Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Financiamento Aposentados

Como funciona o financiamento para aposentados

Descubra o que é, como funciona e como contratar um financiamento para quem é aposentado.

Publicado em: 16 de janeiro de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Casal de idosos falando sobre finanças domésticas e usando o laptop em casa

A expectativa de vida das pessoas está aumentando no mundo – no Brasil, subiu em 2022 para 75,5 anos (após cair por dois anos devido à pandemia de coronavírus), segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nesse cenário, tem se tornado comum a busca por financiamento para aposentados.

Neste artigo, entenda o que é, como funciona e quais as vantagens dessa modalidade de crédito, que pode ajudar a realizar sonhos como a compra de uma casa ou de um automóvel.

Assista | Sempre Alerta: novos golpes contra aposentados e pensionistas

Financiamento para aposentados: o que é

Financiamento é um tipo de crédito destinado a pessoas interessadas em adquirir bens como carros, imóveis, maquinários para empresas, estudar ou até mesmo realizar algum projeto específico. É um crédito que desde o início da solicitação precisa ter um destino claro.

Assim, o financiamento para aposentados é esse mesmo tipo de crédito, mas destinado a aposentados, tanto por tempo de trabalho quanto por motivo de saúde.

O financiamento para aposentados é, portanto, um financiamento comum, por isso costuma seguir as mesmas regras do financiamento solicitado por pessoas de qualquer idade, com adaptações relativas à faixa etária, por exemplo.

Leia também | Existe empréstimo para PcD? Como funciona?

Como funciona o financiamento para aposentados

O financiamento para aposentados funciona da mesma forma que qualquer financiamento, para pessoas de qualquer idade ou profissão. A diferença é que para aposentados os bancos podem ser mais criteriosos no momento da análise de crédito.

Por mais que o aposentado tenha a seu favor a renda “garantida” do pagamento do benefício do INSS, a idade geralmente mais avançada pode levar o banco a limitar mais a aprovação do financiamento.

Geralmente, para obter um financiamento é preciso:

  • ●     solicitar o financiamento de interesse;
  • ●     apresentar os documentos exigidos pela instituição financeira;
  • ●     analisar a simulação do crédito, verificando as condições oferecidas e as taxas aplicadas (caso o consumidor seja aprovado na análise de crédito feita pela instituição);
  • ●     se concordar com as condições, assinar o contrato e ter a liberação do recurso.

 

Após a contratação, o bem adquirido por financiamento fica atrelado à instituição financeira até a quitação do crédito.

Leia também | Juros para aposentados: entenda como funcionam

Tipos de financiamento para aposentados

As pessoas aposentadas podem contar com qualquer tipo de financiamento. Os principais são:

  • ●     financiamento imobiliário;
  • ●     financiamento de veículo ou moto;
  • ●     financiamento estudantil;
  • ●     financiamento para construção ou reforma.


Leia também | Conheça opções de empréstimo para aposentados

Cuidados ao solicitar financiamento para aposentados

O financiamento para aposentados pode ter vantagens e desvantagens. Embora a existência de uma renda mensal fixa ajude na aprovação, o valor das parcelas será proporcional ao valor do benefício do INSS, que tem um teto de R$7.786,02 em 2024. 

O prazo de pagamento é geralmente menor, conforme a idade da pessoa, e consequentemente o valor das parcelas pode ser mais alto. O custo de seguros obrigatórios pode aumentar também.  

Assim, é fundamental solicitar o crédito com consciência e organização financeira, tendo certeza de que as parcelas do financiamento não atrapalhem as demais contas do mês.

Financiamento ou empréstimo: o que é mais vantajoso para aposentados?

Por mais que o financiamento seja uma possibilidade de crédito também para pessoas aposentadas, existem outras opções que podem ser mais adequadas para esse público.

É o caso do empréstimo consignado, ou crédito consignado. Trata-se de um tipo de crédito cujo valor das parcelas é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do aposentado.

As principais vantagens do empréstimo consignado são:

Taxas de juros menores

O crédito consignado se destaca pelas taxas de juros mais baixas que de outras modalidades disponíveis no mercado. Isso acontece porque os bancos contam com um nível de segurança maior em relação ao recebimento das parcelas de pagamento, que são automaticamente deduzidas dos pagamentos mensais do solicitante.

Facilidade para contratar

Como o banco tem a garantia de recebimento e o comprovante de renda é o próprio contracheque ou extrato de recebimento do benefício, a contratação e a liberação do dinheiro são rápidas (ainda assim é feita uma análise de crédito do consumidor).

Prazos maiores de pagamento

As instituições financeiras costumam oferecer prazos de pagamento mais longos no empréstimo consignado. Em alguns casos, são até 120 meses para pagar.

Cartão de crédito consignado

Além do empréstimo, as instituições financeiras podem oferecer cartão de crédito comum, mas com pagamento “automático” da fatura, feito diretamente do salário ou benefício do titular. O limite da fatura não pode ultrapassar 5% do salário ou benefício.

Leia também | O que é o cartão de crédito consignado?

Conheça o Serasa Crédito

O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●     Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●     Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●     Compare as opções sugeridas.
  • ●     Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.


*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados