Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Golpe Olx

Golpe da OLX Pay: saiba como evitar

Conheça o golpe da OLX Pay: uma tática de falso pagamento para enganar os anunciantes da plataforma.

Publicado em: 29 de setembro de 2023

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão masculina segurando um smartphone com o aplicativo OLX na tela com um teclado de computador. Fundo De Madeira.

A plataforma de vendas online OLX é uma mediadora para quem vende e para quem compra produtos diversos na internet. A transação requer um processo passo a passo para garantir a segurança do início ao fim para todos envolvidos, compradores e vendedores, mas é importante estar atento às etapas de confirmação de pagamento e envio do produto para evitar cair no golpe da OLX Pay, ou golpe do falso pagamento.

Leia também I Previna-se de fraudes e golpes financeiros

Assista I Como o Serasa Premium protege os seus dados

Entenda como funciona o golpe OLX pay

O golpe do falso pagamento, também conhecido como golpe da compra confirmada, ocorre quando um fraudador se passa por um suposto comprador e confirma a aquisição de um item, enviando um comprovante de depósito falso por e-mail ou aplicativo de mensagens. Esse comprovante falsamente indica o pagamento realizado, quando na realidade não aconteceu.

Com o falso comprovante, o comprador pressiona o vendedor para receber o item rapidamente, e a fraude acontece quando o vendedor envia o produto sem receber o valor acordado. Isso porque os golpistas fingem transferir o dinheiro da encomenda para o vendedor via OLX Pay.

A vítima só percebe a fraude ao verificar o extrato da conta e termina sem o pagamento da suposta compra e sem o produto anunciado na OLX. Ao perceber o golpe, o prejuízo financeiro está consumado.

A artimanha é bem articulada, por isso difícil de perceber. O fraudador inicia o golpe entrando em contato com o vendedor para supostamente adquirir o produto. Em seguida, o golpista sugere ao vendedor ativar a carteira da OLX Pay para realizar o pagamento do pedido e pede o e-mail cadastrado no marketplace.

O passo seguinte consiste em enviar mensagens se passando pela OLX, pedindo mais informações do anunciante. Em alguns casos, o fraudador solicita, pelo e-mail falso, informações adicionais, como fotos de documentos, como RG, CNH ou até mesmo o cartão de crédito, alegando ser um procedimento de segurança da OLX.

É importante ressaltar: a OLX não solicita imagens de documentos durante o processo de venda. Após obter esses dados, o golpe se desenvolve da seguinte maneira:

  1. O fraudador envia um comprovante falso em nome da OLX, com aparência semelhante à plataforma, incluindo informações fictícias, como dados cadastrais, do cartão de crédito, valor e endereço de entrega.

  2. O "comprador" afirma ter feito o pagamento e pressiona o vendedor para enviar o item imediatamente.

  3. O fraudador pode ainda argumentar ao vendedor sobre taxas relacionadas à entrega do produto e tentar negociar. Lembre-se: o vendedor recebe pelo produto e nunca deve pagar taxas de entrega.

  4. O vendedor envia o produto antes de confirmar o pagamento na plataforma ou na conta corrente. Quando percebe já é tarde, o vendedor fica sem o produto e sem o dinheiro. 

    Leia também | Segurança da Informação: 5 dicas para proteger os seus dados

Como se proteger do golpe do falso pagamento

Proteger-se contra o golpe do falso pagamento é fundamental ao vender na OLX. Ao seguir essas medidas de segurança, é possível desfrutar de uma experiência tranquila e segura na plataforma. Para evitar cair no golpe do falso pagamento ao negociar na OLX, siga estas dicas:

  1. Mantenha a negociação no chat da OLX: é o meio mais seguro para todas as transações dentro da plataforma.


  2. Nunca compartilhe informações pessoais ou bancárias com compradores ou vendedores. Informações como número de telefone, e-mail e dados bancários não são necessárias para concluir a venda.


  3. Esteja alerta para pedidos de pagamento em nome da OLX. A OLX não solicita comprovantes de pagamento, nem efetua cobranças ou pedidos de transferência de valores por Pix em nome de terceiros ou de pessoas físicas.


  4. Certifique-se de confirmar a venda na plataforma antes de enviar o produto ao comprador. Confirme todas as transações diretamente no aplicativo ou site da OLX.


  5. Para vendas online com garantia da OLX, utilize as opções de envio disponíveis, como Correios, Loggi, Sequoia e Jadlog. Há ainda a opção pelo pagamento online com garantia da OLX e entrega em mãos no local acordado no chat.

    Leia também I Saiba o que é e como funciona a autenticação de dois fatores

“Caí no golpe da OLX: o que fazer?”

Ao perceber o golpe da OLX, é importante agir rapidamente para minimizar os danos e tentar recuperar a perda. Infelizmente, nem sempre é possível recuperar o dano em golpes desse tipo, mas ao seguir as etapas abaixo aumentam as chances de identificação do fraudador. A prevenção é a melhor forma de proteger-se contra os golpes online. Confira as etapas:

  • ●      Registre um boletim de ocorrência (BO): dirija-se à delegacia de polícia mais próxima ou acesse o site da delegacia e faça o registro online. Forneça todos os detalhes relevantes, incluindo informações sobre a transação, o suposto comprador, e quaisquer evidências como conversas, comprovantes de pagamento falsos, e-mails, ou mensagens de texto.
  • ●      Contate a OLX: informe imediatamente a OLX sobre o golpe. A plataforma pode ajudar na investigação e tomar medidas contra o fraudador. A vítima também recebe orientações adicionais sobre como proceder.
  • ●      Entre em contato com o banco: no caso de compartilhamento de informações bancárias ou dados de cartão de crédito com o fraudador, é importante entrar em contato com o banco ou instituição financeira. O monitoramento das movimentações suspeitas pode prevenir um dano maior.
  • ●      Denuncie: use os recursos de denúncia da OLX e das redes sociais, se aplicáveis. Informe à OLX sobre o perfil do fraudador e forneça qualquer informação adicional para ajudar na identificação e rastreamento do golpista.
  • ●      Siga boas práticas de prevenção nas compras seguintes: aprenda com a experiência e esteja ainda mais atento ao negociar online. No caso da OLX, mantenha todas as transações dentro do chat da plataforma e evite compartilhar informações pessoais e bancárias.
  • ●      Atenção à segurança digital: importante alterar senhas, habilitar autenticação de dois fatores e monitorar o CPF e a identidade online.

Monitore seus dados pessoais com Serasa Premium

 O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.   

Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.33 de 5

Artigos relacionados