Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. O Que E Score

O que é Score Serasa?

Atualizado em: 10 de janeiro de 2025

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 14 minutos

Texto de: Time Serasa

menina sorrindo e com um tablet na mão

O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos 12 meses.

É um modelo estatístico voltado para a análise de risco de crédito a partir de informações como histórico de pagamentos, relacionamento com o mercado, consultas ao CPF e dívidas, entre outras.

Para entender em detalhes o que é o Serasa Score e conhecer a versão atualizada, baixe grátis o Manual do Serasa Score e tire todas as suas dúvidas.

Não sabe se o seu Cadastro Positivo está ativo?

  • As informações do Cadastro Positivo podem ajudar na sua pontuação de crédito.
  •  
  • ●     Saiba quais empresas enviam dados positivos sobre você.
  • ●     A melhor forma de ter uma análise de crédito mais assertiva.
  • ●     Com o Cadastro Positivo, seu histórico de crédito também pode ser considerado no seu Score.

Cálculo mais assertivo

Agora você pode ter mais influência sobre a sua pontuação.

Conexão Bancária

Permite compartilhar dados bancários com a Serasa e aumentar a pontuação se as informações forem relevantes.

Score em Tempo Real

A pontuação sobe na hora quando uma dívida é paga no Pix pelo Serasa Limpa Nome.

É grátis!

Consulte seu Score atualizado e confira o histórico de sua pontuação quantas vezes quiser.

Ficou com alguma dúvida sobre o Serasa Score?

Confira as perguntas mais frequentes:

Como ver meu Score?

  • A consulta ao próprio Score é fácil e grátis, e pode ser feita quantas vezes o consumidor desejar. Basta acessar a plataforma da Serasa:

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora.
  • ●     Faça o login com CPF e senha.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.

Meu Score está oscilando. Devo me preocupar?

Oscilações são normais e não geram muito impacto. Para o mercado o que mais importa é o seu perfil financeiro, representado pela sua classificação de Score. Por isso, é mais importante entender a sua faixa e tentar continuar dentro dela (ou avançar para uma melhor) do que se preocupar com as oscilações.

  • Confira as faixas de classificação do Serasa Score de acordo com a pontuação:

  • ●     Excelente: 701 a 1.000 pontos
  • ●     Bom: 501 a 700 pontos
  • ●     Baixo: 301 a 500 pontos
  • ●     Muito baixo: 0 a 300 pontos

Quem consulta meu Score?

  • Empresas de diferentes segmentos podem avaliar sua pontuação como parte do processo de análise de crédito. As principais são:

  • ●     Bancos e instituições financeiras
  • ●     Seguradoras
  • ●     Construtoras e imobiliárias
  • ●     Operadoras de internet e telefonia
  • ●     Lojas de departamento
  • ●     Instituições que oferecem financiamentos estudantis


Vale lembrar que a aprovação de crédito é sempre uma decisão das empresas, e não da Serasa. A pontuação de crédito é só um dos fatores que são levados em conta nessa decisão.

O Cadastro Positivo influencia o cálculo do Serasa Score?

Sim, o Cadastro Positivo fornece dados para o cálculo do Serasa Score. A pontuação leva em conta, por exemplo, informações como pontualidade no pagamento de faturas e o tempo de relacionamento com o mercado do crédito. Por isso, para conseguir uma pontuação de crédito melhor, é muito importante manter o seu Cadastro Positivo ativo. Você pode verificar a situação do seu Cadastro no site ou aplicativo da Serasa.

Por que o Cadastro Positivo tem tanto peso no Serasa Score?

O Cadastro Positivo é um banco de dados que traz informações muito importantes para o cálculo da pontuação, como tipo e duração de contratos de crédito ativos, além do perfil de pagamento. Com ele, é possível saber se o consumidor paga as contas em dia – e não apenas se está negativado ou com dívidas em atraso. Por isso, seu cancelamento leva à diminuição do Score. Se uma pessoa não tiver contratos de crédito ativos, por exemplo, haverá poucas informações positivas sobre ela para o cálculo.

Contas atrasadas (não negativadas) impactam meu Score?

Sim. As contas atrasadas nem sempre estão negativadas, mas elas também podem reduzir o Serasa Score. Não porque sejam consideradas dívidas ativas, mas porque o pagamento em atraso prejudica o fator que observa a pontualidade dos pagamentos.

Contas de água, luz e telefone influenciam o Serasa Score?

Sim. Atualmente esses contratos também fazem parte do Cadastro Positivo e, consequentemente, influenciam o Score. O cadastro reúne informações enviadas por empresas de segmento no ramo financeiro, telecomunicações, energia e saneamento, entre outras. Por isso, ter contas de consumo de água e luz em seu nome pode interferir positivamente no cálculo dos pontos (se forem pagas sempre em dia).

Onde estão as informações do antigo Serasa Score?

Desde o seu lançamento, em 2017, o Serasa Score passou por atualizações para deixar a pontuação cada vez mais assertiva e precisa. A última versão é o Score em Tempo Real, lançado em janeiro de 2025, que atualizou a forma de cálculo.

Com a chegada dele, a pontuação anterior deixará de ser considerada pelas instituições financeiras ao longo do tempo. Por isso, não faz sentido uma comparação entre as versões. Queremos que você saiba como o mercado de crédito enxerga o seu perfil hoje, e não com base em informações desatualizadas.

Como as consultas afetam meu Serasa Score?

Consultas ao CPF do consumidor podem influenciar de forma positiva ou negativa o Serasa Score. Aquelas que forem feitas por empresas de serviços, como internet, aluguel e afins podem indicar seu grau de relacionamento com o mercado. Já as consultas feitas por empresas de seguros mostram que você toma precauções em relação à sua vida financeira – o que é considerado positivo.

Por outro lado, quando há muitas consultas ao seu nome feitas por empresas financeiras em um curto intervalo de tempo, isso acende um “alerta” no mercado. O excesso de buscas aumenta o risco do crédito em seu CPF e, por consequência, pode fazer a sua pontuação diminuir. Vale destacar que essa oscilação é momentânea, pois o peso dessas consultas em sua pontuação diminui com o passar do tempo.

Excluir consultas aumenta o meu Score?

Nós não recomendamos que você exclua o histórico de consultas ao seu CPF. Isso porque, no médio prazo, excluí-las do banco de dados da Serasa é uma ação irrelevante para o cálculo do Score, já que o impacto negativo delas diminui com o tempo. Por isso, não é necessário excluir as consultas para que elas deixem de influenciar a sua pontuação.

São as novas consultas que mais têm impacto negativo no Serasa Score, pois o sistema vai interpretar uma mudança de perfil de “não busca crédito” para “busca intensa”. Isso demonstra um momento financeiro de alta necessidade de crédito, o que também traz um alerta para o mercado e pode reduzir sua pontuação.

Meu Score caiu, e agora?

A pontuação é sempre o reflexo de um momento financeiro. Para entender o que pode ter causado a redução, acesse a sua pontuação no site ou aplicativo da Serasa e confira as razões que podem ter mudado o seu Score de forma geral.

Para uma avaliação mais precisa, a sugestão é contratar o Diagnóstico Score, um serviço da Serasa que oferece um relatório personalizado sobre o seu perfil financeiro e o que está prejudicando a sua pontuação.

Como aumentar o Score?

É possível aumentar seus pontos por meio de algumas iniciativas. Existe uma lista de boas práticas para alcançar uma pontuação melhor, como limpar o nome, pagar as contas em dia, ter os dados atualizados na Serasa e manter seu Cadastro Positivo ativo. Para mais dicas financeiras, visite o blog da Serasa.

É possível aumentar meu Score na hora?

Com o Score em Tempo Real, a pontuação atualiza na mesma hora quando uma dívida é quitada – para isso, é preciso que a conta seja paga no Pix em uma negociação feita pelo Serasa Limpa Nome.

Essa é a única forma de aumentar o Score na hora. As demais ações requerem tempo e constância para serem refletidas na pontuação.

Por que meu Score é baixo?

O Score representa seu perfil de crédito. Se ele está baixo, isso pode representar, por exemplo, atraso nas contas, dívidas ou muitos pedidos de empréstimo.

Se a sua pontuação é baixa isso indica que, com base no seu comportamento financeiro, as chances de você pagar as contas em dia também são baixas. Consequentemente, pode haver uma dificuldade de acesso a empréstimos, cartões de crédito, financiamentos e outras linhas de crédito.

Existe um aplicativo para aumentar Score?

Não, definitivamente não existe algo do tipo. Lembre-se sempre de que para elevar o seu Score é preciso mudar o seu comportamento financeiro. Afinal, a pontuação de crédito é uma espécie de “fotografia” do seu momento atual. Fique alerta ao receber propostas de terceiros que oferecem serviços e soluções para aumentar o Score: isso é golpe!

O Manual do Score é o único material oficial da Serasa, com informações e dicas confiáveis totalmente gratuitas para ajudar a conquistar uma pontuação mais alta.

Não concordo com a minha pontuação. Posso pedir uma revisão?

Ao entrar em contato com a central da Serasa, você pode pedir uma revisão feita em atendimento para entender melhor os fatores que estão impactando no Score. Se ainda assim você não concordar com a pontuação, é possível solicitar uma análise interna.

Meu relatório do Cadastro Positivo possui erros. Como faço para corrigir?

Ter suas informações reportadas corretamente pelos bancos e instituições financeiras é muito importante para o cálculo exato da sua pontuação de crédito. Se você identificar alguma informação incorreta no relatório do Cadastro Positivo, pode solicitar uma revisão:

  1. Acesse o seu Cadastro Positivo.

  2. Selecione o que precisa ser corrigido e solicite a revisão.

  3. Indique o motivo da sua solicitação.

  4. Selecione os campos que precisam de correção.

  5. Envie o seu pedido de revisão.

  6. Acompanhe o seu pedido de revisão na tela inicial do seu perfil do Cadastro Positivo.

Caso a empresa não se manifeste em 10 dias, a Serasa inibirá o contrato, ou seja, ele deixará de influenciar seu Serasa Score até que venha a resposta da empresa. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados