel

  1. Simule e compare as opções de crédito disponíveis;
  2. Depois que escolher o empréstimo, a empresa fará uma análise de renda para verificar as suas condições financeiras e capacidade de pagamento;
  3. O imóvel também precisa passar por avaliação física e jurídica;
  4. Em seguida, é preciso assinar a papelada e fazer o registro de todos os documentos no cartório;
  5. Após essa etapa, é liberado o crédito.

A liberação do crédito para o empréstimo com garantia de imóvel é mais burocrática. Isso acontece porque é necessário ter a certeza de que a garantia é válida.

Cuidados

  • Se o empréstimo não for pago em dia, o banco pode leiloar o imóvel para receber o dinheiro que foi emprestado.
  • Cada imóvel só pode estar alienado em apenas uma operação. Ou seja, ele só pode ser garantia para um empréstimo por vez.
  • O valor do empréstimo não pode ultrapassar 60% do valor do imóvel. E é uma empresa terceirizada quem faz a avaliação.

Agora você já sabe que existe mais uma opção de crédito no mercado. Que tal conhecer as ofertas disponíveis no Serasa eCred para você?