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Quais os motivos de ter o saque calamidade negado?

Saiba como funciona o saque calamidade e o que fazer se ele for negado.

Publicado em: 10 de fevereiro de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 7 minutos

Texto de: Time Serasa

Pessoa cálculo financeiro usando a calculadora

O Saque Calamidade é um auxílio que permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220,00 de cada conta que possui no FGTS, limitado ao saldo, e tendo motivos como um desastre natural, por exemplo. Porém, caso tenha tido o Saque Calamidade negado, entenda quais os possíveis motivos e como tentar resolver a situação.

Assista | Como funciona o Saque-Aniversário?

Quais os requisitos para acessar o Saque Calamidade

O Saque Calamidade do FGTS pode ser acessado em casos de desastre natural que tenha atingido a a área de residência do trabalhador. Porém, o valor só é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tenha sido decretado por meio de decreto do governo do Distrito Federal, Município ou Estado.

  • Confira alguns dos requisitos elencados pela Caixa Econômica, órgão responsável pela liberação dos pagamentos, para acessar o Saque Calamidade:

  • ●      Documento de identificação pessoal, como CPF ou RG.
  • ●      CPF ou Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
  • ●      Carteira de Trabalho.
  • ●      Cópia autenticada das atas das assembleias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.
  • ●      Comprovante de residência.


Essas informações serão verificadas pela Caixa, nos cadastros oficiais do Governo Federal.

Principais motivos para o Saque Calamidade ser negado

  • Existem algumas razões pelas quais este auxílio pode estar sendo bloqueado para uma pessoa. Confira, abaixo, quais os principais motivos pelos quais um Saque Calamidade pode ser negado:

  • ●      pendências com documentos pessoais, como por exemplo ter o CPF suspenso;
  • ●      problemas de cadastro nos canais oficiais do Governo Federal;
  • ●      não ter saldo na conta do FGTS;
  • ●      falta de habilitação pela Prefeitura ao Saque Calamidade do FGTS: a Caixa informa que as prefeituras precisam fazer este cadastro, que permite ao Município em Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública informar as áreas comprovadamente atingidas por desastre natural, possibilitando aos trabalhadores o direito ao saque do Fundo de Garantia;
  • ●      falta de comprovante de residência;
  • ●      estar fora do prazo entre a publicação do estado de calamidade e o pedido de saque.

O que fazer quando o Saque Calamidade é negado?

Para conseguir acessar o Saque Calamidade será necessário seguir alguns passos:

  1. Entender qual dos problemas mencionados é o que está tornando o acesso negado.

  2. A partir disso, é preciso regularizar esse problema.

  3. Por fim, o cidadão pode fazer um novo pedido de acesso ao Saque Calamidade.

Confira como regularizar alguns problemas que possivelmente estão impedindo o acesso ao Saque Calamidade:

Como regularizar pendências com o CPF

Por exemplo: se tiver alguma pendência no CPF, como ter o CPF suspenso, precisa regulariza-lo. O Governo Federal informa que é possível fazer isso de diversas informas. Uma delas é fazer o processo gratuitamente por e-mail e pelo site da Receita Federal, sem a necessidade do atendimento presencial.

Como regularizar cadastro nos canais oficiais do Governo Federal

  • Caso o impedimento seja por conta de problemas no cadastro de canais oficiais, como o gov.br, será preciso:

  • ●      acessar o portal gov.br;
  • ●      entrar com login e senha;
  • ●      revisar as informações do perfil e, se preciso, seguir as orientações que podem incluir fazer uma foto para identificação, atualizar e-mail e outros dados.

Como regularizar situação de comprovante de residência

De acordo com o site da Caixa, o comprovante de residência também é uma exigência para conseguir usar o Saque Calamidade. Caso ainda não tenha obtido um comprovante, o cidadão pode solicitar documentos como:

conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros, que precisam ter sido emitidos nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade havida em decorrência do desastre natural.

Caso ainda assim não tenha comprovante de residência, outra solução é apresentar declaração própria, contendo nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial completo, incluindo CEP.

Regularize suas pendências com o Serasa Limpa Nome

Para conseguir acessar auxílios como o Saque Calamidade, além de questões como necessidade de atualizar informações e cadastros, ter pendências financeiras resolvidas também pode ser de extrema importância. Isso porque, tendo organização financeira, é possível estar mais bem preparado para diversas situações.

Nessa etapa, existem ferramentas e serviços que podem ser úteis para quem tem algum débito e deseja quitá-la. Uma delas é o Serasa Limpa Nome. Essa solução auxilia na negociação de dívidas e problemas no CPF.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Como evitar problemas futuros em benefícios financeiros

  • Para se preparar desde já para evitar problemas com benefícios financeiros futuros, confira algumas estratégias:

  • ●      estabeleça um orçamento mensal, incluindo gastos e ganhos;
  • ●      procure ter uma meta de economia dentro deste orçamento;
  • ●      use esse valor economizado para manter uma reserva de emergência;
  • ●      se tiver dívidas, faça um levantamento e analise qual deles deve ser priorizada;
  • ●      assim que possível, comece a quitá-las, começando das que tiverem mais juros ou outro ponto que necessite que seja paga antes;
  • ●      mantenha documentos pessoais, como CPF e RG, em dia;
  • ●      procure ter cópias digitais destes documentos;
  • ●      tenha um comprovante de residência em seu nome para quando precisar comprovar;
  • ●      atualize cadastros do governo sempre que for preciso, como quando se mudar, por exemplo.

  • Essas e outras estratégias podem ajudar a estar mais bem preparado durante um momento de baixa financeira ou mesmo em necessidades como situações de calamidade.

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