O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000. E indica quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses. O score de crédito é um dos itens avaliados na concessão de empréstimos, financiamentos e cartões. Por isso é muito importante saber como ele funciona e – claro – como aumentar o score.

Para ajudar, trazemos aqui as respostas das principais dúvidas sobre o Serasa Score!

Consulte grátis seu Serasa Score

1. O QUE É O SERASA SCORE?

Ele é uma importante ferramenta que ajuda no processo de concessão de crédito e realização de negócios. O Serasa Score indica uma confiança maior para quem tem pontuação mais alta. Assim, os bancos e financeiras costumam facilitar o acesso ao crédito para quem tem Score maior

Compare empréstimos e cartões de crédito sem impactar sua pontuação

2. O SCORE SERASA É GRÁTIS?

Sim. Você não paga nada para consultar seu Score. Confira o passo a passo para verificar seu score de crédito:

  1. Acesse o site da Serasa
  2. Clique em Consultar CPF Grátis
  3. Digite o seu CPF
  4. Informe sua senha. Caso não seja cadastrado, basta preencher o cadastro para acessar na mesma hora.

Pronto! Imediatamente o seu Serasa Score será apresentado para você.

SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar seu CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta que fazem na Serasa?
Como limpar o nome em 4 passos simples

3. PARA QUE SERVE A PONTUAÇÃO DE CRÉDITO?

Antes de decidir se emprestamos dinheiro a alguém, pensamos quem é essa pessoa e como ela se comporta, certo? É assim com pessoas e também com empresas.
Antes de dar crédito a um consumidor, as empresas precisam ter mais dados sobre ele. E, com esses dados, elas fazem uma análise de risco de crédito mais adequada. É aí que entra o Score de Crédito. Essa ferramenta que mostra as chances de um grupo de pessoas com o mesmo perfil pagar as contas em dia.

4. QUAIS EMPRESAS UTILIZAM O SERASA SCORE?

Rede lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral. Ou seja, empresas que concedem crédito aos consumidores em geral.

5. COMO POSSO TER ACESSO AO MEU SCORE?

Conforme o passo a passo acima, para consultar sua pontuação é só acessar o site ou aplicativo da Serasa. Após fazer seu cadastro, você poderá ver o Serasa Score na área logada com toda segurança e sem pagar nada.

6. POSSO CONSULTAR O SCORE DE OUTRAS PESSOAS?

Não. Essa informação é um serviço da Serasa destinado apenas a auxiliar na análise de crédito. Ele está disponível para as empresas montarem o seu processo de tomada de decisão sobre negócios.
Além das empresas, o score de crédito está disponível para cada consumidor conhecer a própria pontuação do Serasa Score. Você informa seu CPF e cria um usuário e senha. Assim, nenhuma outra pessoa física pode acessar seu score.

7. QUAIS INFORMAÇÕES COMPÕEM O SERASA SCORE?

O seu Serasa Score é formado por informações relevantes para a análise de risco de crédito. Alguns exemplos são dados cadastrais, negativações e pontos positivos disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta. Também é possível usar informações relacionadas às consultas realizadas pelos clientes da Serasa.

Negocie suas dívidas agora

8. COMO É A PONTUAÇÃO DO SERASA SCORE?

O cálculo do Serasa Score apresenta um resultado que vai de 0 e 1.000. Conforme o resultado, é possível conhecer o comportamento de um grupo de pessoas que tem perfil semelhante ao seu. E assim, prever qual é a chance de esse grupo, ao qual você pertence, pagar as suas contas no prazo.

9. COMO AUMENTAR O SCORE?

A pontuação do Serasa Score é dinâmica. E ela é calculada no momento da consulta considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa. Para aumentar o Score é preciso realizar a mudança de comportamento. E dessa forma, o mercado passará a ver você de outra forma.

Logo, para a sua pontuação mudar para melhor você pode:

  • Limpar seu nome;
  • Pagar suas contas em dia;
  • Manter seus dados cadastrais atualizados na Serasa;

Uma pontuação mais alta no Serasa Score pode ajudá-lo a obter crédito no mercado. Mas lembre-se de que a decisão de dar ou não o crédito é sempre da empresa que você o pediu. A Serasa não interfere nessa decisão, pois cada empresa tem seus próprios critérios e políticas para fazer negócios.

10. O CADASTRO POSITIVO PODE AJUDAR NO SERASA SCORE?

Ele pode ajudar, sim! O Serasa Score considera os dados positivos daquele consumidor que possui o Cadastro Positivo ativo. Ele reúne todo seu histórico de crédito e não só as contas que você deixou de pagar:

  • Financiamentos;
  • Cartões de crédito;
  • Empréstimos com bancos e com o comércio;
  • e outras contas que você paga todos os meses.

Ele permite que as empresas que concedem crédito façam uma avaliação individual e mais precisa do seu histórico de crédito.

11. POR QUE MINHA PONTUAÇÃO PODE SER DIFERENTE ENTRE OS CREDORES?

O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros modelos estatísticos desenvolvidos de acordo com as suas necessidades.

12. QUAL A PONTUAÇÃO PARA CONSEGUIR EMPRÉSTIMOS OU CREDIÁRIOS?

Cada empresa tem a sua própria política, informações e critérios para aprovar ou não um crédito. Uma boa pontuação poderá trazer melhores chances de aprovação, mas não a garante.
Assim, é possível que uma empresa conceda crédito para uma pessoa com um score baixo. Mas outra empresa não conceda crédito para uma pessoa com o score alto, por exemplo. Tudo dependerá da política de cada empresa e das demais informações que ela utiliza na sua análise.

13. MEU SCORE DE CRÉDITO MUDOU DESDE A ÚLTIMA VEZ QUE EU ACESSEI, POR QUÊ?

A pontuação do Serasa Score é dinâmica e calculada sempre na hora que você a consulta. Com isso, ela reflete o seu comportamento até aquele momento. Logo, ela só muda quando há alguma alteração nas suas informações na base da Serasa como:

  • Atualização do seu CEP de residência
  • Entrada ou saída da sua participação em uma empresa
  • Presença ou ausência de consultas à Serasa
  • Presença ou ausência de dívidas vencidas negativadas

14. PAGAR TUDO À VISTA É BOM PRO SCORE DE CRÉDITO?

Como o nome já diz, o Score de Crédito leva em consideração os hábitos em relação ao crédito. Por isso, pagar tudo à vista não tem qualquer impacto na sua pontuação.

15. DESDE QUANDO EXISTE O SCORE FORA DO BRASIL?

O score de crédito não é nenhuma novidade. Ele já existe há muitos anos e é uma das formas de avaliar pedidos de crédito pelos bancos e lojas. Países como Estados Unidos, França e Itália também usam o score de crédito para avaliação de consumidores.

16. LIMPEI MEU NOME, MAS MEU SCORE SEGUE BAIXO. O QUE FAZER?

O score avalia seu histórico como um pagador e não apenas um momento específico da sua história de crédito. Por isso, negativações passadas podem afetar o seu score de crédito.

Assim, o score de quem nunca ficou negativado normalmente é mais alto do que alguém que já passou por isso. Mas o score é um sistema dinâmico. E, pagar as contas no prazo e manter o nome limpo, isso já começa a ajudar na melhora da pontuação.

17. SOU DONO DE UMA EMPRESA. SE ELA FALIR ISSO AFETA MEU SCORE?

O Serasa Score considera informações sobre a sua participação em empresas. E, se ela passar por dificuldades financeiras e falir, isso pode afetar a sua pontuação. Isso acontece porque, estatisticamente, existe uma possibilidade maior de os sócios se endividarem para tentar salvar a empresa.

Você sabia?
Agora com o Serasa Antifraude, você consegue monitorar 24h por dia seu Score e ser notificado caso ocorra alguma mudança. Assim ficou mais fácil de acompanhar sua pontuação, acesse e escolha o melhor plano para você no site: www.serasaantifraude.com.br

Monitore seu CPF e saiba quando seu Score mudar

18. POSSO PAGAR PARA AUMENTAR O SCORE DE CRÉDITO?

Não. O score de crédito é reflexo dos seu comportamento como pagador. Não confie em empresas que mandam e-mails ou oferecem produtos que prometem aumentar o score. A única maneira de fazer isso é seguindo nossas dicas para aumentar sua pontuação.

Agora que você já sabe tudo sobre o score de crédito, confira mais dicas financeiras no nosso canal no YouTube. Aproveite também para ouvir o nosso podcast e descomplicar as finanças.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora