Entrar

Como consultar CPF ou CNPJ de forma segura

A Serasa Experian oferece serviço de consultas de CPF e CNPJ. Veja como realizar a consulta com total segurança e confiabilidade, sem cair em golpes.

Publicado em: 04 de julho de 2022.

Você provavelmente conhece a relação entre consultas ao CPF ou CNPJ e concessão de crédito, não é? Afinal, quando pedimos empréstimo, cartão ou financiamento, muitas vezes temos de passar pela temida análise de crédito, na qual as empresas fazem consultas para avaliar o risco da operação.

Porém, pode ser que você esteja do outro lado da negociação. Nesse caso, você sabia que é possível consultar CPF ou CNPJ para ajudar a tomar as melhores decisões de negócio? Confira neste artigo como consultar CPF e CNPJ de forma segura, correta e de acordo com a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD).

Por que e quando fazer consultas de CPF ou CNPJ

Quem administra uma empresa, seja pequena, média ou grande, sabe que faz parte da rotina lidar com fornecedores, parceiros, sócios, clientes e outras pessoas e empresas essenciais para o negócio. Frequentemente essa é uma relação de total confiança. Por exemplo, uma empresa financeira deve avaliar o risco presente em um contrato de crédito com uma pessoa física ou jurídica. Portanto, deve ter a confiança de que os eventuais ganhos superam o risco da operação.

Da mesma forma, quando prestamos um serviço a outra empresa, precisamos ter a confiança de que ele será devidamente remunerado, conforme estabelece o acordo ou contrato entre as partes. Afinal, para confiarmos em uma pessoa, precisamos conhecê-la. É nesse ponto que as consultas de CPF ou CNPJ são fundamentais.

Ao consultar mais informações sobre a pessoa ou empresa com a qual queremos nos relacionar comercialmente, temos mais subsídios para tomar a melhor decisão financeira. Conseguimos verificar se a outra parte da negociação é confiável ou se a parceria envolve algum tipo de risco financeiro.

Inicialmente vamos falar sobre consultas de CNPJ. Siga com a gente!

Benefícios de consultar CNPJ com a Serasa e representantes oficiais

A Serasa Experian comercializa seus produtos e serviços por meio de representantes, promotores ou distribuidores autorizados em todo o mundo. Essa é uma forma de democratizar o acesso às soluções da empresa e proporcionar um contato próximo com clientes e consumidores.

Contudo, podem surgir na internet empresas não autorizadas vendendo ilegalmente as soluções da Serasa Experian. Os produtos adquiridos por terceiros que não sejam representantes, promotores ou distribuidores autorizados pela Serasa Experian podem ser falsificados e até afetar seu acesso aos nossos serviços de forma completa. Esses produtos clandestinos também não têm garantia de que os dados são íntegros ou que seguem estritamente a legislação vigente, incluindo a LGPD.

Assim, antes de contratar qualquer produto ou serviço fora da plataforma da Serasa Experian, verifique se está sendo oferecido por um representante, promotor ou distribuidor autorizado. Para checar essa informação, acesse nossa lista oficial e atualizada de empresas com real relacionamento com a Serasa Experian e procure pelo nome ou CNPJ da empresa.

Se ficar qualquer dúvida, envie um e-mail para governancaconvenioserasa@br.experian.com e vamos orientar você.

Dica importante: sempre que negociar algum serviço com empresa, faça um contrato para resguardar seus direitos. Pesquise o histórico de atendimento da empresa com outros consumidores, avalie se ela disponibiliza canais oficiais de contato, incluindo redes sociais, bem como se está legalmente constituída.

Por que nunca fazer consultas de CNPJ em sites ou serviços não licenciados

Confira por que você não deve fazer consultas de CNPJ em sites ou serviços não licenciados.
  • Os dados podem não estar seguros nem seguir à risca a LGPD.

  • Os dados podem estar desatualizados.

  • Os dados podem não estar íntegros e completos.

  • Consultas podem conter informações falsas.

  • Não há garantia de que o serviço será entregue como combinado.

  • Essas empresas não autorizadas podem não contar com nenhum canal de atendimento ou suporte.

  • Possibilidade de prática de valores acima do mercado.

Tipos de consulta de CNPJ

Existem diversos tipos de consulta de CNPJ que se diferenciam de acordo com a quantidade de dados disponível. Confira qual se encaixa melhor em seus objetivos:

Confirmação cadastral

Essa modalidade de consulta é indicada para situações em que só é necessária a confirmação da situação cadastral da empresa: dados completos, endereços, telefones e faturamento presumido.

Identificador de dívidas

Aqui você visualiza as informações básicas para a tomada de decisão, como dívidas vencidas e negativadas e situação cadastral.

Consulta intermediária

A consulta intermediária, por sua vez, pode ser feita após a consulta com o identificador de dívidas, a fim de trazer informações complementares que ajudem na tomada de decisão.

Consulta completa

Por fim, essa modalidade é indicada para negociações de alto risco, em que são necessárias mais informações sobre os sócios de uma empresa. Essa consulta traz o relatório completo dos dados disponíveis.

Por que e quando fazer consultas de CPF

Você também pode precisar consultar CPFs para qualificar as decisões de negócio. Aluguel de uma sala comercial direto com o proprietário, contrato com fornecedores que são pessoas físicas ou até escolha de um sócio para sua empresa são algumas dessas situações. A consulta de CPF ajuda você a saber se a pessoa física que você quer contratar é de confiança.

A Serasa, junto com seus representantes, promotores ou distribuidores autorizados, oferece serviço de consulta de CPF nos mesmos moldes que de CNPJ, resguardando apenas as diferenças entre as duas modalidades de cadastro. É possível consultar situação cadastral, status na Receita Federal, dívidas negativadas, ações judiciais, protestos, participação em falência, cheques sem fundo, entre outros.

Você Consulta: serviço da Serasa para consulta de CPF e CNPJ

Além dos pacotes de múltiplas consultas que a Serasa Experian oferece, você também pode fazer consultas de CPF e CNPJ individuais pelo Você Consulta. Esse é um serviço da Serasa ágil e fácil de acionar, basta escolher se quer consultar CPF ou CNPJ, fazer o pagamento via cartão de crédito e receber o relatório por e-mail.

Saiba mais sobre como é feita a consulta em https://www.serasa.com.br/voceconsulta/.