Empréstimo do Governo: tudo sobre o Crédito do Trabalhador
Empréstimo do Governo: tudo sobre o Crédito do TrabalhadorData de publicação 29 de abril de 20258 minutos de leitura
Atualizado em: 22 de abril de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
O empréstimo com garantia de imóvel é conhecido por ser uma das linhas de crédito com os menores juros do mercado. Isso acontece porque o home equity, ou refinanciamento imobiliário, como esse tipo de empréstimo também é conhecido, apresenta baixo risco de inadimplência ao credor, justamente por oferecer um bem que garante o pagamento da dívida.
Ainda assim, por mais que seja seguro e atrativo, é preciso ter cuidado antes de optar por essa modalidade de crédito. Quer entender melhor quais cuidados são esses e quando o empréstimo com garantia de imóvel realmente vale a pena? Continue a leitura!
O empréstimo com garantia de imóvel é um tipo de empréstimo pessoal. A diferença é que é preciso ter uma casa, apartamento, terreno ou imóvel comercial para ter acesso a essa linha de crédito. Quem contrata essa modalidade normalmente consegue obter até 60% do valor do imóvel em crédito para o empréstimo.
A proposta das instituições financeiras que oferecem esse tipo de operação é minimizar as chances de não receber de volta o dinheiro emprestado. Assim, o contratante do crédito disponibiliza um imóvel como garantia de pagamento, alienando o bem ao banco. É por isso que os juros aplicados costumam ser mais baixos.
Existem várias modalidades de empréstimo com garantia. Há instituições que oferecem, por exemplo, empréstimo com garantia de veículo, empréstimo com garantia de celular, além do empréstimo com garantia de FGTS – conhecido como antecipação do FGTS.
Leia também | Conheça o simulador de empréstimo da Serasa
O número de inadimplentes no Brasil atingiu um recorde em janeiro de 2025, de acordo com os dados do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, da Serasa. No total, 74,6 milhões de brasileiros estavam com as contas atrasadas.
Para essa população, pagar dívidas ou trocar um crédito com juros altos (como o rotativo do cartão ou o cheque especial) por um empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma alternativa.
Isso porque enquanto os juros do rotativo variam de 3,19% até 22,7% ao mês, e os do cheque especial vão de 1,79% a 12,18% ao mês (segundo dados de fevereiro do Banco Central), as taxas de juros do empréstimo com garantia de imóvel em algumas instituições partem de 1% ao mês, aproximadamente.
Além dos juros atrativos e dos prazos mais longos para o pagamento, o lado bom do home equity é que mesmo com o contrato em andamento o consumidor tem a possibilidade de continuar morando no imóvel alienado. Pode inclusive vendê-lo. Até mesmo imóveis financiados podem entrar no negócio.
Apesar das condições de pagamento mais favoráveis, este empréstimo só deve ser contratado se o cliente tiver certeza de que poderá arcar com as prestações. Como o imóvel fica de garantia para o banco, em uma situação extrema perde-se a casa, mesmo que seja a moradia da família.
Esse processo não é automático, mas é a ação final do banco em caso de inadimplência sem negociação. O imóvel vai a leilão e a instituição financeira usa o valor para quitar o empréstimo.
Pessoas com mais de 18 anos e proprietárias de um imóvel podem solicitar empréstimo com garantia de imóvel. O bem ainda pode estar em fase de financiamento, desde que já tenha uma parte quitada.
Algumas instituições também aceitam imóveis de terceiros como garantia.
Sim. Como a garantia de imóvel reduz o risco de inadimplência para a empresa detentora da dívida, essa é uma forma de conseguir crédito mesmo estando negativado.
Cada banco pode apresentar regras e condições um pouco diferentes. É importante pesquisar qual tem a melhor oferta para o seu perfil.
Para não fazer um mau negócio ao contratar um empréstimo com garantia de imóvel, é preciso tomar alguns cuidados. Confira os principais:
Leia o contrato atentamente para não ter surpresas depois.
Compare com outras instituições e verifique se a taxa de juros é realmente vantajosa.
Confira quais taxas podem ser cobradas no seu contrato, checando o custo efetivo total (CET).
Tenha em mente que a liberação do dinheiro para essa modalidade de empréstimo pode demorar por conta da avaliação do imóvel.
Faça as contas para ter certeza de que a parcela do empréstimo cabe no seu orçamento – lembre-se de que a inadimplência pode levar à perda do imóvel.
A Serasa tem três parceiros que oferecem empréstimo com garantia de imóvel: C6 Bank, Santander e Creditas. Você pode comparar as ofertas ao acessar a plataforma do Serasa Crédito.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 29 de abril de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 29 de abril de 202511 minutos de leitura
Data de publicação 28 de abril de 202518 minutos de leitura