Ajuização de dívida: o que é e como evitar
Ajuização de dívida: o que é e como evitarData de publicação 5 de novembro de 20258 minutos de leitura
Atualizado em: 30 de setembro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 4 MinutosTexto de: Time Serasa
Uma das principais dúvidas entre os consumidores é sobre o que acontece com uma dívida que “caducou”. Caducar é uma forma popular de dizer que uma dívida está prescrita, ou seja, que venceu há cinco anos ou mais.
Ao contrário do que muita gente imagina, a dívida não desaparece automaticamente do CPF após a prescrição. Ela continua existindo para a empresa credora e ainda pode ser negociada com condições que facilitam o pagamento e quitação deste débito por meio de plataformas de negociação, como o Serasa Limpa Nome. Neste artigo, entenda o que acontece ao deixar que uma dívida prescrita continue existindo e se ela pode ser cobrada.
Não. Dívidas com mais de cinco anos não podem ser cobradas judicialmente. E isso acontece graças ao instituto da prescrição.
No entanto, a prescrição não extingue a dívida, ou seja, ela continua existindo. Isso significa que, embora o devedor não possa mais ser cobrado judicialmente, ao empresa credora ainda pode realizar cobranças extrajudiciais. Sendo assim, é recomendado pagá-la.
Inclusive, a plataforma Serasa Limpa Nome oferece oportunidades para negociar dívidas com descontos atrativos.
Importante: o prazo prescricional pode ser interrompido em determinadas situações, como quando há renegociação entre o devedor e a empresa credora. Nesse caso, um novo contrato é firmado, e o prazo de prescrição começa a contar novamente conforme as condições acordadas.
Leia também | Limpar o nome sem pagar dívida: é possível?
Mesmo após o prazo de prescrição, a dívida não deixa de existir. Isso significa que o valor devido pode continuar aumentando em razão da aplicação de juros, multas e outros encargos, conforme as políticas internas da empresa credora.
A prescrição apenas impede que a cobrança seja feita por meio judicial, mas não elimina a possibilidade de uma negociação extrajudicial. Portanto, o débito permanece vinculado ao CPF do devedor, podendo ser objeto de tentativas de negociação de forma extrajudicial.
Depois de cinco anos da data de vencimento da dívida, o nome do devedor não pode mais constar no cadastro de inadimplentes dos birôs de crédito como a Serasa ou o SPC.
Isso significa que o CPF da pessoa devedora deixa de constar como negativado especificamente em relação àquela dívida prescrita, e o Serasa Score também deixa de ser impactado negativamente por ela.
Caso existam outros débitos em aberto que ainda não completaram cinco anos, o CPF do consumidor pode continuar negativado. Caso não haja, o nome do consumidor pode ficar limpo, mas ainda será possível acessar ofertas de negociação pelo Serasa Limpa Nome, caso o consumidor deseje quitá-las mesmo após a prescrição da dívida.
Mesmo após a prescrição, a dívida ainda poderá ser negociada. No caso das dívidas na Serasa, o débito deixa de ser considerado como “negativado” e passa a ser registrado como uma “conta atrasada”. Sendo assim, as empresas credoras podem continuar disponibilizando ofertas para negociação dessas contas atrasadas através do Serasa Limpa Nome.
Portanto, ainda que o nome não esteja mais negativado, o consumidor pode optar por quitar o débito com condições facilitadas para reorganizar sua vida financeira.
É comum um devedor acreditar que vale a pena deixar a dívida completar cinco anos até que não possa mais ser cobrada judicialmente ou deixe de estar inscrita no Cadastro de Inadimplentes. Mas essa não é uma boa decisão.
Primeiro, porque são elevadas as chances de o credor acionar a Justiça dentro do prazo de prescrição. E caso isso aconteça, enfrentar uma ação judicial implica em custos e, até mesmo, penhora de bens ou o bloqueio e penhora da própria conta bancária.
O devedor ainda pode encontrar dificuldades em estabelecer novas relações comerciais com bancos e lojas. Em um cenário de inadimplência, o mercado tende a se restringir, aumentando os juros cobrados e dificultando o acesso ao crédito.
Por isso, a atitude proativa de tentar quitar todas as pendências é altamente recomendada.
Agora que você já entendeu que as dívidas prescritas podem ser negociadas de forma amigável, extrajudicialmente, confira se há ofertas disponíveis para negociar dívidas com desconto pelo .
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas do país, com descontos que podem chegar a 90%. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em poucos minutos pelos canais oficiais da Serasa: site, aplicativo (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou Agências dos Correios.
● Pronto! Feche o acordo e pague o acordo.
E mais: ao negociar pelo aplicativo e pagar acordos ou parcelas no Pix, você ganha até R$ 250 em Vale Bonus para economizar em mais de 600 marcas parceiras!
Data de publicação 5 de novembro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 5 de novembro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 5 de novembro de 202510 minutos de leitura