Existe aplicativo para aumentar o Score?

Fique alerta: não existe aplicativo para aumentar o Score em troca de pagamento em dinheiro. Entenda como aumentar a pontuação sem cair em golpes


Autor: Serasa Ensina

Atualizado em 30 de janeiro de 2023

Será que existe um aplicativo para aumentar o Score e, assim, ter mais chances de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito?  

Essa é uma dúvida comum, por isso criminosos podem usar esse questionamento para construir tentativas de golpe. O mais comum, por exemplo, é oferecer serviços de aumento da pontuação de crédito em troca de pagamento em dinheiro. 

Para ajudar a não cair nesse tipo de golpe, vamos responder a essa e outras dúvidas sobre como aumentar o Serasa Score.  

Vamos lá! 

É possível acessar um aplicativo para aumentar o Score?

Não existe aplicativo, nem mágica, truque ou jeitinho para aumentar o Serasa Score. A única forma de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia.  

 

Por isso, desconfie sempre de pessoas que pedem dinheiro em troca de serviços para aumentar o score. Isso não é possível nem permitido. 

 

Aliás, o Serasa Score é um sistema gratuito. Nenhum valor é cobrado de quem quer verificar a pontuação.  

 


Serasa Score: chegou a versão 3.0


Assista | Tudo sobre a atualização do Score 2.0 – Serasa Score

O que é e como funciona o Serasa Score?

O Serasa Score foi criado em 2017 e recentemente passou por atualizações para ficar ainda melhor. 

Trata-se de um sistema de pontuação que vai de 0 a 1000 e indica ao mercado as chances de a pessoa pagar as contas na data certa pelos próximos 6 meses.  

Na prática, a consulta ao Serasa Sore é uma das etapas da análise de crédito. Bancos, instituições financeiras e outras empresas fazem a verificação quando o consumidor solicita um tipo de crédito – como empréstimo, financiamento ou cartão de crédito. 

Eis o significado da pontuação do Serasa Score: 

De 0 a 300 pontos: Score muito baixo  

Indica grande probabilidade de inadimplência, por isso a chance de conseguir crédito é considerada muito baixa.  

 De 301 a 500 pontos: Score baixo  

Indica considerável probabilidade de inadimplência, existindo uma baixa chance de conseguir crédito.   

 De 501 a 700 pontos: Score bom  

Indica baixa probabilidade de inadimplência. A partir dessa pontuação, começa a existir uma boa chance de conseguir crédito.   

De 701 a 1000 pontos: Score excelente   

Indica probabilidade muito baixa de inadimplência, consequentemente alta chance de conseguir crédito. 

Leia também | Manual do Serasa Score 

Mas qual é a vantagem de a pessoa ter um Score?

A princípio, pode parecer uma desvantagem classificar os consumidores em um sistema de pontuação de crédito. Afinal, o Score é uma análise importante e que ajuda a definir a aprovação ou reprovação de um crédito ao consumidor. 

No entanto, precisamos analisar os pontos positivos desse sistema para os consumidores. Em resumo, o Serasa Score ajuda as pessoas a ter uma vida financeira mais saudável e organizada

Na prática, quando a pontuação está baixa, o próprio sistema da Serasa analisa o que pode ter acontecido e, em seguida, oferece dicas para o consumidor melhorar a pontuação. 

Um exemplo simples: o Score pode baixar quando a pessoa atrasa o pagamento de uma conta. Mesmo que ela tenha simplesmente se esquecido de fazer o pagamento, esse diagnóstico vai ajudá-la a se programar para evitar novos atrasos.   

Se essa mesma pessoa estiver se planejando para pedir um financiamento imobiliário num futuro próximo, ela terá tempo para se organizar, manter as contas em dia e, assim, aumentar o Score. O banco, então, vai ver que esse atraso no pagamento de contas não é um problema recorrente, foi apenas algo pontual. Viu só? 

 Leia também | Entenda o que é risco de crédito e por que ele deve ser calculado 

Dicas para evitar cair em golpes de aumentar o Score 

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação?

Dicas para evitar cair em golpes de aumentar o Score

Agora que sabemos que não existe aplicativo para aumentar o Score, eis algumas dicas simples para evitar cair em golpes relacionados ao sistema de pontuação de crédito:  

• A Serasa não recebe pagamentos para aumentar o Score. Portanto, se alguém entrar em contato em nome da empresa prometendo isso, não aceite. 

• Nenhuma outra empresa ou instituição está autorizada a falar em nome da Serasa.  

• Nunca pague por serviços de consultoria de pessoas ou empresas que prometem aumentar o Score. 

Como aumentar o Score grátis

Confira algumas dicas simples e eficientes de como fazer para aumentar o Serasa Score: 

• Mantenha os dados cadastrais sempre atualizados na Serasa. 

• Pague as contas sempre em dia. 

• Renegocie as dívidas que fizeram o CPF ficar negativado, se for o caso. 

• Solicite cartões de crédito, empréstimos ou financiamento apenas quando for necessário – saiba que vários pedidos em um curto espaço de tempo podem diminuir o Score. 

• Mantenha o Cadastro Positivo ativo na Serasa

Uma dica importante: muita gente pesquisa sobre como aumentar o Score rápido. Porém, não existe um tempo certo para que ele aumente depois do consumidor reorganizar a vida financeira. 

O Serasa Score usa tecnologia de inteligência artificial, que diariamente analisa muitos dados de milhões de brasileiros. Por isso, tenha calma, pois nem sempre o aumento do Score é imediato. 

O Cadastro Positivo ajuda a aumentar o Score?

Sim. O Cadastro Positivo é como se fosse um “currículo financeiro”. Ele reúne informações de pagamentos de dívidas, empréstimos, cartão de crédito, financiamentos, crediário e até contas de consumo como água e luz. 

Assim, ficam registradas as contas pagas – e não somente as pendências. É uma forma de construir um histórico de bom pagador. 

As informações do Cadastro Positivo são consideradas no cálculo da pontuação Score, assim, é imprescindível que você efetue o pagamento de suas contas em dia e não caia na inadimplência!

Como consultar o Serasa Score?

Consultar o Score é muito simples, prático e pode ser feito quantas vezes forem necessárias, de forma totalmente gratuita.  

Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login.  

• Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.

Quer saber mais sobre o Serasa Score?

Quer entender mais sobre a pontuação de crédito da Serasa? Preparamos o Manual do Score Serasa: o único guia oficial disponível sobre o assunto no mercado.

No manual você vai encontrar alguns dos hábitos financeiros que podem ajudar a melhorar sua pontuação, aprender a identificar e evitar possíveis fraudes, se atualizar sobre as novidades recentes do Serasa Score, entre outros assuntos. Tudo de forma simplificada e gratuita!

Score para conseguir crédito