Guia Serasa por Gil do Vigor: saia das dívidas!
Confira as dicas do economista para renegociar as suas dívidas e chegar no regozijo financeiro: nome limpo e dinheiro sobrando.
Gil do Vigor
Economista e Doutor em Economia
Gilberto Nogueira, conhecido nacionalmente como Gil do Vigor, é economista e PhD em Economia pela Universidade da Califórnia (UC Davis). Com trajetória marcada por superação e autenticidade, ele se destaca por traduzir conceitos complexos da economia em uma linguagem acessível e envolvente. Atua como educador financeiro e influenciador, promovendo inclusão, conscientização e empoderamento por meio da educação econômica.
Assuntos que aborda: educação financeira, economia do dia a dia, organização do orçamento pessoal, investimentos, planejamento financeiro e inclusão econômica.
Ato 1 - O desabafo: encarando a situação
Meu povo, eu sei que falar de dívidas dá calafrios em muita gente. Mas eu estou aqui para te mostrar que dá para tirar o nome do vermelho e voltar a fazer planos com o dinheiro do mês.
Vai ser um passinho de cada vez, com muita paciência, mas é possível. Aqui neste guia a gente vai te ensinar como sair das dívidas usando as ferramentas da Serasa e como revigorar o jogo da vida financeira.
Essas dicas são ouro!
Endividamento no Brasil: você não está sozinho(a) nessa
O primeiro passo para sair das dívidas é olhar diretamente para elas. E não é preciso ter vergonha por estar no vermelho ou com o nome negativado. Altos e baixos fazem parte da vida financeira.
Infelizmente há mais de 78 milhões de brasileiros nesta situação, de acordo com o mais recente Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, feito pela Serasa. O endividamento é resultado também de uma conjuntura econômica muito maior do que as nossas finanças domésticas.
Não é impressão sua: o dinheiro realmente ficou mais curto. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela Quaest e Genial Investimentos, 73% dos brasileiros sentem que o poder de compra está menor em relação a um ano atrás, e 63% afirmam que o preço dos alimentos nos mercados aumentou.
A pesquisa também revela outros dados importantes:
45% dos entrevistados sentem culpa ao pedir dinheiro emprestado;
41% evitam conversas sobre o tema;
29% acabam se isolando de amigos e familiares.
Entenda mais | Guia Serasa de Saúde Financeira e Mental
Ralos de dinheiro
Confira se a sua renda não está escapando por alguns desses ralos invisíveis de dinheiro:
Compras por impulso;
Desperdício no uso de água e energia;
Assinaturas de streaming ou planos de apps que você não utiliza;
Anuidades altas de cartão de crédito e taxas bancárias;
Mensalidades de serviços que não são aproveitados;
Mensalidades de serviços que não são aproveitados;
Está em dúvida sobre qual dívida priorizar?
A Serasa te ajuda a entender a situação do seu CPF através de um relatório completo: o Diagnóstico do Score.
Com ele, você fica sabendo quais dívidas precisam ser priorizadas para começar a se reorganizar financeiramente e entende como seus hábitos financeiros estão impactando seu bolso e seu score de crédito no mercado.
Ato 2 - A virada: o caminho para limpar o nome com segurança
Ninguém deseja que você fique com dívidas: nem eu, nem a Serasa, nem os bancos ou o governo. O endividamento não é bom para ninguém e desequilibra a própria economia nacional, já que o consumo é reduzido e o crédito fica mais caro.
As dívidas em aberto levam à inscrição do nome nas listas de inadimplência de órgãos de proteção ao crédito como a Serasa – é a famosa negativação. Quem está negativado enfrenta restrições: fica mais difícil conseguir um cartão, pedir um empréstimo e até abrir conta em banco em alguns casos.
A boa notícia é que existem maneiras seguras e facilitadas para quitar essas pendências e limpar o nome, mesmo que você ainda não tenha disponível todo o dinheiro para pagar a dívida.
Assista | Como saber se meu nome está limpo?
Serasa Limpa Nome: a maior plataforma de negociação do Brasiiiiil
Sabe o famoso “nome na Serasa”? Pois é com a própria Serasa que a gente resolve isso!
Além de ser um órgão de proteção ao crédito, que faz a gestão do cadastro de inadimplência, a Serasa também é uma plataforma de negociação (a maior do Brasil!). Ela cria uma ponte entre os consumidores com dívidas e mais de 1.600 empresas parceiras através do Serasa Limpa Nome.
Ou seja, quem deseja quitar dívidas negativadas ou contas atrasadas não precisa enfrentar burocracias. Basta fazer a negociação pelos canais digitais da Serasa, como o site, aplicativo e WhatsApp. E o melhor: é possível parcelar as dívidas a partir de R$ 9,90 e conseguir descontos de até 90% ou até 99% durante o Feirão Serasa Limpa Nome.
Como sair das dívidas rápido: o passo a passo do Serasa Limpa Nome
Negociar pelo Serasa Limpa Nome é simples, rápido e seguro:
Entre com seu CPF e senha no site ou aplicativo oficial da Serasa (Android e iOS). Se ainda não tiver cadastro, crie o seu grátis na hora.
Se houver alguma oferta de negociação de dívida disponível para o seu CPF, ela aparecerá na tela inicial.
Selecione a dívida que deseja negociar e confira todos os detalhes dela.
Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).
Conclua o acordo, faça o pagamento e pronto!
Após a confirmação do pagamento, a empresa responsável pela dívida tem até cinco dias úteis para solicitar a retirada do nome no cadastro de inadimplentes da Serasa.
Pagamento via Pix: a rapidez para seu nome "vigorar" novamente
Pelo Serasa Limpa Nome, ao escolher pagar uma dívida negativada no Pix, o seu nome pode ficar limpo na hora (se não houver outras dívidas negativadas a serem quitadas), e o seu Serasa Score também pode subir no mesmo instante.
Importante: a disponibilização da opção de pagamento de dívida negativada por Pix depende exclusivamente da política de cada empresa credora parceira. A Serasa funciona como uma intermediadora entre consumidores e credores e não interfere nas condições e ofertas disponibilizadas.
Quanto tempo para a dívida sair da Serasa?
Depois de pagar um acordo de negociação de dívidas pelo Serasa Limpa Nome, a empresa responsável pela dívida tem até cinco dias úteis para solicitar a retirada do CPF do consumidor do cadastro de inadimplentes da Serasa.
Vale lembrar que se ainda houver outra dívida não quitada no nome do devedor, ele continuará negativado.
Cuidado com golpes!
Infelizmente, muitos criminosos usam o nome da Serasa para aplicar golpes envolvendo falsas negociações de dívidas. Saiba como negociar com segurança, sem cair em ciladas:
Não abra links enviados em nome da Serasa por redes sociais.
Use a ferramenta Validador de Boletos e Chaves Pix antes de fazer o pagamento de um acordo de dívida para saber se o código gerado é da Serasa mesmo.
Lembre-se que a Serasa nunca emite um boleto em nome de uma pessoa física.
Confira se os links da web referentes à Serasa aparecem com o símbolo do cadeado e com as letras “https” na URL.
Desconfie sempre de mensagens com tom de ameaça, promessas milagrosas ou que pressionam o consumidor a aceitar uma negociação. Essa não é a abordagem da Serasa.
Informe-se sobre os mitos e verdades sobre a Serasa para evitar cair em golpes, fraudes ou fake news.
Leia também | Golpe Serasa Limpa Nome: como identificar?
Desmitificando a dívida “caducada": o que não te contam sobre não pagar a conta
Você já se deparou com algum vídeo no YouTube dizendo que dá para limpar o nome sem pagar dívida e achou que era bom demais para ser verdade? Sua intuição está certa, isso é mentira mesmo (eu sei, seria ótimo se as dívidas simplesmente desaparecessem, mas não é assim que funciona).
O argumento de quem incentiva os consumidores a não pagarem as dívidas é que elas “caducam” depois de cinco anos. E essa parte é verdade. O prazo de prescrição de dívidas de consumo é de 5 anos a partir da data de vencimento, como prevê o artigo 206, § 5º, do Código Civil Brasileiro.
O que acontece depois desse tempo é que o CPF do devedor sai do cadastro de inadimplentes da Serasa porque a empresa credora não pode mais cobrar o valor na Justiça. E é aí que as pessoas pensam que a dívida “some” só porque a dívida prescreveu, mas, na verdade, a dívida continua existindo para a empresa credora e os juros continuam aumentando!
É por isso que dívidas prescritas ainda podem aparecer disponíveis para negociação na plataforma do Serasa Limpa Nome e nomeadas como “Contas atrasadas”. As empresas responsáveis pela dívida não podem cobrá-la judicialmente, mas podem disponibilizar ofertas com condições especiais para regularizar as pendências financeiras na plataforma da Serasa.
Leia também | 10 mitos e verdades sobre dívidas
Como saber o que é verdade e o que é mentira?
Entender sobre finanças e dívidas pode parecer confuso, a gente sabe. Mas calma: para ajudar a entender esse universo e combater fake news, é possível se informar com conteúdos confiáveis e didático nos nossos canais:
- ● Página de mitos e verdades sobre a Serasa
- ● Página de perguntas frequentes sobre o Serasa Limpa Nome
- ● Página de denúncia a fraudes
- ● Blogs da Serasa
- ● Redes sociais (X, Instagram, TikTok, Kwai, Facebook)
- ● Canal da Serasa no YouTube
- ● Canal no WhatsApp
Negociar a dívida ou deixar prescrever: uma diferença que pode afetar seu futuro
Vamos começar pelo básico: ficar cinco anos com o nome negativado não é bom para a vida financeira de ninguém. Durante esse tempo todo, vai ser bem desafiador solicitar um cartão de crédito ou fazer um parcelamento em loja – e mais difícil ainda contratar um empréstimo com uma taxa de juros favorável.
Confira as principais diferenças entre as duas situações:
| Pagar a dívida | Deixar caducar |
|---|---|
| O seu nome pode ficar limpo em até cinco dias úteis. | Nome fica negativado durante cinco anos. |
| É possível quitar a dívida com até 90% de desconto e com parcelas a partir de R$ 9,90. | Pode ser difícil conseguir crédito no mesmo banco ou instituição financeira outra vez, mesmo após cinco anos. |
| O Serasa Score pode subir logo após o pagamento de uma dívida negativada no Pix. | A dívida não é perdoada, e os juros continuam sendo aplicados até a situação ser regularizada. |
| O acesso ao crédito pode ser recuperado. | - |
Ato 3 - O plano para vigorar: a vida pós-dívida
Paguei a dívida. E agora, Gil?
Parabéns! Você acabou de superar um dos maiores desafios da vida financeira. Mas atenção: a lição de casa só fica completa quando a gente consegue reorganizar os hábitos para evitar novas dívidas.
O que fazer para sair das dívidas para sempre?
Existem pelo menos três ações importantes para garantir que vai dar para respirar mais aliviado em um futuro próximo: recuperar o crédito, organizar o orçamento e criar uma reserva financeira. Vem comigo que a gente te explica cada um!
Entenda o Serasa Score: ele vai te ajudar a ter crédito de novo
Pagar as dívidas é o primeiro passo para retomar o crédito, mas ele não é o único. A reputação do seu nome no mercado também se constrói com bons hábitos e precisa ser cuidada mês a mês.
Um dos parâmetros mais usados para medir a confiança do mercado no seu nome é o Serasa Score, a pontuação de crédito que reflete o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e, quanto maior a pontuação, maiores são as chances de ter crédito aprovado.
Mesmo depois de limpar o nome, existem outras formas de melhorar o seu Serasa Score gradualmente:
Pague as contas sempre em dia
Essa é uma dica preciosa. Mesmo atrasos de poucos dias, que parecem inofensivos, podem prejudicar o seu score de crédito. O pagamento em dia de faturas e boletos é o fator mais levado em conta no cálculo do score.
Busque crédito com cautela
Vá com calma ao solicitar cartão de crédito ou fazer pedidos de empréstimo em diferentes empresas – mesmo se for só uma simulação. Quem busca muito crédito sinaliza ao mercado que está precisando de dinheiro e isso pode impactar seu score.
Mantenha um histórico financeiro positivo
Quanto mais tempo você tiver contratos ativos, como cartão de crédito ou financiamentos, mais confiável você se torna para o mercado (se pagar as contas em dia, claro). Por isso, é importante construir bons relacionamentos com as instituições.
Use o crédito com consciência
Quando a gente fala que é importante recuperar o crédito, não é para pedir empréstimo por qualquer coisa, ok?
Ter uma boa reputação no mercado é essencial para conseguir oportunidades e taxas competitivas quando o crédito é realmente necessário – como no caso de um financiamento, por exemplo.
Confira o Portal do Crédito Consciente que a Serasa preparou para entender como tomar melhores decisões de crédito!
Reserva de emergência: como sair das dívidas e guardar dinheiro?
Pode acreditar: com foco e organização é possível alcançar essas duas graças.
O primeiro passo foi quitar as dívidas, como a gente já viu até aqui. Quando der para sair do vermelho, a dica é aproveitar esta mesma determinação e começar a fazer uma reserva.
O ideal é que ela que cubra pelo menos seis meses dos seus gastos e possa ser acionada quando ocorrer algum imprevisto, como um conserto em casa, uma situação de saúde ou até em caso de demissão.
A reserva de emergência funciona como uma blindagem financeira, e precisa ser uma prioridade. Ela garante que você não precisará contrair novas dívidas caso aconteça uma emergência. Ter esse dinheiro guardado é melhor do que chá de camomila para poder dormir tranquilo!
Como começar mesmo com pouco dinheiro?
Talvez você só tenha R$ 50 sobrando no final do mês para começar, mas não importa: já dá para começar a investir no Tesouro Direto com esse dinheiro. Confira as principais dicas para começar:
- ● Estabeleça um valor mensal
- Mesmo que no começo seja pouco, determine um valor fixo para guardar todos os meses e mantenha esse compromisso. O ideal é separar o dinheiro logo que o salário cai na conta, antes de pagar contas.
- ● Priorize a reserva
- Quando receber um valor extra, como o 13º salário, coloque-o na reserva (ou parte dele). Avalie também se pode vender objetos que não usa mais para acrescentar nas economias.
- ● Invista o dinheiro
- Prefira investimentos com baixo risco e alta liquidez para ir montando sua reserva, como o Tesouro Direto ou o CDB. É possível encontrar essas opções facilmente nas instituições financeiras em geral e não é difícil de aplicar o dinheiro. Essas opções, inclusive, rendem mais que a poupança hoje em dia.
Leia mais | Como investir dinheiro: comece com segurança
Estabeleça metas: do nome limpo aos seus maiores sonhos
Sabe aqueles sonhos paralisados por conta das dívidas? Planos como trocar a geladeira, viajar para o exterior ou comprar um carro? Agora é hora de colocar essas metas em ação.
Para isso, é preciso reorganizar as finanças. Além de evitar cair no endividamento novamente, essa revisão vai ajudar a fazer o dinheiro sobrar no fim do mês.
Anote tudo
É comum que as pessoas não saibam dizer exatamente quanto recebem por mês nem quanto gastam. Vamos combinar que isso não vai mais acontecer?
Registre todo o dinheiro que entra no mês (como salário e outra renda extra) e também todos os gastos. É preciso considerar desde o preço do aluguel até as besteirinhas na lanchonete. Você pode anotar tudo em um caderno ou usar uma tabela financeira online. A Serasa tem uma gratuita, é só baixar!
Reduza custos
Para fazer o salário render, é preciso abrir mão de algumas coisas. Nem sempre isso significa que o seu padrão de vida vai reduzir, às vezes com pequenas mudanças de hábitos já é possível criar folgas no orçamento. Confira essas dicas:
- ● Reduza seu plano de internet (normalmente pagamos mais do que usamos).
- ● Assine um streaming por vez e faça rodízios.
- ● Desinstale os apps de delivery do celular.
- ● Leve marmita para o trabalho ou para consumir quando estiver fora de casa.
- ● Controle o uso de água e energia.
- ● Vá ao mercado sempre com uma lista de compras (e nunca com fome).
Crie metas realistas
É muito mais fácil reorganizar as finanças quando há um objetivo claro a ser alcançado. A gente não pensa simplesmente que vai “deixar de jantar fora hoje”, mas sim que vai “economizar para passar o feriado na praia”. Motivação é tudo.
A sugestão é determinar um prazo para atingir estas metas, e calcular quanto dinheiro precisará ser guardado por mês para cada uma elas. Confira algumas sugestões:
- ● Curto prazo: ir a um show, alugar uma casa nas férias, trocar o celular.
- ● Médio prazo: bancar sua festa de casamento, comprar um carro, fazer um curso fora do país.
- ● Longo prazo: financiar a casa própria, planejar a aposentadoria.
Leia mais | Como poupar dinheiro para objetivos e metas
Conte com a Serasa para te ajudar a controlar as finanças
A Serasa compartilha conhecimento e ferramentas para quem quer cuidar da vida financeira.
Curso de Finanças Básicas da Serasa
Um curso gratuito com sete módulos em vídeo e material de apoio para aprender a controlar as finanças.
Negocie dívidas, acompanhe o score, acumule Vale Bonus e programe alertas para o pagamento de contas. Disponível gratuitamente para Android e iOS.
Educação financeira e controle das finanças é no Serasa Premium
Os assinantes ganham acesso aos cursos da Me Poupe! e ao plano Manual do aplicativo Organizze, além de contar com os benefícios do plano Premium.
Conteúdos sobre educação financeira – desde dicas para sair das dívidas até artigos sobre como funciona o pagamento de impostos ou a contratação de um financiamento.
Aprenda formas de ganhar dinheiro extra e alcance a tão sonhada independência financeira.
Confira quais são os direitos e como sair do endividamento com este material preparado pela Serasa.
Confira quais são os direitos e como sair do endividamento com este material preparado pela Serasa.
Calculadoras e simuladores online
Organize seu futuro com as calculadoras e simuladores gratuitos que a Serasa preparou.
Por apenas R$ 6,90 você acessa uma análise personalizada da situação do seu CPF. Caso esteja com dívidas, o relatório ajuda a entender quais dívidas devem ser priorizadas para reorganizar suas finanças.