Como saber se meu nome está negativado? Veja o passo a passo

Como saber se meu nome está negativado?

Esta é a dúvida de milhões de brasileiros que atravessam dificuldades financeiras. De acordo com o levantamento mais recente realizado pela Serasa, atualmente 62,5 milhões de pessoas estão negativadas no país. 

Por isso, preparamos um conteúdo completo para você descobrir como consultar o seu nome, saber se ele está negativado e negociar dívidas de forma fácil e segura. 

Qual é a importância de ter o nome limpo?

As vantagens de estar com as contas em dia e ter o nome livre de negativação? Os consumidores nessa situação normalmente têm uma pontuação de crédito maior (você pode consultar seu Serasa Score 2.0 gratuitamente aqui). Assim, eles têm maiores chances de conseguir crédito no mercado, como empréstimos, financiamentos, compras parceladas, financiamentos e até aluguéis de imóveis. 

Estou com o nome negativado. Por que isso aconteceu?

Como já mencionamos, o consumidor fica com o nome negativado quando não paga uma despesa em dia. Quando isso acontece, a empresa avisa aos órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida. Por isso, se você está se perguntando “Como saber se meu nome está negativado?”, o que você deve fazer é verificar se tem dívidas em atraso. 

Caso a pessoa não pague a dívida no prazo, o nome dela será incluído nos órgãos de proteção ao crédito. Desse modo, qualquer empresa poderá consultar e ter acesso a essas informações caso queira checar o histórico financeiro de alguém. 

Essa prática é muito comum empresas que trabalham com vendas a prazo ou financiamentos, como varejistas ou instituições financeiras. Elas ficam de olho nessas informações para verificar o risco envolvido na operação e também para decidir se vai oferecer o empréstimo ou crédito a alguém. 

Quais são as consequências de estar negativado?

Estar com o nome negativado traz alguns problemas, e o principal está na dificuldade de conseguir crédito no mercado. Obter empréstimos e financiamentos, conseguir um cartão de crédito ou abrir uma conta corrente, parcelar compras em lojas e até alugar um imóvel são algumas das atividades que podem ficar muito mais difíceis quando se está na lista de inadimplentes.

Isso porque, quando uma instituição consulta o seu CPF e descobre que você tem dívidas atrasadas, ela entende que conceder crédito a você é um risco. Por isso, normalmente decidem negar o pedido de crédito ou aprová-lo com condições piores, como taxas de juros mais altas e prazos mais curtos para pagar.

Afinal, como saber se meu nome não está negativado?

Agora que você já entende sobre dívidas e negativação, é hora de responder sua dúvida: como saber se meu nome não está negativado? É simples: você pode consultar a situação do seu CPF gratuitamente no site da Serasa ou no aplicativo, disponível no Google Play e na App Store.

Depois de fazer login, você pode descobrir se há dívidas em seu nome e também verificar a sua pontuação de crédito, o Serasa Score 2.0. Lembramos que, quanto melhor for a sua pontuação, maiores serão as suas chances de conseguir a aprovação de crédito.

Descobri que tenho uma dívida. Como pagar a dívida?

Para quitar a dívida e retirá-lo das listas de proteção de crédito, você tem algumas opções. A primeira é entrar em contato com a empresa onde a dívida foi feita para descobrir o valor total do débito (já que normalmente os juros fazem esse montante aumentar) e negociar o pagamento. 

Para quem deseja fazer isso de forma mais rápida e com descontos especiais, a melhor opção é acessar o Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Nela, você consulta suas dívidas, confere as opções de pagamento disponíveis para você e fecha acordos em até três minutos. Fácil, né? .

Outro ponto interessante é que no Serasa Limpa Nome você pode conseguir até 90% de desconto no valor total das suas dívidas.

Se mesmo com desconto o valor do seu débito for muito alto, você pode optar por fazer o pagamento em parcelas. Então, quando a primeira prestação for paga, a empresa para a qual você deve já recebe essa informação e tem até cinco dias para excluir a dívida do cadastro de inadimplentes, ou seja, tirar seu nome da lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito. Mas, atenção: se as parcelas seguintes não forem pagas, o seu nome voltará a aparecer, então é importante quitar o acordo direitinho. 

Se você começou a ler este artigo se perguntando “Como saber se meu nome não está negativado?”, esperamos que sua dúvida tenha sido esclarecida após a leitura. Além de todos os serviços desenvolvidos para você ter saúde financeira, a Serasa produz uma série de conteúdos para ajudar você a ter uma relação melhor com o seu dinheiro. Acesse o Serasa Ensina, nosso portal de educação financeira, e fique por dentro das novidades.