Dicas para sair do endividamento começando hoje
Dicas para sair do endividamento começando hojeData de publicação 30 de setembro de 20248 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
.
Ter alguma restrição no nome é muito ruim. E, por isso, o tempo entre o pagamento da dívida e a retirada do nome das listas de inadimplência parece uma eternidade. Mas você sabe qual é o prazo para as empresas retirarem as restrições do seu nome?
A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. A empresa também precisa entregar para você um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada.
Se esse é o seu caso, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa. Você vai avisar o que aconteceu e pedir a baixa do seu nome da lista de inadimplência.
Caso a empresa não dê baixa no seu nome, você pode buscar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para fazer uma reclamação formal.
Essa é uma pergunta bastante comum. Os consumidores se questionam se o banco ou financeira podem alegar que possuem prazos internos para dar baixa no nome. E a resposta é: não! O prazo começa a contar a partir do pagamento da dívida.
Esse período só pode ser maior se o pagamento da dívida for feito com cheque, boleto ou outra maneira que depende de confirmação.
Caso você tenha parcelado sua dívida, após o pagamento da primeira parcela seu nome saí da Serasa. Ao menos que a empresa tenha acordado diferente.
Além do prazo para a baixa no seu nome, outra medida importante é consultar o seu nome. Assim, você vai ter certeza de que não existe outra dívida no seu CPF. Na Serasa, seja no site ou SuperApp, você pode fazer essa consulta a qualquer momento e sem pagar nada por isso.
Aproveite o Feirão Limpa Nome da Serasa para negociar as suas dívidas com um desconto especial.
Data de publicação 30 de setembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura