Minha dívida “caducou”, mas tenho uma oferta no Limpa Nome para ela. Por que isso acontece?

Publicado em: 19 de abril de 2023

Autora: Ana Clara Barbosa

Você já deve ter ouvido falar que, depois de cinco anos, uma dívida “caduca”. Isso significa que após esse período, o débito deixa de constar em serviços de proteção ao Crédito e não é considerado para o cálculo do seu Score. 

A dívida pode aparecer nas propostas de negociação disponíveis no Serasa Limpa Nome. Isso ocorre porque a plataforma atua como intermediária na negociação desses débitos, proporcionando um ambiente em que os consumidores podem consultar e quitar suas dívidas. Para ter acesso aos serviços oferecidos, é necessário realizar um cadastro, o qual não deve ser confundido com o Cadastro de Inadimplentes.

As informações exibidas no site ou aplicativo não são disponibilizadas para terceiros, ou seja, os débitos que aparecem ali podem ser visualizados apenas pelo consumidor.

Leia também | Dívida de banco caduca? O que acontece depois de cinco anos? 

Vale a pena excluir a dívida prescrita do Serasa Limpa Nome?

De vez em quando circulam pela internet vídeos sugerindo que, para tirar uma dívida prescrita do seu nome da Serasa ou de outros birôs de crédito, basta copiar um determinado texto e enviá-lo para o site Reclame Aqui. Essa é uma informação equivocada. 

O que esse tipo de procedimento consegue é somente inibir as ofertas de acordo para pagamento que estão disponíveis no aplicativo do Serasa Limpa Nome. Ou seja, o consumidor não consegue mais visualizar as propostas de negociação presentes no app e no site, mas a dívida ainda continuará existindo. É importante ressaltar que na plataforma Serasa Limpa Nome é possível negociar dívidas negativadas ou não. O site e o aplicativo diferenciam os tipos de dívida e oferecem ofertas de negociação específicas para cada uma das diferentes situações.

No caso da dívida prescrita, ela aparece como “conta atrasada” na plataforma, pois essas dívidas não são negativadas. É fundamental entender que dividas prescritas não geram impacto no cálculo do Score. A oferta de acordo na plataforma não gera nenhum prejuízo e se você não tiver interesse no acordo, basta desconsiderá-la. Afinal, pedir a exclusão de oferta não te traz nenhum benefício, muito pelo contrário, já que a oferta pode te ajudar a regularizar a regularizar a situação com a empresa credora com descontos especiais.

 

Quais são os direitos dos endividados? Quantos tipos de dívidas existem? Como não se endividar novamente? Confira no Manual do Endividado feito pela Serasa. 

Assista | Excluir Dívida Prescrita na Serasa: o que não te contam

Dívida, inadimplência e nome negativado. Qual a diferença?

  • Dívida é o ato de se comprometer com contas que vencerão no futuro e devem ser pagas. Uma conta de energia, por exemplo, é uma dívida que precisa ser paga até a data de vencimento. Depois de quitada, a dívida deixa de existir.  

  • Inadimplência é quando a dívida assumida não foi paga até a data de vencimento e a pessoa torna-se inadimplente. Ou seja, a pessoa descumpriu o compromisso de pagar a dívida.  

  • Nome negativado é quando o CPF do inadimplente (que tem dívidas não pagas) foi inscrito pela empresa credora nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

Leia também | Ajuizamento da dívida: o que é e como evitar 

Por que negociar uma dívida prescrita?

Depois de cinco anos do vencimento da dívida, ela é excluída dos órgãos de proteção ao crédito. No entanto, é importante ressaltar que a dívida continua existindo para o credor.

Portanto, negociar uma dívida prescrita pode ajudar a melhorar o histórico de crédito do consumidor com aquela instuição.

Serasa Limpa Nome

É importante pagar uma dívida, seja de qual natureza for, para evitar problemas futuros, prevenir possíveis custos adicionais e demonstrar ética e responsabilidade financeira. E nisso a Serasa tenta contribuir. 

Por ter mais de 500 empresas parceiras, a plataforma Serasa Limpa Nome consegue oferecer descontos de até 90% na negociação de dívidas.  

O processo de negociação leva cerca de três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096. 

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app: 

1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso 

O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso. 

2. Selecione os acordos disponíveis 

As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento. 

3. Pague o boleto 

Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.