Como funciona o empréstimo pessoal

Confira as principais características do empréstimo pessoal e veja as principais vantagens de tomar empréstimo de forma online, sem burocracia.

emprestando dinheiro

Autor: Marlise Brenol

Publicado em 24 de outubro de 2022

O empréstimo é o ato de uma pessoa usufruir de dinheiro ou artigos de valor de outra pessoa ou instituição por tempo determinado e sob condições definidas. O empréstimo pessoal é aquele cujo beneficiário é pessoa física, e não empresa. A decisão de fazer um empréstimo pode ser planejada ou emergencial.  

Há diferentes situações e motivações para as pessoas pedirem dinheiro emprestado no banco ou em instituições financeiras. Pode surgir um imprevisto de saúde, uma negociação relacionada à moradia ou uma compra urgente para atender necessidades familiares. Há casos nos quais o empréstimo é planejado para investir e ampliar negócios, para uma viagem em família ou para a aquisição de um bem de consumo, como moto ou automóvel.  

A lógica é parecida com o dinheiro que alguém pede emprestado a familiares e amigos, mas no empréstimo com uma instituição o cliente tem mais certeza de que terá a quantia solicitada. O cliente define quanto precisa, solicita à instituição, que verifica se ele tem histórico de bom pagador e concede o dinheiro. Depois o cliente vai devolvendo em parcelas que caibam em seu orçamento. 

Conheça os tipos de empréstimo

O empréstimo pessoal pode ser direto ou consignado.  

O empréstimo consignado

• é feito diretamente no banco; 

• depende de a pessoa ter uma conta-salário na instituição, ou seja, receber uma quantia todo mês; 

• permite que o banco desconte a parcela do empréstimo do salário mensal e o cliente controla os descontos em extrato bancário.  

O empréstimo pessoal direto: 

• pode ser feito em qualquer instituição financeira; 

• pode ser feito de forma online, com empréstimo direto na conta e sem complicação.  

O empréstimo pessoal se diferencia do empréstimo estudantil, do financiamento imobiliário e do consórcio porque é uma modalidade livre. O empréstimo não fica condicionado a uma aplicação específica, como pagar os estudos, comprar uma casa ou adquirir um veículo. A pessoa decide a quantia conforme a necessidade e solicita ao credor.  

Como o empréstimo pessoal funciona

O empréstimo pessoal é das operações mais diretas que um consumidor pode operar. Isso porque ela não depende de terceiros, apenas do tomador. O credor vai precisar de documentos, comprovantes de renda ou avaliação de crédito para aprovar. Depois vem a negociação das condições e a definição sobre os parcelamentos para pagamento em médio ou longo prazo com uma taxa adicional de juros negociada com o credor.  

Como o indivíduo não precisa especificar a finalidade da quantia, o foco é a negociação de taxas e valores a serem desembolsados todos os meses. É preciso observar as obrigações assinadas em contrato e o número de parcelas e percentuais de juros. 

Na etapa de análise de crédito, a instituição financeira vai analisar dívidas, hábitos de consumo e outros registros públicos. Nesta etapa, uma boa pontuação no Serasa Score pode ajudar na aprovação. Se estiver tudo certo, a concessão do dinheiro tende a ser ágil e muitas vezes a quantia é liberada em questão de horas. 

Vantagens do empréstimo pessoal online: 

• praticidade e facilidade para avançar todas as etapas pelo computador ou celular; 

• alta oferta, que permite a negociação de juros mais baixos; 

• dinheiro rápido na conta.  

Assista | Como escolher o melhor emprestimo pessoal

Uma facilidade para quem está em busca de um empréstimo é o Serasa Crédito.

No Serasa Crédito, é possível pesquisar ofertas de empréstimo pessoal. Com a plataforma, o interessado busca as melhores opções e as compara pelo computador ou celular. Quem já tem cadastro pode receber ofertas específicas e vantajosas para o CPF. Nesse caso, é possível contratar em poucos minutos. 

Como simular ofertas em diferentes instituições:

1. Acesse o Serasa Crédito 

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe CPF e senha. Quem ainda não tem cadastro pode fazer o seu na hora. É rápido e gratuito. 

2. Complete seu perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará o usuário a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

3. Faça uma simulação 

Na opção “busca por crédito” selecione empréstimo pessoal, digite o valor desejado e clique em continuar. O Serasa Crédito pedirá informações sobre o seu perfil de consumidor e a partir dos dados buscará ofertas junto às instituições financeiras parceiras. 

4. Confira e compare opções 

Confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

5. Escolha uma instituição e finalize a contratação 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 

Simule um empréstimo para você