Tipos de empréstimo: qual é o ideal para você?

Há vários tipos de empréstimo, como o consignado, o pessoal e até o cartão de crédito. Confira qual é indicado para o seu perfil e a sua necessidade.


Autor: Fernanda Araujo

Atualizado em 13 de janeiro de 2023

Alguns tipos de empréstimo podem ser a saída para a realização de um sonho ou a solução para situações cotidianas. Um empréstimo pode ser usado, por exemplo, para trocar uma dívida cara por outra mais barata, para uma emergência ou ainda para reformar a casa. 

Há diversos tipos de empréstimo. Cada um é ideal para uma necessidade diferente, mas sempre precisa ser bem estudado e feito com cautela: todo crédito envolve cobrança de taxa de juros. Em outras palavras, sempre será preciso devolver à empresa contratada mais dinheiro do que o valor do empréstimo. Por isso tem de ter um propósito.  

Confira a seguir as principais modalidades do mercado e as melhores opções para pesar o menos possível no bolso. 

Assista | Qual a modalidade de empréstimo certa para você?

Tipos de empréstimo


Empréstimo pessoal 

É a mais popular das linhas de crédito, feita diretamente entre quem contrata e a instituição financeira. O empréstimo pessoal tem taxas de juros que variam de acordo com o banco, as garantias e até o nível de burocracia. É ideal para situações em que você precisa de pouco dinheiro e poderá quitar a dívida rapidamente. 

Assim, pode ser usado na reforma da casa, para alguma emergência e até para aquela tão sonhada viagem. É importante, porém, não usar empréstimo pessoal que não possa ser pago. Faça as contas antes de aceitar o crédito. A parcela não pode ser maior que um terço do salário. 

Além disso, é preciso olhar para além dos juros. Confira sempre o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, que é o valor completo pago pelo serviço, incluindo taxas de juros, tributos e outras tarifas. 

 

Empréstimo consignado 

O consignado costuma ter juros menores que o empréstimo pessoal, pois as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício (como aposentadoria). Como a instituição financeira tem mais segurança de que vai receber de volta o dinheiro concedido, consegue praticar juros mais baixos. 

Esse tipo de empréstimo é ideal para trocar uma dívida cara por uma mais barata. Em geral, são funcionários públicos, aposentados e pensionistas que mais utilizam esse tipo de crédito. Muitas empresas privadas também conseguem fazer parceria com bancos para oferecer esse empréstimo a seus funcionários. 

O governo determina uma margem para os empréstimos consignados: a parcela não pode ultrapassar 35% da remuneração mensal. A medida mantém a capacidade de pagamento do consumidor e evita o superendividamento.  

Um cuidado importante: antes de contratar o serviço, verifique se a instituição que oferece crédito está autorizada pelo Banco Central a funcionar e se tem convênio com a sua fonte pagadora. 

 

Financiamento 

O financiamento está dentro da linha do empréstimo pessoal. No entanto, ele é limitado a uma compra específica. Ao solicitar esse crédito, precisa decidir onde o dinheiro será investido. O mais comum é fazer um financiamento para adquirir bens de alto valor, como um imóvel ou veículo. 

O valor do empréstimo é equivalente ao do bem que será comprado e os juros são semelhantes aos do empréstimo pessoal. Se o financiamento imobiliário tiver outra fonte, como a poupança ou o FGTS, isso pode fazer o valor dos juros cair. 

Normalmente o bem adquirido funciona como uma garantia do empréstimo para a instituição que liberou o crédito. Se o cliente atrasar as parcelas, poderá perder o carro ou imóvel.   


Consórcio 

O consórcio é uma linha de crédito um pouco diferente das demais e focada em conquistas a longo prazo. Basicamente, paga-se ao banco antes de adquirir o bem e obtém-se o dinheiro para comprar à vista. Esse tipo de crédito é ideal para quem tem planos de comprar uma casa ou trocar de carro, mas pode esperar. É um tipo de autofinanciamento. 

No consórcio, as instituições financeiras organizam grupos de clientes com o desejo de adquirir um bem. O valor é dividido em parcelas, e a cada mês consorciados são contemplados por sorteio. Ou seja, quem for sorteado receberá uma carta de crédito para ter acesso ao bem desejado. As demais parcelas ainda precisam ser pagas, é claro, mas dessa forma é possível ter um automóvel, por exemplo, pagando taxas bem mais baixas que as de um financiamento. 

É preciso contar com a sorte ou ter um dinheiro extra para ofertar lances ao longo do consórcio, o que também aumenta as chances de receber a carta de crédito antes do fim do plano. 

 

Cartão de crédito 

É o tipo de crédito mais comum e utilizado por todo mundo. É como se a instituição financeira emprestasse dinheiro para as compras, permitindo que você pague a fatura posteriormente. É também um facilitador de compras a prazo, ideal para investir em um eletrodoméstico mais caro ou uma passagem aérea, por exemplo. 

Com o cartão você também pode contratar um empréstimo pessoal, outra linha de crédito disponível. Se o banco aprovar, o valor solicitado é depositado na conta e as parcelas são lançadas na fatura do cartão.  

Entre as vantagens desse tipo de empréstimo estão a rapidez e o fato de que o valor não altera o seu limite de compras no cartão de crédito. Mas vá com cautela: é importante comparar a taxa de juros oferecida pelo cartão com outras modalidades de crédito e ter certeza de que poderá pagar as parcelas em dia. Afinal, ninguém deseja acumular dívida de cartão de crédito.

Como solicitar crédito online

Para conseguir um bom crédito, com taxas de juros acessíveis e parcelas que caibam no bolso, é importante comparar ofertas para encontrar a melhor opção para o seu perfil. 

No Serasa Crédito, você consegue fazer simulações de empréstimo pessoal, empréstimo com antecipação do FGTS e pesquisar ofertas de cartão de crédito de forma on-line e gratuita. 

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros. Veja como é fácil fazer a pesquisa:

  • Acesse o Serasa Crédito Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

  • Complete seu perfil Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

  • Faça uma simulação Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

  • Confira e compare opções Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

  • Finalize a contratação Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.