CNPJ Consultar dívidas

Pague os débitos da sua empresa

Casal fazendo uma consulta de suas dívidas do seu cnpj pela plataforma do serasa

Se 2021 bateu recorde no número de novos microempreendedores, também é verdade que a quantidade de inadimplentes subiu. Neste contexto, é importante saber o CNPJ e consultar dívidas (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para encontrar uma maneira de regularizar essa situação.

O número de novos microempreendedores no ano passado ultrapassou a marca mais de 3,9 milhões, segundo dados do Governo Federal. Já a quantidade de pequenas empresas inadimplentes chegou a 5,4 milhões em fevereiro de 2022, de acordo com a Serasa Experian. À medida em que sobe o número de empresas, também aumentam os endividados.

Estar inadimplente segue a mesma regra para CPF e CNPJ: negativação, score baixo e dificuldade de obter crédito. A diferença é que, se a dívida é no CNPJ, quem vai para o cadastro de inadimplentes é a empresa e o CNPJ, e não o dono dela.

Para quem se arriscou e acabou no vermelho, levantamos algumas questões para você consultar dívida CNPJ grátis e as melhores maneiras de resolver as pendências.

Leia também | Empréstimo para empresa: onde e como conseguir?

Como consultar dívidas no CNPJ?

É bastante simples e prático fazer a consulta de dívidas no CNPJ. Na Serasa, esta função é gratuita. Basta acessar o Serasa Limpa Nome. Caso você não tenha um cadastro, em poucos minutos, é possível completar um.

Uma vez que o seu cadastro estiver ativo, é só seguir para a aba “Para Sua Empresa” e clicar em “Ofertas”. Se a empresa com a qual você tem dívidas no CNPJ oferecer negociação, basta seguir os passos, escolher uma forma de pagamento e fechar acordo.

Geralmente, você consulta o CNPJ pelo seu CPF mesmo. A plataforma integra os dois, caso sua empresa esteja cadastrada no seu CPF, claro.

Consulte o CPF pelo SuperApp Serasa direto do seu celular! Baixe e tenha acesso!

Assista | ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO: tudo que ninguém te conta

Consultar dívidas CNPJ na Receita Federal

O cancelamento de um CNPJ também pode ser ocasionado por dívidas com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), responsável, principalmente, pelo sistema previdenciário. Quando isso acontece, significa que a sua empresa está com a Certidão Negativa do INSS.

Para consultar dívida CNPJ Receita Federal, acesse o site do órgão e vá até o campo “Serviços”. Em seguida, clique em “Certidões e Situação Fiscal”. Na sequência, acesse “Certidão Negativa de Débito”. Se houver pendências, é possível emitir um boleto e efetuar o pagamento on-line.

Lembrando que, uma vez que o pagamento for efetuado de qualquer débito no CNPJ, em cinco dias úteis limpa o CNPJ. Este é um prazo que funciona também para CPF negativado. A partir deste ponto, provavelmente, a situação do seu score também melhora.

CNPJ Consulta dívidas: faça um monitoramento

Monitorar o CNPJ da sua empresa é uma tarefa básica, tanto para o micro, quanto para o grande empreendedor. É uma forma de verificar se o seu negócio tem pendências ou até se sofreu algum tipo de fraude.

Assim, é possível evitar constrangimentos com fornecedores, parceiros e até com o seu cliente. Além disso, você recebe relatórios da sua situação financeira e acompanha de perto o score da sua empresa.

Curtiu o conteúdo? Assista ao nosso canal no YouTube e ouça o podcast Serasa Ensina.