Entrar

O que é portabilidade de consignado e quando vale a pena

Transferir uma operação de crédito de uma instituição financeira para outra pode ser vantajoso. Saiba o que é portabilidade de consignado, como funciona e como solicitar.

Foto Elaine ortiz jornalista
Publicado em: 04 de agosto de 2022.

Você sabia que é possível fazer a portabilidade de consignado, isto é, transferir um contrato de empréstimo consignado para outra instituição financeira? Essa operação é mais comum do que se imagina e geralmente é solicitada por pessoas que buscam economizar com a redução de taxa de juros.

Quer entender tudo sobre o assunto, saber quando vale a pena fazer a portabilidade do empréstimo e como solicitá-la? Então, continue a leitura!

Portabilidade de consignado: o que é?

A portabilidade de consignado é a possibilidade de transferir esse tipo de operação de crédito de uma instituição financeira para outra. Isso ocorre quando o valor e o prazo da operação na nova instituição não sejam superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito portada.

A portabilidade de empréstimo surgiu com o objetivo de diminuir o endividamento dos brasileiros, que é bem alto – segundo o Mapa da Inadimplência da Serasa, 66,13 milhões de pessoas estavam inadimplentes em junho de 2022.

Assim, quem adquiriu um empréstimo e não está mais conseguindo pagar as parcelas pode simular a portabilidade do crédito para outros bancos. A chance de conseguir baixar a taxa de juros aplicada e o valor da parcela fazendo essa operação é alta.

Essa possibilidade existe mesmo para quem adquiriu empréstimo consignado, modalidade de crédito das mais vantajosas do mercado, já que é destinada a um público específico: aposentados, pensionistas INSS, funcionários de empresas e órgãos públicos conveniados.

Como as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS, a linha de crédito é considerada muito segura para quem empresta o dinheiro. É por isso que as taxas costumam ser mais baixas que as de outras modalidades de empréstimo.

Ainda assim, fazer a portabilidade de empréstimo consignado pode ser uma maneira de melhorar ainda mais as condições do seu empréstimo.

Assista | 10 dicas para sair das dívidas

Portabilidade de consignado com troco: como funciona?

Vimos que é perfeitamente possível trocar de instituição financeira no decorrer do contrato de empréstimo consignado, certo? Mas você sabia que ainda é possível receber dinheiro de volta ao fazer essa operação? Trata-se da portabilidade de consignado com troco.

Funciona assim: ao optar por realizar a portabilidade do seu consignado, você pode reduzir a taxa de juros e refinanciar o seu contrato. E os valores que você já pagou serão refinanciados com as novas condições da instituição que comprará a dívida.

Então, a diferença dessa transação, de redução de juros e pagamento de dívida, gera o chamado “troco”, que será depositado em sua conta.
Existem empresas que fazem portabilidade de consignado com troco online. Mais adiante, vamos mostrar como descobrir quem oferece as menores taxas no crédito consignado de forma muito prática.

Antes é importante ressaltar que é preciso tomar muito cuidado com essas ofertas de portabilidade com troco. Existe até mesmo um golpe que ocorre frequentemente: “o golpe da portabilidade falsa”.

Nele, os criminosos justamente oferecem empréstimo com condições melhores que as atuais, influenciando a pessoa a seguir com o processo de troca. Por isso, desconfie de propostas muito lucrativas, pesquise e informe-se bem antes de passar seus dados ou assinar qualquer documento.

Leia também | Cuidado com o golpe do empréstimo

Portabilidade de empréstimo consignado: quando vale a pena e como solicitar?

A portabilidade de consignado sempre vai ser vantajosa se a operação contribuir para que você equilibre suas contas e pague os pagamentos das parcelas sem se endividar para isso.

Então, se seu empréstimo estiver pesando no bolso, já é o primeiro indício de que vale a pena pesquisar em outros bancos como ficará o débito se você concluir a portabilidade.

O processo para solicitar a portabilidade não é complicado, mas varia de instituição para instituição. No geral, poucas informações são solicitadas, apenas dados pessoais e informações do consignado atual, que você pode conseguir no seu contracheque ou comprovante de recebimento de benefício social. Você recebe a proposta de portabilidade da instituição e toma a decisão.

Empréstimo pessoal: como descobrir as menores taxas?

Se você tem interesse em adquirir empréstimo pessoal (incluindo o consignado) e quer descobrir qual banco tem a menor taxa de juros, é necessário comparar as ofertas disponíveis no mercado. Mas será que é preciso ir de banco em banco, preencher vários formulários, ler diversos contratos para conseguir ter essa visibilidade e fazer minha escolha?

A resposta é não! Existe uma forma muito mais simples, prática e rápida de fazer essa comparação utilizando o Serasa eCred, serviço de crédito da Serasa no qual você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito.

O interessante é que com apenas uma busca, caso haja ofertas, é possível comparar, escolher e contratar seu empréstimo consignado com taxas a partir de 1,49% ao mês, até 30% mais baixas que as oferecidas por aí. Tudo isso de forma rápida, prática, segura e 100% online.

Veja como é fácil fazer uma simulação de empréstimo:

1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazê-lo na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Lembre-se de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

3. Preencha as informações do empréstimo que deseja

Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações do bem a ser colocado como garantia.

4. Confira e compare opções

Depois de cadastrar as informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você.

Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca, caso haja ofertas. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que de fato serão somadas ao valor do empréstimo.

5. Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação

Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do seu empréstimo de forma fácil e em poucos minutos. Simples, não?

Leia também | Como fazer uma simulação de empréstimo no Serasa eCred?

Agora que você já sabe tudo sobre portabilidade de empréstimo consignado, aproveite para fazer uma simulação de crédito. Continue acompanhando os conteúdos exclusivos sobre finanças e educação financeira no blog da Serasa.