Aplicativo falso: como identificar e proteger seu celular
Aplicativo falso: como identificar e proteger seu celularData de publicação 21 de agosto de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 22 de julho de 2024
Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
As cobranças de tributos federais podem ser acessadas e pagas através dos sites oficiais dos órgãos públicos. Entretanto, as notificações de cobranças, multas, taxas e impostos ainda são enviadas pelos Correios. Portanto, é importante ter atenção na certificação de veracidade dos documentos.
A Receita Federal constatou a aplicação de um novo golpe: a falsa notificação de cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para desbloquear o valor do empréstimo. Entenda como o golpe é aplicado e como se proteger.
Os criminosos forjam uma notificação de cobrança de IOF impressa e fazem o envio postal para pessoas que solicitaram ou estão negociando um empréstimo, ou financiamento, com uma instituição financeira.
A carta, que até possui o timbre da Receita Federal, explica que a liberação do crédito depende da regularização do IOF devido. A correspondência também informa os dados bancários para a realização de um depósito ou apresenta um boleto falso.
Desavisada, a pessoa que é vítima do golpe acaba realizando o pagamento para não ficar em pendência com a Receita Federal.
Mentira. A Receita Federal pode solicitar a penhora de bens e valores, incluindo o empréstimo, no caso de cobrança de dívidas ativas com o fisco. Porém, o órgão não realiza a cobrança de taxas referentes ao empréstimo e seu bloqueio por causa de supostas taxas.
O bloqueio de empréstimos é uma medida extrema, geralmente utilizada como último recurso para a cobrança de dívidas ou para garantir o cumprimento de decisões judiciais.
Verdade. Mas a cobrança e o recolhimento do IOF é de responsabilidade da instituição financeira que concede o crédito para o cliente.
O valor da taxa é variável pelo tempo e pelos valores de cada transação.
Também é importante proteger os dados pessoais para aumentar a segurança. O Serasa Premium possibilita o bloqueio da consulta do Serasa Score pessoal e envia alerta quando alguém consulta seu CPF para obter outras informações.
Leia também | Como evitar fraudes na internet
A orientação da Receita Federal é que a pessoa vítima do golpe procure imediatamente a autoridade policial, com todas as provas possíveis, para registrar um boletim de ocorrência.
Também é importante denunciar o crime para o órgão em uma unidade de atendimento ou através da Ouvidoria.
Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 21 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura