Entrar

Consulta CNPJ: 5 passos para fazer a sua

Saiba mais sobre a importância da consulta CNPJ e acompanhe de perto a situação financeira da sua empresa

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é o documento básico de identificação das empresas. Ele é uma forma de reconhecimento do negócio pelo governo e um requisito para a emissão de nota fiscal. No dia a dia, quem consulta CNPJ, tanto próprio quanto de clientes e fornecedores, pode garantir mais segurança nas negociações.

A seguir, saiba mais sobre a importância da consulta CNPJ e confira o passo a passo para fazer esse monitoramento:

Se você tem empresa, por que fazer consulta CNPJ próprio?

Algumas empresas já verificam CPF e CNPJ dos seus clientes, mas não têm o hábito de conferir os documentos da organização e de seus donos/sócios. Mas isso também é importante — e nós vamos explicar o porquê.

A consulta CNPJ é uma prática para que você esteja no controle das finanças do negócio. Com ela, é possível:

  • Antecipar-se a uma eventual negativação;

  • Descobrir se sua empresa tem protestos;

  • Saber como seu negócio está sendo visto no mercado de crédito;

  • Conferir se não há dívidas em seu CNPJ;

  • Ter mais segurança para minimizar tentativas de fraudes e golpes usando seus dados;

  • Manter condições para acesso ao crédito. A evolução dos negócios também depende de ter crédito no mercado, e possuir um bom histórico de pagador, monitorando sempre todos os débitos associados ao seu CNPJ é parte fundamental disso.

Por que realizar consulta CNPJ de clientes e parceiros?

Além da consulta ao documento de identificação de sua empresa, você também pode fazer consulta CNPJ dos seus clientes e fornecedores. Os benefícios dessa prática incluem:

  • Ampliar o poder de decisão em torno da liberação de crédito ou escolha de novos parceiros de negócio;

  • Evitar calotes na hora de vender a crédito;

  • Consultar histórico financeiro e verificar o poder de compra;

  • Entender o momento financeiro do seu cliente ou fornecedor;

  • Ter mais segurança ao tomar decisões para o seu negócio;

  • Minimizar riscos de inadimplência.

Como fazer uma consulta CNPJ em 5 passos

Quer saber como fazer consulta CNPJ da sua empresa? A Serasa oferece essa opção para você. Veja como funcina:

Acesse o site de Consulta CNPJ

Em seu computador ou celular, acesse o site https://empresas.serasaexperian.com.br/consulta-serasa/consulta-cnpj e clique no botão “Cadastrar”.

Preencha seus dados cadastrais

Na tela, aparecerá alguns campos disponíveis para preenchimento. Informe os dados solicitados sobre você e sua empresa, como CPF, CNPJ, e-mail e telefone.

Antes de prosseguir, verifique se o preenchimento de todos os dados foi feito corretamente. Assim você evita problemas em seu cadastro e agiliza a consulta CNPJ.

Valide suas informações

Depois de preencher o cadastro, você deverá escolher um meio para receber um código de validação, que pode ser o seu e-mail ou celular. Então, basta fazer a validação para finalizar seu cadastro.

Crie sua senha

Em seguida, você vai precisar definir uma senha de acesso. Lembre-se de criar uma combinação segura, que não possa ser descoberta com facilidade por terceiros. Uma dica para aumentar a segurança da sua senha é incluir letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (como $, @, # e outros).

Faça a consulta CNPJ

Viu só como é simples? Após finalizar o cadastro, você já poderá fazer login sempre que precisar de uma consulta CNPJ.

Além disso, a Serasa também permite que você confira seu Serasa Score para saber como está a sua reputação com o mercado de crédito e monitore clientes para evitar inadimplência e prospectar com mais segurança. Tudo de forma 100% segura, com poucos cliques e sem complicação.

Como fraudes podem acontecer a qualquer momento, é importante fazer a consulta CNPJ da sua empresa com frequência. Assim, você consegue monitorar o uso de dados da sua empresa no mercado, evitar golpes e ter mais tranquilidade.

Você pode fazer essas consultas individuais gratuitas no site ou, ainda, contratar o serviço Saúde do Seu Negócio, uma solução de monitoramento completa. Ela gera um relatório detalhado sobre a situação do seu CNPJ e CPF e emite avisos sempre que alguém consultar, pré-negativar ou negativar os seus documentos.

E a consulta CNPJ pelo CPF: existe ou é mito?

Quando o assunto é consulta CNPJ, essa é uma dúvida muito comum. Afinal, se não temos o CNPJ de uma empresa, mas temos o CPF de seu dono, é possível fazer a consulta apenas com esse dado?

A resposta é: não. No plano gratuito de monitoramento da Serasa, é possível fazer consulta CNPJ de clientes e fornecedores; entretanto, para isso, é preciso ter as informações básicas cadastrais dessas empresas por questões de segurança.

Pessoas físicas também podem fazer consulta CNPJ?

A solução que apresentamos é voltada para empresas, mas a Serasa também ajuda pessoas físicas a fazerem negociações com pessoas jurídicas com mais segurança em diversas situações.

Pode acontecer, por exemplo, de você estar organizando um evento futuro e querer checar se o buffet ou salão não apresenta grandes riscos de falir antes de prestar o serviço. Já pensou em como esse tipo de informação pode evitar transtornos?

Em casos assim, o consumidor pessoa física pode consultar o CNPJ de um fornecedor em potencial por meio do serviço Serasa Você Consulta. Veja como é fácil:

  1. Acesse o site https://www.serasa.com.br/voceconsulta/;

  2. Selecione a opção “CNPJ de terceiro”;

  3. Informe o número do CNPJ a ser consultado;

  4. Insira os seus dados básicos;

  5. Cadastre seu cartão de crédito para debitar o pagamento desse serviço;

  6. Pronto! Você receberá em seu e-mail cadastrado um relatório completo sobre a empresa, contendo informações como: negativações, cheques sem fundo, ações judiciais, protestos, entre outros dados. Com essas informações em mãos dados, fica muito mais fácil escolher um fornecedor confiável, não é mesmo?

Neste conteúdo, falamos sobre as diferentes situações que demandam a consulta CNPJ e sobre as soluções da Serasa para fazer essas consultas de maneira prática, rápida e segura.

Que tal adotar o hábito de fazer a consulta CNPJ e acompanhar de perto a situação financeira da sua empresa ou de instituições com as quais você pode fechar negócio?
Seja para consulta de documento próprio do negócio, de clientes ou fornecedores, essa iniciativa oferecerá mais segurança e transparência para as suas negociações. Consulte seu CNPJ gratuitamente agora mesmo.