Entrar

Estou negativado. Como conseguir empréstimo com nome sujo?

Crédito para negativado, é possível? Neste artigo, veremos se é permitido e, caso seja, como conseguir empréstimo com nome sujo.

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 28 de março de 2022.

Está negativado mas ainda precisando de crédito? Essa é uma situação cada vez mais comum em nosso país devido ao alto número de desemprego e grau de endividamento da população, mesmo as pessoas que já possuem alguma restrição ao nome precisam de dinheiro extra para conseguir arcar com seus compromissos financeiros. E a pergunta é: como conseguir empréstimo com o nome sujo?

A boa notícia é que sim, existem algumas empresas de crédito que oferecem serviços a esse perfil de clientes. Mas é imprescindível ficar atento às propostas para não sobrecarregar um orçamento já tão apertado, nem cair em armadilhas financeiras diante da alta taxa de juros que geralmente é cobrada.

Fez empréstimo de R$1.000 na Caixa? Então quite suas dívidas

Aproveite essa oportunidade para limpar seu nome.

A Caixa está oferecendo empréstimo para negativados e MEI. É a sua chance de quitar aquela dívida e voltar a ter crédito no mercado. Acesse Serasa Limpa Nome e confira as ofertas disponíveis com descontos de até 99%.

Mas afinal, o que é ter o “nome sujo”?

Nome sujo ou nome negativado são expressões sinônimas. Significa que o seu nome foi apontado nos serviços de proteção ao crédito.

Ao não conseguir pagar uma conta, a empresa que deixou de receber o dinheiro comunica a inadimplência aos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa ou o SPC, e seu nome fica inscrito nesses birôs de crédito.

E quando isso acontece, o devedor é tido como um mau pagador, tendo dificultado o seu acesso a empréstimos, financiamentos, crediários, cartões de crédito etc.

Mas então como conseguir empréstimo com nome sujo ou negativado?

Bom, antes de tudo, é preciso apontar que de nada adianta pegar um empréstimo sem que antes você tenha feito uma análise minuciosa da sua vida financeira atual, sabendo exatamente o valor das suas dívidas (e da taxa de juros que está sendo cobrada). É preciso também fazer um planejamento e traçar uma estratégia para pagar esse novo empréstimo.

Aqui é preciso ressaltar que o crédito para quem tem o nome sujo, chamado de crédito para negativado, normalmente tem uma taxa de juros muito acima da média (que já é alta).

Isso ocorre justamente pelo fato de o banco ou a instituição financeira ter se disposto a conceder esse dinheiro sem ter nenhuma garantia de que você irá pagar de volta o empréstimo na data estipulada – afinal, a pessoa negativada não é considerada na praça como uma “boa pagadora”.

Ou seja, planeje-se em primeiro lugar, faça as contas e pense bem se um empréstimo seria vantajoso para a sua situação, pois essa dívida pode virar uma verdadeira bola de neve.

Depois de você ter colocado todos os prós e contras na balança e ter se decidido pelo novo crédito, chegou agora a hora das pesquisas.

Primeiro: procure por todas as empresas que oferecem empréstimo para quem é negativado. Esteja ciente de todas as taxas cobradas dessas instituições (atenção: não verifique somente a taxa de juros, mas pesquise também sobre o CET – custo efetivo total – que inclui, além da taxa de juros, taxa de abertura de cadastro, IOF, seguros e demais encargos).

Neste vídeo do Serasa Ensina, você pode entender melhor o que é e como calcular o CET de um empréstimo:

Muita atenção às empresas fantasmas: um número considerável de pessoas tem caído em golpes financeiros, então, todo cuidado é pouco. Desconfie se a empresa pede para que você faça um primeiro depósito para a concessão do crédito. Não existe pagamento antecipado quando se solicita um empréstimo.

Leia também | Golpe do empréstimo: tipos mais comuns e como se prevenir

Atenção também aos sites. Verifique se ele possui selo de segurança, se possui erros de ortografia ou falta endereço ou telefone para contato.

O Serasa eCred reúne diversas empresas confiáveis que oferecem empréstimos para pessoas que possuem alguma restrição ao nome. Você pode fazer uma simulação aqui.

Tipos de empréstimo

As pessoas que têm o nome sujo podem contar com alguns tipos de empréstimos que são oferecidos:

· Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal sem garantia possui uma das mais altas taxas do mercado. E isso se justifica normalmente porque o credor não tem nenhuma garantia de que vai reaver o dinheiro que foi emprestado.

Para aumentar suas chances de conseguir, o ideal é comprovar com documentação (movimentações em extratos bancários, por exemplo) de que você tem condições de arcar com os pagamentos mensais.

· Empréstimo pessoal com garantia

A garantia é o oferecimento de um bem quitado de sua propriedade (imóvel ou carro). Dessa forma, o credor tem a certeza de que receberá o dinheiro que foi emprestado de

volta, pois caso você não consiga quitar as parcelas, ele poderá contar com o bem que foi dado em garantia (alienação fiduciária).

Nesse tipo de contrato, ao oferecer o bem em garantia, o imóvel ou veículo que era seu passa para o nome do credor, e, se houver problemas na quitação do empréstimo, o credor poderá vender o bem para poder receber o que lhe é devido.

Este é um tipo de empréstimo em que as taxas cobradas são mais baratas, mas ele só deve ser feito se houver certeza absoluta de que você tem condições de quitar as parcelas, uma vez que você corre o risco de perder o bem.

· Empréstimo consignado

Normalmente é a opção que possui os juros mais baixos, já que as parcelas do empréstimo são debitadas diretamente do seu salário ou pensão do INSS, antes mesmo do dinheiro cair na sua conta. Sua concessão é rápida e normalmente nem há consulta à Serasa. Para ver mais dicas sobre como pegar empréstimo para negativado, você pode clicar aqui e assistir a um vídeo com algumas sugestões.

O que eu posso fazer para limpar o meu nome?

Caso você esteja negativado e queira limpar o seu nome, você precisa entrar em contato com a empresa para quem você está devendo e solicitar uma negociação de dívidas.

Caso você não possua o valor total para quitação, você pode parcelar o montante durante alguns meses e seu nome será retirado da lista de proteção ao crédito a partir do pagamento da primeira parcela. Mas, atenção: ao parar de pagar as parcelas, seu nome volta novamente a ficar negativado. Então, atenção aos valores e só negocie aquela quantia que realmente cabe no seu bolso.

A Serasa tem uma plataforma de negociação de dívidas onde você pode conseguir quitá-las com até 99% de desconto. Por meio do Serasa Limpa Nome, no site ou aplicativo da Serasa, você pode fechar acordo com diversas empresas parceiras e se livrar de vez dessa pendência. Clique aqui e consulte grátis ofertas para negociar as suas dívidas agora mesmo.