O que é ligação silenciosa e como identificá-la e bloqueá-la
O que é ligação silenciosa e como identificá-la e bloqueá-laData de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 27 de maio de 2025
Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
A recente operação que revelou um grande golpe contra aposentados do INSS, em um esquema que aplicava descontos indevidos em benefícios, acendeu o alerta para a fragilidade deste sistema e a vulnerabilidade das pessoas mais idosas.
O escândalo das fraudes no INSS, é o caso de maior repercussão, mas infelizmente há muitos outros golpes aos quais aposentados e pensionistas estão diariamente expostos.
Cientes da necessidade de atualização de informações dos beneficiários, por exemplo, há criminosos que fazem abordagens por telefone, e-mail ou mensagem por celular para obter indevidamente dados pessoais. Há ainda a tentativa de convencer os aposentados a contratarem falsos empréstimos consignados ou mesmo adiantamento fictício do 13º salário.
Para prevenir a ação de criminosos, é importante conhecer as formas mais comuns de golpe e alertar amigos e familiares sobre os riscos.
Diferente de um trabalhador em atividade, os aposentados têm uma renda garantida vitalícia – e mesmo quando o benefício é de valor baixo, essa estabilidade de rendimentos atrai golpistas.
A aposentadoria do INSS permite também fazer empréstimos consignados, que têm as parcelas descontadas diretamente do benefício e costumam ser liberados com facilidade. Alguns criminosos conseguem contratar esse crédito usando os dados pessoais dos aposentados.
Essas informações muitas vezes são acessadas ao entrar em contato com o próprio beneficiário, passando-se por um atendente de banco, por exemplo. Sem desconfiar de que se trata de um golpe, a vítima acaba cedendo dados importantes ao criminoso. Como parte dos aposentados é de uma geração com pouca intimidade com a tecnologia, isso os deixa ainda mais expostos a este tipo de crime.
Fraude no INSS
Em abril de 2025, a Polícia Federal revelou que, entre 2019 e 2024, milhares de aposentados tiveram descontos irregulares nos seus benefícios. Os descontos eram identificados como mensalidades cobradas por associações, mas os beneficiários não haviam autorizado a cobrança. Esta é considerada uma das maiores fraudes ao sistema da Previdência Social do país.
Benefício bloqueado
O aposentado recebe a ligação de um falso atendente do INSS alertando para o bloqueio iminente do benefício por desatualização de dados cadastrais. O falso atendente argumenta que para atualizar é fácil, basta que o aposentado lhe forneça informações como CPF, endereço, data de nascimento, dados bancários, número do cartão do INSS e outras informações.
Com os dados em mãos, o criminoso começa a cometer fraudes usando o nome do segurado.
Agendamento de perícia médica
A perícia médica deve ser feita periodicamente por alguns segurados de benefícios por incapacidade. Sabendo disso, os criminosos fazem contato com as vítimas para agendar a consulta. Nesse contato, solicitam informações pessoais do beneficiado, como endereço, RG, CPF, dados bancários e até senhas, se sentir que conquistou a confiança da vítima.
O INSS alerta para que o segurado não forneça seus dados. O instituto apenas pede informações ou documentos pelo sistema Meu INSS. As convocações poderão chegar por carta, notificação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União - e sempre estarão registradas no perfil do segurado no site Meu INSS com prazo e orientações para agendamento.
Prova de vida digital
Os criminosos ligam para aposentados e pensionistas alertando sobre a necessidade de realizar uma prova de vida digital, modalidade nova criada em razão da pandemia de covid-19.
Para a operação, o falso atendente do INSS pede para a vítima confirmar os dados pessoais e bancários. Depois solicita o envio de uma foto atual e dos documentos digitalizados. Com os dados confirmados e a foto do documento, os criminosos podem realizar fraudes financeiras.
Valores atrasados a receber mediante taxa
O golpe é antigo e pode ser praticado por telefone ou e-mail. Um falso atendente do INSS faz contato com a vítima e a informa sobre supostos valores de benefícios atrasados que teriam sido liberados para o segurado, com atualização e correção de juros. Surpreso e contente com o dinheiro extra, o aposentado informa os dados pessoais.
Na segunda etapa, é cobrada uma taxa administrativa a ser depositada pelo beneficiário para que o pagamento seja liberado. Essa cobrança é feita por um falso boleto ou transferência de valores direto para uma conta.
Antecipação do 13º salário
Nos últimos anos, a duas parcelas do 13º salário dos aposentados do INSS têm sido pagas no primeiro semestre do ano. Os criminosos, cientes desse calendário, fazem contato com o segurado para oferecer um adiantamento dos valores mediante uma taxa. O falso atendente de uma financeira solicita dados e cópia dos documentos para autorizar a operação. O aposentado que recebe a oferta paga a taxa e envia as informações, porém não recebe o dinheiro.
Golpe do consignado do INSS
Quando conseguem os dados do aposentado, os criminosos também podem aplicar o golpe do consignado, quando um empréstimo é feito em nome do beneficiário, sem o seu conhecimento. O dinheiro cai na conta do segurado, porém as parcelas com juros também. Para o golpista, a vantagem é ficar com as comissões que remuneram o agente de crédito e a instituição responsável por intermediar o empréstimo.
Além disso, esse golpe pode ter um desdobramento. O aposentado às vezes liga de volta para o mesmo número do criminoso que pediu seus dados (que pode ter se passado por um funcionário de banco, por exemplo). Ao exigir o cancelamento do empréstimo, recebe a informação de que a operação pode ser suspensa se o dinheiro for devolvido por Pix – e o beneficiário acaba transferindo o dinheiro para a conta dos golpistas.
Nas práticas criminosas citadas acima, há uma característica que costuma se repetir nestes contatos: a pressão psicológica. Os golpistas costumam coagir e explorar vulnerabilidades, exigindo dados ou depósitos urgentes, usando como justificativa a possibilidade do cancelamento do benefício, por exemplo.
Esse tipo de golpe é conhecido como engenharia social, tática que usa meios digitais ou conversas telefônicas para enganar, acionar a emoção e construir confiança na relação com a vítima.
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A atitude preventiva e o monitoramento do CPF são fundamentais para cuidar dos seus dados pessoais. Ao acompanhar as movimentações no seu CPF, fica mais fácil rastrear possíveis fraudes usando o seu nome.
Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 23 de julho de 202519 minutos de leitura