Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Cobranca Extrajudicial Como Proceder Em Caso De Divida

Cobrança extrajudicial: o que é e como proceder em caso de dívida

Saiba como funciona esse instrumento de cobrança e o que fazer se receber uma notificação.

Atualizado em: 28 de fevereiro de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Empresário apertando as mãos para selar um acordo Juízes advogados homens Consultoria de serviços jurídicos em relação aos vários contratos para planejar o caso em juízo.

A cobrança extrajudicial é uma forma de resolver pendências financeiras sem a necessidade de processos judiciais demorados. Ela ajuda a construir uma negociação amigável e transparente entre as partes.

Entenda o que é cobrança extrajudicial, como funciona, o que fazer quando receber uma notificação e como evitar que chegue a esse ponto.

O que é cobrança extrajudicial

A cobrança extrajudicial é um recurso do credor para recuperar valores não pagos sem precisar recorrer ao sistema judiciário. É uma opção mais rápida, menos burocrática e mais econômica, que também pode ser interessante ao devedor, que encontra portas abertas para negociar melhores condições de pagamento diretamente com o credor.

Por outro lado, se o devedor se mantiver em silêncio, a notificação de uma cobrança extrajudicial pode ajudar a provar na Justiça que o credor tentou solucionar o caso de forma amigável e o devedor não se mostrou disposto a tal.

Por isso, quem recebe uma cobrança extrajudicial e não faz nada não pode depois alegar em juízo que não tinha conhecimento do débito. O melhor é sempre procurar o credor para negociar a quitação da dívida.

Leia também | Cobrança extrajudicial: o que fazer com a notificação?

Como funciona a cobrança extrajudicial

Tudo começa quando o credor decide comunicar o devedor sobre a dívida de maneira formal. Ele, então, envia uma notificação que informa sobre o débito e estabelece prazos para pagamento.

Essa comunicação pode ser feita por meio de carta com aviso de recebimento (AR), e-mail, aplicativos de mensagens e até com a visita de um oficial de cartório, caso o credor resolva fazer o procedimento em um Cartório de Registro de Títulos e Documentos, mas essa opção costuma ser mais comum em dívidas de valor mais elevado. Independentemente da maneira escolhida, isso ainda não é o início de um processo na Justiça. É apenas um alerta.

Com a cobrança extrajudicial, abre-se espaço para negociação. Muitas empresas estão dispostas a oferecer condições especiais para o devedor disposto a quitar a dívida, mas precisa de um parcelamento maior ou algum desconto. Justamente por isso, essa é uma boa oportunidade para o devedor, já que ele não encontrará esses espaços em um processo judicial, caso ignore o aviso da cobrança extrajudicial.

No entanto, caso um acordo seja firmado entre as partes, o devedor se compromete a efetuar os pagamentos conforme as condições acordadas.

Assista | Como evitar ligações excessivas de cobrança de dívidas

O que fazer quando receber uma notificação de cobrança extrajudicial

Ao receber uma notificação de cobrança extrajudicial, é crucial analisar e confirmar todos os dados informados no documento, como:

  • ● origem da dívida;
  • ● valores cobrados;
  • ● condições oferecidas.

 

Depois, é possível entrar em contato com o credor para negociar outras condições, caso seja necessário. Se a intenção for fazer o pagamento à vista, é possível até negociar um desconto. O interessante aqui é ser honesto e transparente com o credor, pois o procedimento de cobrança extrajudicial pode ser um sinal de que ele está abrindo portas para entender a situação financeira do devedor e negociar opções vantajosas de pagamento.

Por outro lado, se a cobrança feita for indevida ou estiver com o valor incorreto, é importante separar os comprovantes de pagamento ou qualquer outra documentação que indique o equívoco e informe o valor exato da dívida. Por fim, basta procurar o credor, mostrar tudo a ele e pedir a extinção da cobrança.

Leia também | Como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco? Confira dicas

Como evitar a cobrança extrajudicial

Para evitar uma cobrança extrajudicial, a única opção é manter as contas e obrigações financeiras sempre em dia. Isso é possível por meio de um bom planejamento financeiro, monitorando gastos e evitando compras e gastos desnecessários. Isso precisa se tornar hábito na rotina da família.

Porém, sempre que algum imprevisto acontecer, o ideal é não esperar a situação chegar ao extremo para fazer algo. É fundamental procurar os credores para tentar negociar o pagamento, mostrando a eles que existe intenção de resolver o problema e quitar a dívida, ainda que a família esteja passando por dificuldades financeiras.

Quando isso acontece, as possibilidades de encontrar uma solução que se encaixe na realidade financeira da família são muito maiores do que esperar que o problema se resolva na Justiça.

Leia também: Como organizar a sua vida financeira em 4 passos

Encontre ofertas de negociação de dívidas para sair da inadimplência

Embora possa assustar, a cobrança extrajudicial é um aviso de que há sinal verde para uma negociação amigável. Por isso, é importante aproveitar essa oportunidade, que muito provavelmente não vai se repetir em um processo judicial.

Para quem está com dívidas ou contas atrasadas, a Serasa pode agilizar ainda mais a negociação, antes mesmo da chegada de uma notificação de cobrança. 

O Serasa Limpa Nome disponibiliza ofertas de negociação de dívidas com condições especiais. Na plataforma é possível consultar as dívidas e obter até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Siga o passo a passo:

  • ●    Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo informe seu CPF e Senha.
  • ●    Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.
  • ●    Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas
  • ●    Confirme as condições escolhidas e pronto!
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados