Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Fiz Um Acordo Com O Banco E Nao Consigo Pagar E Agora

“Fiz um acordo com o banco e não consigo pagar”: e agora?

É comum consumidores relatarem dificuldades em cumprir acordos de pagamento com bancos.

Atualizado em: 8 de abril de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Apertando as mãos e fazendo um acordo com o banco

“Fiz um acordo com o banco e não consigo pagar. E agora?”. Esse é o dilema que muitas gentes enfrentam, resultado de mau planejamento ou de imprevistos financeiros (desemprego, doença, gastos inesperados).

A renegociação de dívidas pode trazer a oportunidade de novos prazos, taxas ajustadas e condições melhoradas para ajudar na recuperação financeira. Contudo, pode haver casos em que o acordo é descumprido. Nessa situação, é vital entender as consequências e buscar soluções adequadas.

Assista | Quebra de acordo - Boletinho Responde

“Fiz um acordo com o banco e não consigo pagar”: o que fazer?

Enfrentar dificuldades para cumprir acordos de pagamento com o banco, muitas vezes devido a imprevistos financeiros, pode resultar em taxas extras, danos à relação com a instituição e impacto no histórico de crédito.  

Nessa situação, é vital comunicar-se prontamente com o banco, que pode estar disposto a oferecer condições mais flexíveis, ajustando-se à nova realidade financeira do consumidor.

Buscar orientação financeira profissional e revisar o orçamento para adaptar pagamentos também é crucial para navegar por esse período desafiador e recuperar a estabilidade financeira.

Leia também | Como negociar dívidas pela internet

O que é acordo de renegociação de dívidas

A renegociação de dívidas permite que devedor e credor modifiquem os termos originais do débito, ajustando taxas de juros, prazos de pagamento e condições para facilitar a quitação.

Esse processo é vital para consumidores que não conseguem pagar as parcelas, promovendo um acordo mutuamente benéfico para a recuperação do valor emprestado e a manutenção da saúde financeira do devedor.

Uma vez que o novo contrato é estabelecido e a primeira parcela paga, o nome do devedor é retirado dos registros de inadimplência, acelerando sua reabilitação creditícia (desde que não haja apontamento por outras dívidas nos cadastros de proteção ao crédito).

Leia também | O que é novação de dívidas e como se livrar de dívidas antigas

Serasa Limpa Nome

Quem está enfrentando dificuldades para cumprir um acordo de renegociação cancelado pode verificar se há novas ofertas de acordo no Serasa Limpa Nome.

Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

  • Siga o passo a passo:
  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.  
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).  
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!  
Celular mostrando a carteira digital Serasa

O que caracteriza a quebra do acordo de renegociação

  • O consumidor precisa estar ciente do que pode provocar o cancelamento do contrato de renegociação. A quebra de um acordo de renegociação de dívidas ocorre quando uma das partes não cumpre com os termos estabelecidos no novo contrato.
  • ●     Ausência de pagamento: no contrato, existe uma data de vencimento de cada parcela. Ultrapassada essa data e o período de tolerância oferecido pelo credor, este tem o direito de cancelar o contrato.
  • ●     Pagamento não identificado: o cancelamento do contrato pode acontecer também por engano. Para o correto restabelecimento, basta que o consumidor apresente o comprovante de pagamento para resolver a situação.
  • ●     Pedido de cancelamento: após as novas tratativas de pagamento da dívida, o devedor tem o prazo de sete dias para entrar em contato com o credor e pedir o cancelamento, caso verifique que não fez um bom negócio. É a chamada “cláusula de arrependimento”, prevista no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Principais consequências do acordo quebrado

A quebra de um acordo de renegociação de dívidas acarreta uma série de consequências para o consumidor e para o credor. As principais implicações são:

  1. Reintrodução nos cadastros de inadimplentes: se o consumidor falha em cumprir com os termos do acordo renegociado, seu nome pode ser reinserido nos cadastros de inadimplentes, afetando negativamente a pontuação de crédito.

  2. Aplicação de multas e juros: a inadimplência após a renegociação pode resultar na aplicação de multas e juros sobre o montante devido, elevando significativamente a dívida original.

  3. Retomada das condições originais da dívida: em muitos casos, a quebra do acordo de renegociação permite ao credor exigir o pagamento imediato do saldo total devedor sob as condições originais, o que pode incluir taxas de juros mais altas e menos tempo para quitação.

  4. Ações judiciais: o credor pode recorrer a medidas legais para recuperar o valor devido, o que pode incluir a penhora de bens, bloqueio de contas bancárias e outras ações judiciais contra o consumidor inadimplente.

  5. Dificuldades para novas negociações: uma vez quebrado um acordo, torna-se mais difícil para o consumidor negociar futuras renegociações, tanto com o credor atual quanto com outros, dada a perda de credibilidade.

  6. Impacto na relação com o credor: a quebra do acordo pode deteriorar a relação entre consumidor e credor, tornando qualquer futura interação financeira entre as partes mais complexa e desconfiada.

Essas consequências destacam a importância de avaliar cuidadosamente a capacidade de cumprimento antes de entrar em um acordo de renegociação, assim como a busca por aconselhamento financeiro profissional quando necessário, para evitar entrar em um ciclo de dívidas cada vez mais difícil de gerenciar.

Consigo renegociar minha dívida mais uma vez?

A decisão final sobre a possibilidade de renegociação é sempre da empresa detentora da dívida, e é comum que ela esteja aberta a discutir novas tentativas. É crucial que o consumidor demonstre interesse e participe ativamente do processo de renegociação, compartilhando seu planejamento financeiro e fazendo contrapropostas que estejam alinhadas com sua capacidade de pagamento.

Mostrando ao credor o desejo genuíno de resolver as dívidas e regularizar as contas em atraso, o consumidor pode abrir caminho para condições de pagamento mais favoráveis.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.38 de 5

Artigos relacionados