Dicas para sair do endividamento começando hoje
Dicas para sair do endividamento começando hojeData de publicação 30 de setembro de 20248 minutos de leitura
Publicado em: 17 de maio de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Não existe um manual pronto para empreender. É preciso dedicação, estudo e compreensão do cenário econômico do país para entender quais são as tendências de mercado e o comportamento do consumidor. Afinal, compreender esse cenário – e antecipar-se a ele – pode ser determinante para o sucesso de um negócio. Por isso, conheça os cinco melhores ramos para empreender em 2024.
Em 2024 e nos próximos anos que vêm pela frente, as oportunidades de negócio devem se concentrar na tecnologia, na sustentabilidade e no propósito social. O boletim Tendências do Empreendedorismo 2024, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que o mercado precisa cada vez mais entender como as pessoas se comportam e consomem.
Além disso, o relatório indicou os cinco melhores ramos para empreender em 2024. Confira quais são.
Leia também | Empreendedores de sucesso: ideias de negócios para gerar renda extra
A preocupação dos brasileiros com saúde e bem-estar se intensifica cada vez mais, especialmente após a pandemia de covid-19. Quando o assunto é beleza e cuidados pessoais, o Brasil é o quarto maior mercado do mundo, segundo a pesquisa de mercado feita pelo Euromonitor International.
O consumo de alimentos saudáveis também vem ganhando força entre os brasileiros. É, portanto, uma boa oportunidade de negócios para quem deseja investir no setor ou diversificar suas operações. Segundo dados da Brasil Food Trends, o setor cresce em média 12,3% ao ano no Brasil.
Diante de um consumidor cada vez mais informado, preocupado e interessado em priorizar escolhas conscientes, os modelos de negócio que buscam prolongar a vida útil de produtos e materiais, evitando o descarte antes do tempo, têm se tornado um setor cada vez mais promissor. São os negócios circulares.
A economia circular é um modelo que propõe rever a relação da sociedade com os recursos naturais, limitando seu uso e tornando-o mais inteligente, encontrando novas utilidades no mercado. É o caso dos brechós, das empresas de reciclagem e compostagem e dos negócios de upcycling, que consistem em utilizar peças inúteis para criar produtos com uma nova função.
Os brasileiros adoram animais de estimação. Não por acaso, o país ocupa a terceira posição no ranking dos maiores mercados pet do mundo. Isso tem feito com que muitos serviços e espaços voltados exclusivamente para esse público passassem a se adequar às necessidades que vêm surgindo.
O e-commerce caiu no gosto dos brasileiros. Desde a pandemia de covid-19, o crescimento tem sido expressivo e superado o varejo, evidenciando uma transição nos padrões de consumo para o ambiente online. Mesmo quem não tinha o hábito de fazer compras pela internet passou a aderir a essa modalidade. É isso que faz o e-commerce um dos melhores ramos para empreender, independentemente do tipo de produto colocado à disposição.
Com um pequeno estoque de produtos, já é possível abrir uma loja virtual em uma plataforma de vendas e atender aos pedidos dos clientes. Quem não consegue criar seu próprio site pode apostar em marketplaces já consolidados, pois muitos deles oferecem espaço para os recém-chegados.
Para 2024, as vendas por e-commerce devem crescer mais 10,45% em relação a 2023, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que prevê ainda que essa curva de crescimento seja mantida nos próximos quatro anos. O motivo para essa tendência promissora é a falta de fronteiras. Um negócio com vendas digitais não tem as limitações geográficas de uma loja física.
Leia também | Saiba a diferença entre site de compra de e-commerce e marketplace
A Serasa acredita que o conhecimento financeiro é essencial para evitar endividamentos excessivos, promover o uso inteligente do crédito e garantir maior segurança financeira.
O Serasa Ensina é a plataforma de educação da Serasa que esclarece todos os aspectos das finanças pessoais por meio de conteúdos gratuitos e em diferentes formatos, como o curso online Finanças Básicas.
Com 7 módulos, o curso funciona como um guia para auxiliar os consumidores na tomada de decisões inteligentes sobre dinheiro e orçamento.
Confira os conteúdos gratuitos e fique sempre atualizado.
Acompanhe os conteúdos mais recentes no blog da Serasa
Inscreva-se no nosso canal e receba alerta sempre que um novo vídeo chegar
Encontre as últimas notícias sobre a Serasa
Data de publicação 30 de setembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura